domingo, 6 de março de 2011

CONVITE PARA RESPONDEREM AOS INQUÉRITOS SOBRE MANGÁ DA “MANGA NETWORKS”

Pedro Moura solicitou a divulgação deste pedido de participação nos inquéritos sobre mangá, da Manga Networks – UM PARA LEITORES DE MANGÁ, outro PARA NÃO LEITORES DE MANGÁ. Seria interessante que toda a gente respondesse e depois, conhecermos os resultados. 
Aqui fica o texto publicado no blogue LerBD:


PARTICIPAÇÃO EM QUESTIONÁRIO/INVESTIGAÇÃO DA MANGA NETWORK

Caros leitores e visitantes do blog LerBD,

No seguimento do nosso contacto com o professor Marco Pellitteri, o investigador e sociólogo italiano que escreveu o fabuloso estudo The Dragon and the Dazzle, sobre o qual se falou aqui,
encontramo-nos presentemente a tentar contribuir para um estudo a nível europeu sobre a percepção do Japão, da sua cultura e sobretudo sobre a mangá (banda desenhada) desse país. Trata-se de um estudo pelo grupo Manga Network, ao qual Pellitteri pertence e que é dirigido por Jean-Marie Bouissou. Os documentos disponibilizados abaixo têm uma pequena introdução explicativa.

É com esse fim que traduzimos e disponibilizamos aqui dois questionários sobre este mesmo assunto, e gostaríamos de pedir a vossa colaboração, não só tomando parte do público participante deste inquérito, como ainda servindo de mediadores para os fazerem chegar a mais pessoas se vos for possível. Pedimo-vos, conforme os casos e possibilidades, que os passem a familiares (pais e filhos), colegas, alunos, etc.

Uma vez que utilizam a internet (duh!), disponibilizamos apenas os questionários em formato Word, que devem ser preenchidos electronicamente e remetidos de novo à nossa morada electrónica (indicada no próprio questionário).

Existe um questionário de 12 páginas para leitores de mangá e um outro de apenas 5 para pessoas que não lêem mangá. Ambos os alvos são importantes para a construção do retrato sociológico pretendido. O primeiro demora cerca de 6 minutos a ser preenchido, o segundo cerca de 2. Todavia, convidamo-vos a responder com calma e de um modo directo. Todos os resultados são confidenciais.

É muito importante que consigam chegar igualmente a não-leitores de banda desenhada japonesa (ou qualquer outra até). Essas pessoas terão eventualmente mais resistência em participar, mas insistam na medida do possível, pois é importante para criar uma massa de rigor e valor sociológico.

QUESTIONÁRIO PARA LEITORES DE MANGÁ, AQUI.

QUESTIONÁRIO PARA NÃO-LEITORES DE MANGÁ, AQUI.

Agradecendo desde já a vossa atenção e participação, esperamos receberfeedback vosso na maior brevidade possível.

Com os melhores agradecimentos,

Pedro Moura

Naruto

Os textos de introdução aos inquéritos:

Tu, a mangá, e o Japão
Estudo sobre leitores de mangá e a sua imagem do Japão

Caros leitores de mangá/banda desenhada,

O presente questionário encontra-se no seguimento da primeira pesquisa sociológica internacional sobre banda desenhada japonesa e os seus leitores, cujo primeiro estudo era intitulado Tu e a mangá. Uma equipa de investigadores franceses, italianos, alemães e suíços encontra-se a desenvolver, desde 2006, um projecto de análise comparativa entre os públicos da mangá em vários países. Esta equipa chama-se “Manga Network”.

O Director da investigação é Jean-Marie Bouissou, um investigador sénior e membro do Ceri – Centre d’Etudes et de Recherches Internationales (Centro de Estudo e Investigação Internacionais), um dos departamentos da Grande École “Sciences-Po” (Ciências Políticas) em Paris, França. Este projecto é suportado pela Sciences-Po, a Japan Foundation, a Universidade de Kobé e a Jsps (Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência).

O fim deste estudo é a comparação das experiências e especificidades de vários públicos nacionais de mangá na Europa. Os resultados do primeiro inquérito já foram publicados em livros e revistas académicas, tal como os resultados desta segunda etapa.

Nota local (Portugal): Este questionário foi traduzido e disseminado em Portugal por Pedro Moura, investigador académico freelance de banda desenhada, tratando-se de um contributo independente para os propósitos da Manga Network. Apesar do mercado português não ser amplo nem transversal em termos de mangá, existe ainda assim um número substancial de leitores, pelo que nos parece ser pertinente que Portugal faça parte do mapa desse estudo europeu.

____________________________________________________

PARTICIPEM !!!
____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page