quinta-feira, 25 de abril de 2019

6ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL NESTE FIM DE SEMANA NA ANADIA

6ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL 
NESTE FIM DE SEMANA NA ANADIA 
26 E 27 DE ABRIL 

PRESENÇA DOS DESENHADORES TEXIANOS 
BRUNI BRINDISI e ROBERTO DE ANGELIS 

Cartaz de Roberto De Angelis 

Cartaz de Bruno Brindisi 

Pelo sexto ano consecutivo, vai acontecer no Museu do Vinho da Bairrada, na Anadia, a Mostra do Clube Tex Portugal. A horda de texianos, que me parece ter apenas um elemento que monta a cavalo e vestirá, de certeza, mais uma vez a “farda” do Tex, vai reunir-se de novo, para ver uma exposição de originais da célebre personagem italiana do oeste americano e confraternizar, com um copo do célebre vinho na mão.

O cartaz do encontro tem dois convidados de peso, os desenhadores desta popular série de banda desenhada italiana, Bruno Brindisi e Roberto De Angelis. A direcção do clube, que é como quem diz, os nossos amigos José Carlos Francisco e Mário João Marques, recolheram para exposição nesta mostra, originais de cada um dos autores convidados, numa visão geral das colaborações recentes destes ilustradores com a Sergio Bonelli Editore. Montaram também uma outra exposição para celebrar os setenta e um anos de publicação das aventuras de Tex Willer, composta por setenta e um rostos desenhados por setenta e um autores, que até agora desenharam aventuras do famoso ranger da Casa Bonelli.


Roberto De Angelis - Biografia: Napolitano de nascimento (16 dezembro 1959), salerlitano de adoção, Roberto De Angelis inicia a sua carreira em 1983, quando se junta a um grupo de jovens autores que vão criar o fanzine Trumoon. Nas suas páginas será publicado L’Uomo di Lisa, o que lhe vai valer um contrato com o estúdio de Dino Leonetti que comissiona algumas histórias para as Edizioni Cioè. Na segunda metade dos anos 1980, De Angelis, Brindisi, Coppola e Siniscalchi dividem um apartamento, onde vão criar o Trumoon Studio. Em 1987, De Angelis encontra Ade Capone, com quem realizará Kor One, quase um prelúdio de Nathan Never. Ao mesmo tempo, colabora com o Studio Leonetti e realiza histórias para Tilt e Boy Comics. Entretanto, as Edizioni ACME procuram novos talentos e o Trumoon Studio é contratado em bloco. São tempos de fervor criativo que vão acabar por levar De Angelis a ser admitido na Sergio Bonelli Editore, onde vai trabalhar em Nathan Never e revelar-se como um dos desenhadores de ponta da série de Serra, Medda e Vigna, cabendo-lhe a honra de ser o autor do número promocional (zero) e dos primeiros Speciale Nathan Never, Almanacco della Fatascienza e Nathan Never Gigante, assim como se torna capista da série a partir do #60 até ao #249. Na SBE desenha também Legs Weaver, Caravan e uma história para o Dylan Dog Color Fest. Estreia-se em Tex em 2004, desenhando o álbum gigante Ombre nella notte, um registo em tudo diferente de Nathan Never, e que acabará por ficar atravessado na garganta do autor, que o considera mesmo um fracasso, nunca escondendo o desejo de poder redimir-se. A ocasião surge em 2015, durante o Festival de Lucca, quando se encontra com Mauro Boselli e lhe pede para desenhar uma história curta de Tex, o que acabará por se concretizar em 2016, quando vai receber um argumento de 248 páginas para a nova coleção Tex Willer, centrada na juventude do herói.
_____________________________________


Bruno Brindisi - Biografia: Oriundo de uma família de artistas, Bruno Brindisi nasceu em Salerno em 1964, comuna italiana onde ainda reside. Autodidata, com apenas dezanove anos fundou em 1983 a chamada Scuola Salernitana com Roberto De Angelis e Luigi Siniscalchi, com quem publicou a revista amadora Trumoon. A sua carreira profissional começa em 1986, desenhando histórias eróticas para a Blue Press e a Ediperiodici e, mais tarde, para as Edizioni Cioé e Edizioni ACME. Em 1990, com apenas vinte cinco anos, entra na Sergio Bonelli Editore, desenhando alguns episódios de Nick Raider, até entrar na equipa de Dylan Dog, série onde se vai estrear com a aventura Il Male, escrita por Tiziano Sclavi. Em 2002 começa a trabalhar em Tex, desenhando o Texone I predatori del deserto, termina na série mensal Muddy Creek, uma aventura que Vincenzo Monti deixara incompleta devido ao seu falecimento, e inaugura o Color Tex com a história E vienne il giorno. Em 2012, desenha Il segreto di Diabolik, por ocasião dos cinquenta anos desta série. Ainda na Bonelli desenha La rivolta dei Sepoy, um episódio de Le Storie escrito por Giuseppe De Nardo, e o primeiro número de Brad Barron, mini série de Tito Faraci. Ao mesmo tempo, trabalha para o mercado francófono com a Humanoides Associés na série Novikov. Em 2015, foi galardoado com o prémio Romics d’Oro, mas antes, entre 1993 e 2012, já tinha vencido inúmeros prémios e reconhecimentos pelo seu trabalho, nomeadamente o Comicon 2003, onde foi classificado como “… um jovem de qualidades técnicas e artísticas de elevado nível. Pela sua capacidade de descrever e evocar pesadelos e sonhos, paisagens reais e fantásticas, colocando o seu estilo ao serviço da aventura e da diversão”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page