Páginas

domingo, 31 de março de 2019

PROGRAMA 419º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 2 ABRIL 2019

PROGRAMA 
419º ENCONTRO DA 
TERTÚLIA BD DE LISBOA  
2 ABRIL 2019 


João Monteiro

Chamo-me João Monteiro e desde sempre gostei de desenhar e criar as minhas próprias histórias, com preferência pela ficção científica. O meu trabalho foi influenciado em grande medida pelo cinema norte americano (com as sagas Star Wars, Star Trek e Battlestar Galatica como principais expoentes) mas também é marcado pela manga japonesa e com alguns traços franco-belgas.
Pertenci ao grupo Imaginarte, núcleo de ilustração, argumento, banda desenhada e animação da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Nesse âmbito participei em diversos projectos e exposições e criei as bandas desenhadas O Caso do Lobo Mau (2006), O Sentido da Vida (revista Underworld, Maio de 2007) e ainda Digital Interface (revista BD Voyeur#2, 2007).
Sou autor da webcomic intitulada Protector da Fé, publicada no blog Quadradinhos Ink em 2012.
Ao presente, sou membro do grupo de Ilustração e Banda Desenhada Desenhos, Inks e Rabiscos. No decurso desta colaboração publiquei na revista electrónica do grupo três trabalhos de banda desenhada: Piratas! (2013), Mile High Club (2014) e Pacífica (2015).
Colaborei no livro Histórias do Outro Mundo, uma colectânea de histórias de ficção científica publicada pela editora Escorpião Azul em 2017, com a banda desenhada Prelúdio da Tempestade.
Ao presente, encontro-me a desenvolver pela mesma editora o projecto independente Star Legacy, tendo o primeiro livro Ecos de um Passado Distante sido publicado em 2018. Esta edição foi o culminar de um longo projecto que teve início há muitos anos e só agora foi possível trazê-lo a público, ainda que alguns dos meus trabalhos anteriores (nomeadamente Protector da Fé, Mile High Club e Prelúdio da Tempestade) já antevissem este universo, ainda que se passassem em períodos cronologicamente diferentes.
O meu projecto imediato para o futuro passa como tal pelo desenvolvimento e publicação integral desta história na sua totalidade.

https://www.facebook.com/jlmonteirodforge/
http://jmonteiro.deviantart.com/
http://quadradinhosbd2.blogspot.com/2011/07/jmonteiro.html

Rafael Bordalo Pinheiro, Uma Vida em Desenhos

Rafael Bordalo Pinheiro foi um dos mais importantes artistas de final do século XIX, senhor de uma obra que atingiu grande brilhantismo, sobretudo nas peças de cerâmica artística que modelou na fábrica que ajudou a fundar, e nos desenhos humorísticos que publicou nos jornais de que foi proprietário. Para compreender a sua obra é importante conhecer também o artista, a sua biografia e a forma entusiástica como viveu a vida. Este livro conta-nos esse percurso através da banda desenhada, arte em que Bordalo foi um dos pioneiros em Portugal.

Argumento de:
Bruno Pinto
Biólogo e comunicador de ciência, focando o seu trabalho em comunicação de temas ambientais em diferentes formatos. É argumentista de três livros de banda desenhada (sobre lince-ibérico e alterações climáticas), estreando-se com a presente obra num tema fora da sua área de formação.

Carlos Silva
Carlos Silva é escritor e editor, com uma predileção por ficção especulativa. Podem encontrar o seu nome em obras como Lisboa no Ano 2000 e Anjos. Depois de escrever parte do argumento do presente livro desenvolveu um peculiar interesse por vegetais e animais em faiança.

Desenhos de:
FIL
Investigador na área de museologia e ciências biológicas, é editor e autor de banda desenhada e ilustrador nos tempos livres. Fundou em 2009 a antologia “Zona” da qual é editor. Tem participado em várias publicações com ilustrações e bandas desenhadas curtas. É sócio fundador da Associação Tentáculo que tem tido como principal actividade a publicação de trabalhos criativos, sobretudo na área da banda desenhada e ilustração.

Filipe Duarte
O seu interesse por banda desenhada manifestou-se muito cedo, resultando numa carreira prolífica. Como editor da Znok, publicou várias de suas próprias histórias. Mas também teve colaborações em fanzines/revistas como “Kzine”, “Zona Monstra”, “Zona Nippon”, revista australiana “something Weird” com o argumento do americano Kurt Belcher e Portugal 2055. Recentemente publicou a novela gráfica “A última Nota” em colaboração com escritor André Mateus.

Miguel Santos
É um ilustrador freelancer e os seus trabalhos estão ligados aos géneros da Ficção Científica, Terror e Fantasia. Como autor BD, tem contribuído assiduamente nas publicações da Associação Tentáculo: Zona e Portugal 2055. Fui também coeditor da revista Zona Contacto. O seu trabalho foi publicado nas revistas Bang!, Gerador e na webmagazine Messengers from the Stars. É o autor dos livros Ermal, quando a guerra fria aqueceu e Ermal, Terra e Sangue, bem como da BD curta A Gesta do Monstro, que integra o álbum Humanus da Escorpião Azul.

Rui Alex
Gosta de experimentar todos os estilos, é entusiasta e encantado pelo Fantástico e Ficção-Científica. Produziu algumas bandas desenhadas curtas e é colaborador assíduo de fanzines como “Zona”, “Celacanto” e “Almanaque Steampunk

Sofia Pereira
Ilustradora, designer gráfica e adepta do diário gráfico. Colaborou com fanzines e publicações nacionais, ilustração para jogos, produziu bandas desenhadas curtas e conta com duas publicações independentes em nome próprio.

Xico Santos
Trabalha como arquitecto de dia, brinca com artes gráficas à noite. Contribui com histórias curtas debanda desenhada para alguns livros da “Zona”, para a revista “Gerador” e para o livro sueco “Gränslöst Mod”. Desenhou o livro”Vil - A Tragédia de Diogo Alves”, nomeado para melhor desenho emelhor argumento (André Oliveira) para álbum português no FIBDA2016.

sexta-feira, 29 de março de 2019

FANZINETECA GERALDES LINO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA AMADORA ESPAÇO BEDETECA


FANZINETECA GERALDES LINO

NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA AMADORA

ESPAÇO BEDETECA 
No dia 23 de março de 2019, pelas 16 horas, foi inaugurada a «Fanzineteca» Geraldes Lino, no espaço da Bedeteca da Amadora, com a presença da Viúva e filho deste saudoso amigo.

Geraldes Lino doou a esta instituição 2000 títulos de fanzines, da sua coleção. A Câmara Municipal da Amadora criou uma sala com mobiliário adequado para o armazenamento e consulta deste precioso material, com condições de projeção para palestras e possíveis lançamentos.

O Vereador da Cultura, Engº José Agostinho Marques procedeu à inauguração.

Palavras suas: «É com um enorme orgulho que a Cidade da Banda Desenhada inaugura a tão aguardada Fanzineteca Geraldes Lino, homenageando desta forma o nome, a vida e a memória daquele que foi um eterno apaixonado pela banda desenhada e talvez o maior colecionador de fanzines de todos os tempos em Portugal».

José Ruy





quinta-feira, 28 de março de 2019

EXPOSIÇÃO EM LEIRIA REBELDES DE SÉRGIO LUIZ E GÜY MANOEL

EXPOSIÇÃO EM LEIRIA 

REBELDES
DE SÉRGIO LUIZ E GÜY MANOEL 


A exposição Rebeldes constitui, ainda que de forma subliminar,um marco no modo de fazer cultura em Leiria. Entendemos que a arte não deve estar confinada a um espaço, mas antes integrar o nosso quotidiano, interpelando-nos.

Foi esse um dos objetivos desta iniciativa, que arriscou trazer a arte para o espaço público. Quisemos inverter a relação entre os nossos museus e o público.

Ao invés de aguardarmos os visitantes num espaço de certa forma acético na sua relação com o meio envolvente, optámos por uma abordagem radical.

Fomos ao encontro deles. Espalhámos as obras pela cidade, que interpelam não apenas quem já conhece o trabalho dos dois artistas que celebramos nesta iniciativa, mas também que surpreendem muitas outras pessoas, que nos seus afazeres ou em passos perdidos pela cidade se deparam com peças de arte estrategicamente localizadas.


Esta abordagem faz, por outro lado, jus ao espírito 'rebelde' dos autores que homenageamos, Sérgio Luiz (1921-1943) e Güy Manuel (1923-1943), precocemente desaparecidos, e cuja obra se tem mantido maioritariamente no resguardo dos arquivos e memórias familiares.

Nesta iniciativa, foi apresentada uma seleção de trabalhos de Sérgio Luiz e Güy Manuel, alguns publicados em revistas juvenis de banda desenhada, mas muitos inéditos, numa exposição que se distribuiu entre o Museu de Leiria e o Arquivo Distrital de Leiria.

Importa ainda destacar o trabalho que o leiriense José Oliveira tem desenvolvido há largos anos na divulgação da obra destes dois artistas, muito a ele se devendo o reconhecimento que o seu trabalho finalmente obteve.

O que pretendemos é que estas obras com que os leirienses se cruzam no dia a dia funcionem como um isco para a atração a uma rede cultural com que pretendemos estabelecer uma nova relação da comunidade com a oferta cultural do concelho.

Este é também o espírito da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, o de envolver a cultura no nosso quotidiano, não apenas enquanto memória das gerações que nos precederam, mas também enquanto elemento estruturante de uma identidade que pretendemos construir e afirmar no presente.

Raul Castro
Presidente da Câmara Municipal de Leiria




terça-feira, 26 de março de 2019

COLECÇÃO DEFINITIVA DO HOMEM ARANHA

COLECÇÃO DEFINITIVA DO

A Salvat inicia esta semana a distribuição do primeiro volume de uma coleção dedicada a um dos maiores super-heróis da Marvel. Previamente lançada no Brasil, esta coleção chega agora ao nosso país (na versão editada em português do Brasil), em distribuição em bancas quinzenal, no total dos 40 volumes que a compõem.

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades!” Retirada da última página da primeira
aparição do Aranha em Amazing Fantasy #15, esta simples frase tem sido um mantra pessoal de Peter Parker há mais de 50 anos. Brilhante na sua simplicidade, ela é uma verdade universal que qualquer pessoa pode entender, e apenas uma das muitas razões pelas quais o Homem-Aranha é o super-herói número 1 do mundo!

Apesar do seu sucesso global, o Aranha teve um início muito humilde. O editor e escritor Stan Lee teve de inserir a sua primeira aparição à socapa no último número de uma revista antológica que seria cancelada porque o editor da Marvel sentia que a aracnofobia normal nos leitores os afastaria do título! Para sua sorte, Stan provou que estava certo, e sua maior criação, em parceria com o desenhador Steve Ditko, tornou-se um sucesso. E o resto é história – uma história emocionante, repleta de ação, ao mesmo tempo trágica e divertida, que os leitores irão descobrir no decorrer desta coleção!

Os primeiros dois volumes desta coleção serão distribuídos a preços promocionais, e além disso, haverá um conjunto de brindes e ofertas para os fãs que decidirem assinar a revista.

Podem encontrar mais informações no site da Salvat: https://pt.salvat.com/coleçoes/homem-aranha

O primeiro volume em bancas é Caído entre os Mortos, do escritor Mark Millar e do desenhador Terry Dodson, uma saga originalmente publicada na revista Marvel Knights, um título menos juvenil e famoso por levar os heróis da Marvel ao seu limite. O segundo volume intitula-se Perceções, e faz parte da já mítica saga criada por Todd McFarlane nos anos 90, numa história em que o Cabeça de Teia se junta ao mutante das garras, Wolverine!

Primeiro volume (Capa dura, formato comic, 160 pgs) ao preço promocional de 2,99€ 
Segundo volume (Capa dura, formato comic, 160 pgs) ao preço promocional de 6,99€




domingo, 24 de março de 2019

EXPOSIÇÃO DE BD EM MOURA A PORTUGUESA HISTÓRIA DE UM HINO


EXPOSIÇÃO DE BD EM MOURA

A PORTUGUESA
HISTÓRIA DE UM HINO

Comunicado de Carlos Rico 

Caríssimos: 

Segue convite para a inauguração da exposição de banda desenhada "A Portuguesa: História de um Hino", de José Pires, no próximo dia 30 de Março, sábado, pelas 16:00 horas, no Cine-Teatro Caridade, em Moura.

Inserida na 39ª edição da Feira do Livro de Moura, a mostra engloba todas as pranchas (30) que constituem este álbum, que há muito estavam guardadas numa pasta do velho "Mac" de José Pires. Chegou, finalmente, a hora de o público poder ver este belo trabalho, em painéis de grande formato para melhor apreciar os detalhes de cada vinheta.

A exposição é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Moura e o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav), tendo o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e do IPDJ.

A Feira do Livro de Moura regressa este ano à Praça Sacadura Cabral tendo, como sempre, um programa recheado de actividade: lançamentos e apresentações de livros, conversas com autores, teatro, música, exposições...

A exposição encerra dia 7 de Abril seguindo depois para Viseu, onde ficará patente na Feira de São Mateus.

Aguardamos a vossa visita!



quarta-feira, 20 de março de 2019

REPORTAGEM 218º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – 12 Março 2019 –

REPORTAGEM 
218º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
– 12 Março 2019 – 

Tertúlia BDzine nº 186
Homenagem a Gerldes Lino

Convidado Especial 
José Maria Pimentel


COMIC JAM

Os autores participantes na BD foram: 

1. José Maria Pimentel
2. Beatriz Blobau
3. Duarte Fraústo
4. Marc Parchow
5. Ilda Castro
6. João Mascarenhas


FOTOS
de Álvaro













segunda-feira, 11 de março de 2019

PROGRAMA DO 218º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – 12 Março 2019

PROGRAMA 
DO 218º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 
12 Março 2019
Convidado Especial José Maria Pimentel 





A próxima tertúlia é finalmente na próxima 3ª feira, dia 12. Na Casa do Alentejo, das 20 às 23h, como habitualmente.
Será distribuído também um Tertúlia BDzine com uma modesta homenagem ao Geraldes Lino.
Até terça.
Álvaro

José Maria Pimentel nasceu em Angola, cursou Engenharia, foi velejador e estudioso das coisas do mar, mas foi à Comunicação que dedicou os dias da sua vida.
Do denso percurso que o traz aqui, apenas quatro anos foram de atividade exclusiva como ilustrador, privilegiado pela proximidade com Eugénio Silva, Zé Manel e outros gurus dos bonecos, cujo contacto lhe permitiu alguma aprendizagem técnica que a Engenharia não dera.
Porém, pouco dado que era às tarefas solitárias, cedo se deixou seduzir pelos mundos publicitário, editorial, da produção de imagem e do cinema de animação, que lhe valeram o laureado reconhecimento criativo e profissional.
Da sua notoriedade destaca-se a criação do personagem Vitinho e dos filmes “Boa Noite” que marcaram presença nos serões da RTP durante mais de 10 anos.
Recebeu em 2015 o Prémio Carreira, atribuído pelo Clube de Criativos de Portugal.

Actvidade docente
Na área de formação, lecciona algumas disciplinas do curso de Animação na Escola Profissional de Imagem (EPI / ETIC), em Lisboa.
2015/16 - Estética e Técnica de Animação II
2016/17 - Técnicas de Desenho II
2017/18 - Estética e Técnica de Animação – Iniciação
2018/19 - Técnicas de Desenho – Iniciação
- Animação Tradicional – Iniciação

Actividade profissional
Design de Comunicação
Design de Equipamento (modelação matemática)

Agências de comunicação e ateliers
Cápita – Central de Criativos, Lisboa.
Grupo Iperforma/Soapro (arquitetura e engenharia),
Gabinete de Marketing e Comunicação, Porto
(por avença com a Cápita – Central de Criativos).
Bela Aurora (boutique criativa), Lisboa.
Pixel & Tintas (boutique criativa), Lisboa.
Lintas Worldwide, Lisboa.
Publicis, Lisboa.
Foote, Cone & Belding – Advertising, Lisboa.
Intermarco-Espiral (Grupo Publicis), Lisboa.
Atelier Eugénio Silva, Lisboa.
Didáctica Editora, Lisboa.

Prémios
Prémio Carreira, Clube de Criativos de Portugal, Lisboa.
Prémio “Best of East” (Europe and Rest of the World),
CorelDraw / 5th Annual World Design Contest, Otava.
“Award of Excellence”, National Arts Center, Otava.
Lançamento do Trimestre (Bosque Verde).
Prémio Revista “Marketing & Publicidade”.
Prémio IADE / Melhor Anúncio de Televisão do Ano (Nissan).
Troféu RTC / Melhor Anúncio de Televisão do Ano (Nissan).
Prémio RTC / Melhor Anúncio Prod. Limpeza (Domestos 3).
Menção Honrosa RTC / Prod. Limpeza (Sunlight/Mesas).
Menção Honrosa RTC / Prod. Alimentares (Bom Petisco/Pickup).
XXXVI Festival de Cannes / Prix National (Bom Petisco/Tram Car).
Menção Honrosa RTC / Bebidas (Cockburn’s).
Top de Audiência RTP1 (Boa Noite Vitinho).
Prémio RTC / Melhor Anúncio Prod. Alimentares (Miluvit).
Melhor Stand / Feira Internacional do Montijo (Macieira).
Troféu RTC / Melhor Anúncio de Televisão do Ano (Kleenex).

Geraldes Lino (1936-2019) - Caricatura de Daniel Maia