Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

INAUGURADO O VII FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA – A REPORTAGEM (I)




Com um tempo a ameaçar trovoada e a presença de muitos dos membros da tribo da BD deste país, inaugurou-se a sétima edição do Festival Internacional de BD de Beja. Igualmente presentes os autores previstos no programa – Aleksandar Zograf, Andrea Bruno, Fernando Relvas, Victor Mesquita, Ivo Milazzo, Liam Sharp, Jacques Loustal, Ricardo Cabral, Rui Lacas, Pablo Auladell, João Magalhães, Filipe Andrade, Nuno Plati, João Lemos, Ricardo Tércio, Carlos Rico, isto para além de outros autores que lá foram como visitantes e dos autores-residentes do Atelier Toupeira.

Este ano o espaço da Casa da Cultura foi ampliado com uma tenda, ao lado átrio exterior das arcadas, para acolher um Mercado do Livro mais vasto. Os núcleos de exposições foram reduzidos à Biblioteca Municipal de Beja e ao Museu Jorge Vieira – Casa das Artes, para além da Casa da Cultura, obviamente.

Claro que uma apreciação crítica terá de ser feita mais tarde, uma vez que estamos ainda a quente (o Festival decorre até 12 de Junho) e apesar de “sentir” uma ligeira quebra no número de visitantes neste primeiro fim-de-semana, que poderá até ser ilusória, devido ao alargamento do espaço do Mercado do Livro, onde por hábito toda a gente se concentra, mas também devido ao facto de ter lançado um livro nesta edição do Festival - LI MOONFACE, de Fernando Relvas (coisa que nunca tinha acontecido em Beja, para além dos BDjornais do costume), o que me terá roubado alguma da atenção ao Festival em si próprio. Faltará agora saber como vai decorrer o tempo restante.

Assim, ficamos com a apresentação do material impresso, novidades lançadas durante este fim-de-semana e as fotos do costume.

O Programa do Festival foi este ano transformado em jornal (formato tablóide). Aqui mostramos a capa e a contracapa.

O Splaft!,  já tradicional espécie de "Catálogo" de autores, com textos diversos sobre os autores presentes nas exposições.


 Venham + 5

Com as histórias As Verdades que Inventei, de Sérgio Chaves (arg) e Karl Murakami (des); Sem Título, de Marco Silva; Usa os Miolos, de Véte, Planeta Opressão – O Início, de Fil e Rui Alex; A Ilha, de Agonia Sampaio; Telefone, de Teresa Câmara Pestana; Espera, de Inês Freitas; O Seixo, de António Pedro; Hôtel LeTangô, de Carlos Páscoa, A Derradeira Tortura, de Sónia Oliveira (a partir de um conto de Villiers); Auto-Stop, de Luís Lourenço Lopes; Seatle, de Diniz Conefrey e Maria João Worm (a partir de um texto de Henry A. Smith); Prémio em Fuga, de André Lima Araújo; Estrada sem Fim, de Carlos Apolo Martins (a partir de um excerto do Diário de Trabalho, de Paulo Monteiro).



Alguns dos lançamentos...

Fotos

Ivo Milazzo em sessão de autógrafos e com Pedro Mota...

Victor Mesquita (ao centro, na foto da esquerda) e Jacques de Loustal em sessão de autógrafos...

Loustal em sessão de autógrafos e Alexsandar Zograf, idem...

Os autógrafos de Loustal e Zograf em conversa com Domingos Isabelinho...

Aspecto da tenda dos Livros e Fernando Relvas em sessão de autógrafos...

Pedro Cleto admira o autógrafo de Relvas e Carlos Ricos ri-se de uma piada qualquer (com João Amaral em primeiro plano)...

Rui Lacas e Ricardo Cabral em autógrafos...

Filipe Andrade e aspecto da exposição de Liam Sharp...

Aspecto da exposição de Liam Sharp e o núcleo central da Casa da Cultura...

Aspectos da exposição de Loustal...

Aspectos da exposição de Ivo Milazzo...

Aspectos da exposição de Ricardo Cabral...

Aspecto da exposição de Zograf e Pedro Vieira Moura, em conversa com Zograf e Andrea Bruno...

Execução do Painel da Zona, com Fil e João Amaral...


"Panorâmica" do jantar volante no claustro do Museu Regional de Beja - Museu Rainha D. Leonor (ou ainda, Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição).
_____________________________________________________________

Amanhã há mais!!
_____________________________________________________________

1 comentário: