Para a notícia sobre Ricardo Cabral, escolhemos um texto do jornal Expresso (mas proveniente da Lusa), que poderia ser um BDpress – recortes de jornais acerca de textos sobre banda desenhada – mas preferimos enveredar por inaugurar uma nova rúbrica, dado o interesse crescente pelos Diários Gráficos e a proliferação de notícias sobre autores de BD, ou ilustradores, e mesmo sem nenhuma actividade profissional nestas áreas, que praticam esta disciplina – que poderá ser complementar, ou não, da própria banda desenhada ou da ilustração.
Expresso, 3 de agosto de 2011
Português desenha cadernos para a Moleskine
Ricardo Cabral é "um consumidor quase compulsivo" de Moleskine, mas nunca imaginou que um dia seria o primeiro português a ilustrar a capa de um dos cadernos. Na verdade, de dois, que chegam às bancas em setembro.
Em abril de 2009, a marca italiana Moleskine abriu na sua página na Internet uma galeria a contribuições externas e acabou por fazer uma espécie de concurso, em que os utilizadores selecionaram desenhos de sete ilustradores para capas da coleção "Cover Art".
Este espaço online, a que chamou MyMoleskine, pretendia ser uma homenagem à "criatividade e liberdade de expressão" e recebeu "mais de 2.400 imagens" de "criativos de todo o mundo", resume a empresa, na apresentação da nova coleção.
A "Cover Art" apresenta três cadernos em formato "journal" (em versões pautado, liso e quadriculado), do mexicano Benjamin Barrios, do britânico Paul Desmond e do brasileiro Maykel Cordeiro Nunes, que já estão à venda, e também quatro cadernos em versão "diário/agenda", dos quais os do sueco Mattias Adolfsson e do russo Sergey Bakin também já estão à venda.
Desenho de Barcelona foi selecionado
No caso do ilustrador Ricardo Cabral, são "dois cadernos que vêm juntos, com o mesmo desenho, apenas com cores diferentes", explicou à Lusa, e só estarão à venda a partir de setembro.
No entanto, já podem ser adquirido nalguns sites, como o da editora Chronicle Books, onde está à venda por 16,95 dólares.
Ricardo Cabral pôs "alguns desenhos" de viagem no MyMoleskine e "em princípios do ano" telefonaram-lhe a dizer que o seu desenho, que faz parte de uma série que fez em Barcelona, tinha sido selecionado.
O desenho em causa é ainda inédito e integra um livro que Ricardo Cabral vai editar em outubro, pela Asa, reunindo bandas desenhadas sobre várias cidades que desenhou ao longo dos últimos dois anos.
"Fã surpreendido"
Ricardo Cabral é autor dos cadernos de viagem "NewBorn -- 10 dias no Kosovo", "Israel Sketchbook" e "Evereste", e sempre que viaja desenha "bastante" e muitas vezes em Moleskine, por serem cadernos "relativamente portáteis".
"Tenho imensos Moleskines. Um bónus extra desta colaboração é que eu sou um consumidor quase compulsivo de Moleskine. Tenho-os quase de todos os tamanhos e feitios", confessou. "Os desenhos de viagem têm muito a ver com o universo da Moleskine", considera.
Ilustrador freelance
Cada artista selecionado escolheu uma instituição sem fins lucrativos à qual a Moleskine fará um donativo. Ricardo Cabral escolheu a Assistência Média Internacional (AMI).
Nascido em Lisboa, em 1979, Ricardo Cabral é atualmente um ilustrador "freelance".
Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tem assinado ilustrações para a revista "Time Out" e é um dos artistas residentes no The Lisbon Studio, coletivo de autores de banda desenhada, profissionais da animação, ilustradores, argumentistas e realizadores que partilham um ateliê em Lisboa.
A Moleskine prometeu já que vai "fazer muito mais experiências nesta direção", numa nova "relação entre a empresa e os seus utilizadores".
O desenho escolhido para a capa do Moleskine, sobre o porto de Barcelona...
Os dois mais recentes livros de Ricardo Cabral
Trabalho para capa da Time Out Lisboa
Outros trabalhos de Ricardo Cabral:
Desenho de ISRAEL SKETCHBOOK
__________________________________________________________
Ilustrações da responsabilidade do Kuentro
__________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário