quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BDpress #316: 39º FESTIVAL DE ANGOULÊME 2012 – Carlos Pessoa no Ípsilon + 38 DOS 58 LIVROS DA SELECÇÃO OFICIAL DOS CANDIDATOS AOS PRÉMIOS ANGOULÊME 2012


Ípsilon (Suplemento do Público), 16 Dezembro 2011


SPIEGELMAN, FRED, ESPANHA 
E OS OUTROS EM ANGOULÊME

Art Spiegelman é o presidente do júri do 39.° Festival Internacional de BD de Angoulême (França, 26 a 29 de Janeiro de 2012) e está associado a duas exposições que prometem. Uma é a retrospectiva da sua obra, que é muito mais do que o seu consagrado "Maus". A outra, com a mão de Thierry Groensteen, chama-se "O Museu Privado de Art Spiegelman" e reúne 400 obras de eleição assinadas pelos maiores criadores da história da banda-desenhada. Só estas duas exposições justificariam a ida a Angoulême. Mas há mais, muito mais, e de fazer crescer água na boca aos apreciadores de BD. Uma exposição com cerca de 100 pranchas originais da série "Philémon" mostra a genialidade de Fred, um autor injustamente esquecido nos últimos tempos. Do lado das mostras colectivas, duas se impõem à concorrência. A primeira, "A Europa desenha-se", é o resultado da participação de 50 autores europeus (Bilal, Milo Manara, Baru e Swarte são alguns dos nomes confirmados) em torno da identidade europeia. A outra, comissariada pelo especialista e crítico espanhol Alvaro Pons, faz regressar a Angoulême a BD do país vizinho, 22 anos depois de ter ali estado como convidada. Desta vez, o fio condutor é a produção surgida após a queda da ditadura franquista, o que equivale a dizer que estarão expostos originais de duas dezenas de autores, entre "históricos" e "modernos" - Carlos Gimenez, Luis Garcia, Enric Siò, Daniel Torres, Miguelanxo Prado ou Juanjo Guarnido, entre outros.
A singularidade da BD de Taiwan tem lugar na programação do próximo ano, assim como o tradicional espaço para os "Jovens Talentos". E, pela primeira vez, haverá em 2012 um espaço de convívio e a descoberta da banda-desenhada policial.

Carlos Pessoa


_________________________________________

38 DOS 58 LIVROS DA SELECÇÃO OFICIAL AOS PRÉMIOS
ANGOULÊME 2012










 
 
 

 
 




 _____________________________________________________________


Imagens da responsabilidade do Kuentro

_____________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page