sábado, 12 de maio de 2012

O PAÍS DOS CÁGADOS – LANÇAMENTO NO CNBDI DIA 15 DE MAIO + BDpress #342 – PORTUGAL A PASSO DE TARTARUGA – Pedro Cleto no JN



O PAÍS DOS CÁGADOS
LANÇAMENTO NO CNBDI DIA 15 DE MAIO 

Lançamento do livro de António Gomes Dalmeida (texto) e Artur Correia (Desenhos), no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI)



O PAÍS DOS CÁGADOS
PORTUGAL A PASSO DE TARTARUGA 

F. Cleto e Pina 

É lançado esta semana o livro “O País dos Cágados”, escrita por António Gomes Dalmeida e desenhado por Artur Correia. Banda desenhada animalística de traço divertido e enganadoramente infantil, retrata em tom sarcástico a história recente de um país habitado por cágados, que avança a passo de tartaruga e tem estranhas semelhanças com Portugal. O relato inicia-se com o nascimento de um certo António de Oliveira Azar, o Cágado das Botas, e decorre até à actualidade, após a subida ao poder de Pedro Cágado Coelho e da sua submissão aos cágados (vampiros) da troika, comandados pela Tartaruga Berkel e pelo Cágado Jacuzy...

Ao longo de quase uma centena de pranchas os autores – parceiros de longa data em obras como “História Alegre de Portugal” ou “Super-Heróis da História de Portugal” – introduzem-nos também à Revolução dos Cágados levada a cabo pelos Cágados Capitães que depôs o Cágado Marítimo e o Cágado Morcela, famoso pelas suas conversas na televisão, e a personagens como o Cágado do Monóculo, o Cágado Colares, o Cágado Pinhal, o Cágado Ramalhe, o professor A. Cágado Silva ou o cágado corredor Zé Sopras-te, sendo que qualquer semelhança entre eles e políticos que bem conhecemos não são mera coincidência.

“O País dos Cágados” foi criado no final dos anos 1970 por Gomes Dalmeida e Artur Correia que, durante quase uma década procuraram sem sucesso editor, tendo optado por uma edição de autor, em 1989, que teve tiragem limitada e distribuição restrita.

Para a actual edição, da Bertrand Editora, os autores coloriram as pranchas originais, a preto e branco, e acrescentaram mais de duas dezenas de páginas novas, desenvolvendo o capítulo dedicado ao cágado A. de Oliveira Azar e prolongando o relato até aos nossos dias, pois o original terminava com a eleição presidencial ganha pelo Cágado Ramalhe.

António Gomes Dalmeida (argumento)
Artur Correia (desenho)
Bertrand Editora (Portugal, Abril de 2012)
165 x 245 mm, 88 p., cor, cartonado
18,80 €

Capa da 1ª edição (a dos autores) 



Pranchas a cores da nova edição (revista e aumentada):



________________________________________



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page