quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

INAUGURA AMANHÃ NO CONSULADO DE PORTUGAL EM PARIS A EXPOSIÇÃO SOBRE A OBRA “ARISTIDES DE SOUSA MENDES – HÉROS DE L’HOLOCAUSTE” DE JOSÉ RUY


Contracapa e capa da versão em francês

EXPOSIÇÃO DE BD DE JOSÉ RUY SOBRE A OBRA 
“ARISTIDES DE SOUSA MENDES
HÉROS DE L’HOLOCAUSTE” 
ORGANIZADA PELO CÍRCULO ARTUR BUAL 
EM PARCERIA COM O CONSULADO DE PORTUGAL EM PARIS 

INAUGURAÇÃO AMANHÃ DIA 13 DE FEVEREIRO, 
ÀS 18.30H EM PARIS


Excerto do email que José Ruy enviou para o editor do Kuentro:

O «Círculo Artur Bual» (Amadora) organizou uma exposição no Consulado de Portugal em Paris dos originais digitais do meu livro «ARISTIDES DE SOUSA MENDES, HERÓI DO HOLOCAUSTO» na versão em francês.

Esta edição é da iniciativa da «Foundation Sousa Mendes» dos Estados Unidos da América, com quem firmei contrato para as edições em inglês e francês destinadas ao público americano e canadiano. Para esta exposição em Paris (que será itinerante, e seguirá depois para Bordéus e outros Consulados, Câmaras Municipais e escolas no país) fizeram uma edição especial para estar disponível aquando dos eventos. Junto capa e contracapa dessa edição.

A exposição será inaugurada a 13 de fevereiro de 2014 e estará patente até 6 de março, data em que seguirá para Bordéus.

Eu estarei presente (também para montar a exposição) e levo livros em português para quem estiver interessado. Vai estar presente o presidente do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, o pintor Alves Dias, e também o presidente da Fundação americana, Louis-Philippe Sousa Mendes, neto do «herói», e possivelmente os netos radicados agora em Portugal.

Estas duas versões estão atualizadas a nível de desenho e texto, pois as edições em português e em hebraico foram acabadas por mim em 2002 (embora editadas em 2004) e neste espaço de tempo muitas homenagens aconteceram, inclusive a formação da Fundação na América. A alteração mais notória é na última página, que reformulei totalmente, por isso lhe envio, mas em inglês da América.

O grafismo é da responsabilidade do editor.

Páginas do Relatório anual da Sousa Mendes Foundation de 2013
_________________________________________________________

COMO NASCEU A HISTÓRIA EM PORTUGUÊS
DO CÔNSUL ARISTIDES DE SOUSA MENDES
EM BANDA DESENHADA

Da «Biblioteca Museu República e Resistência» em Portugal, onde tenho colaborado intensamente, no ano 2000 convidaram-me a criar uma Banda Desenhada sobre Aristides de Sousa Mendes, para que pudessem divulgar este Cônsul herói em estabelecimentos de ensino. Existia uma pequena BD francesa de autoria de Jocelyn Gilles, resumindo o gesto deste Cônsul, mas o diretor do Museu achava que tratando-se de uma personagem portuguesa, merecia ter uma criação nacional.

Desenhei e ofereci então essa biografia, em 20 páginas, que o Museu República e Resistência editou em português e inglês. No lançamento estava presente o embaixador de Israel, que mostrou interesse em divulgar o trabalho no seu país. O meu editor português da «Âncora Editora» também aderiu à ideia de se criar uma história mais completa, em português e resolvi redesenhar com grande prazer toda a história, e a quatro cores, acompanhado pela família do Cônsul, que me forneceu preciosa documentação. Dei-lhe o título «Aristides de Sousa Mendes Herói do Holocausto», e conta já com uma segunda edição.

A partir desses originais o Museu «Yad Vashem», de Jerusalém, fez uma edição em hebraico, mas tive de remontar todas as vinhetas para que a leitura se pudesse fazer da direita para a esquerda.

Em 2013 a «Sousa Mendes Foundation» sediada nos Estados Unidos, contactou-me no sentido de fazermos contrato para edições em inglês e francês, destinadas aos mercados americano e canadiano. Desenhei então as legendas com a minha letra, sobre traduções cuidadas que me enviaram. Acompanhando a exposição itinerante que começa em fevereiro de 2014 no Consulado português em Paris, há livros em português e francês para poderem ser adquiridos. É uma iniciativa do «Círculo Artístico e Cultural Artur Bual» (um bom amigo de infância) sediado na Amadora, Portugal.

É para mim uma honra contribuir para a divulgação do gesto altruísta deste notável diplomata.

José Ruy


______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page