terça-feira, 7 de outubro de 2014

BDpress #434: UM PATO AOS QUADRADINHOS – Pedro Cleto no J.N.

UM PATO AOS QUADRADINHOS 

JORNAL DE NOTICIAS, 16/9/14

Donald estreou-se na BD há 80 anos, proveniente da animação
Caráter explosivo e quezilento contribuiu para o rápido êxito

F. Cleto e Pina
cultura@jn.pt 

Três meses depois da sua estreia no cinema, em junho de1934, com uma prestação secundária na animação "The wise little hen, Donald Duck" fazia a sua aparição na banda desenhada, numa adaptação daquele filme. 


A publicação teve lugar nos jornais norte-americanos, na página dominical das "Silly Symphoníes", assinada por Ted Osborne(1901-1968) e Al Taliaferro (l905-1969). A história durou até dezembro e, a 10 de fevereiro do ano seguinte, Donald surgia nas tiras diárias de "Míckey Mouse", em publicação desde1931, desenhado por Floyd Gottfredson (1905-1986).


O seu caráter explosivo, colérico e quezilento e a tendência para armar confusões contribuíram rapidamente para o êxito - no papel e nos ecrãs -, pelo que não surpreendeu que a partir de agosto se tornasse o protagonista das "Silly Symphonies".

A dupla Osborne/Taliaferro transformou, aos poucos, o provinciano Donald num habitante citadino. Ao mesmo tempo, encolheram-lhe o bico, deram-lhe um olhar mais expressivo e colocaram-no como responsável pelos seus sobrinhos trigémeos e traquinas, Huey, Dewey e Louie – que conhecemos como Huguinho, Zezinho e Luisinho. Filhos da sua irmã Della Duck, fizeram a sua primeira aparição a 17 de outubro de 1937, mas o caráter passageiro da sua visita rapidamente passou a definitivo e ainda hoje vivem com Donald. Ao longo dos tempos, tornaram-se mais ajuizados e responsáveis, para que fosse maior o contraste com a postura conflituosa do tio, que, pelo contrário, não melhorou nada ao longo dos anos.

Ainda em 1937, na primeira história feita para uma revista, o pato mais famoso da Dísney conheceria aquela que viria a ser a sua namorada, Daisy Duck (Margarida), que, na época, se chamava Donna. Criada por William Ward, para a revista inglesa "Mickey Mouse Weekly #67", foi a primeira vez que uma BD de Donald foi escrita e desenhada fora dos EUA, algo que nas décadas seguintes se tornaria normal, pois, entre outros, seria recriado na Dinamarca, no Brasil e na Itália, sendo oriundas desta as histórias atualmente publicadas em Portugal.


Aintrodução do carro, com a significativa matrícula 313, representativa do caráter azarado, e o alargamento do círculo das suas relações com a introdução de Grandma Duck (Vovó Donalda, 1943); Scrooge McDuck (Tio Patinhas, em 1947), Gladstóne Gander (Gastão, 1948) e Fethry Duck (Peninha, 1964), entre muitos outros, vieram dar uma nova dimensão às aventuras de Donald. Para este aspeto, contribuiu decisivamente Carl Barks (1901-2000), o desenhador dos patos, que fez de Donald um pato mais humano, ao agravar os seus maiores defeitos: a tendência para a preguiça e para adiar para amanhã o que devia ter feito ontem, o caráter colérico, a facilidade com que cria inimizades ou provoca desconhecidos, multiplicando as suas aventuras urbanas, entremeadas com as grandes caçadas a tesouros perdidos, patrocinadas pelo Tio Patinhas.

Carl Barks (1901-2000)


Mas nestes ou noutros contextos, sozinho ou acompanhado, 80 anos depois, a entrada em cena de Donald continua a ser sinónimo de divertimento e de peripécias sem fim .•

A OUTRA FACETA DE DONALD

• Embora o (re)conhecessem como trapalhão, azarado e irritadiço, os leitores de BD Disney em 1969 descobriram uma nova faceta de Donald, quando os italianos Guido Martina e Giovan Battista Carpi o transformaram no Superpato (Paperinik no original ítaliano) para se vingar dos sucessivos desaires sofridos às mãos do Tio Patinhas e do Gastão. O êxito alcançado – também graças aos equipamentos inventados pelo professor Pardal – manteve este super-herói Disney em atividade até aos nossos dias.


Uma outra faceta de Donald, decidido e corajoso, é a de agente secreto, sob a identidade de
Double Duck, personagem criada em 2008, por Fausto Vitaliano e Andrea Freccero.


_____________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page