sábado, 6 de maio de 2017

IV MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL
DECORREU NA ANADIA NO PASSADO FIM-DE-SEMANA 
(29 e 30 de Abril)

Pelo quarto ano consecutivo, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, acolheu a Mostra do Clube Tex Portugal, único clube em Portugal dedicado a um herói da banda desenhada e o primeiro clube oficial em todo o Mundo dedicado ao ranger Tex Willer, criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

A aposta da Câmara Municipal de Anadia em Tex é cada vez maior, tendo este ano adoptado oficialmente o estatuto de Capital Portuguesa de Tex, acto este que reconhece a importância que o município bairradino atribui à popular personagem dos fumetti, cujas aventuras continuam a atrair gerações.

Como prova da consideração e apreço do município, realça-se uma exposição permanente dedicada a Tex Willer, numa ala inaugurada precisamente nesta 4.ª mostra, no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, exibindo ilustrações oferecidas pelos desenhadores de Tex Willer à Anadia e sua região nestes últimos 4 anos.

Este ano como convidados especiais, estiveram presentes dois desenhadores italianos: Andrea Venturi e Massimiliano Leonardo (que assina como Leomacs), autores que cativaram toda a gente com a sua simpatia e simplicidade, nunca negando um autógrafo, um sorriso, uma fotografia ou um desenho aos seus ávidos admiradores, que os rodeavam durante as sessões de autógrafos.

Leomacs e Venturi na pose já tradicional, à entrada do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia...

... e nas sessões de autógrafos.

O evento bairradino apresentou um programa diversificado que incluiu conversas, conferências, aulas de desenho, sessões de autógrafos e de desenho ao vivo, para além de workshops com os desenhadores italianos, mas o principal acontecimento foi o lançamento de Ouro Negro, o quarto livro da colecção Romance Gráfico Tex, com argumento de Manfredi e ilustrado por Leomacs, editado pela Polvo.




Vídeo apresentado na Cerimónia de Inauguração desta IV Mostra do Clube Tex Portugal, realizado por Andreia Sofia Francisco, sobre o facto da Câmara Municipal de Anadia em Tex ter este ano adoptado oficialmente o estatuto de Capital Portuguesa do Tex :

Clicar em cima da imagem para ver o vídeo.

A notícia da  Mostra no Jornal da Bairrada.

Kit Carson (Ricardo Leite), Tex Willer (Mário Marques), José Carlos Francisco, o Vice Presidente da Câmara Municipal de Anadia (Eng. Jorge Sampaio), Leomacs, Andrea Venturi e o Dr.Pedro Dias.

O Tex, de Leomacs (por "cortesia" de http://texwillerblog.com/wordpress/)


_____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page