quinta-feira, 28 de março de 2019

EXPOSIÇÃO EM LEIRIA REBELDES DE SÉRGIO LUIZ E GÜY MANOEL

EXPOSIÇÃO EM LEIRIA 

REBELDES
DE SÉRGIO LUIZ E GÜY MANOEL 


A exposição Rebeldes constitui, ainda que de forma subliminar,um marco no modo de fazer cultura em Leiria. Entendemos que a arte não deve estar confinada a um espaço, mas antes integrar o nosso quotidiano, interpelando-nos.

Foi esse um dos objetivos desta iniciativa, que arriscou trazer a arte para o espaço público. Quisemos inverter a relação entre os nossos museus e o público.

Ao invés de aguardarmos os visitantes num espaço de certa forma acético na sua relação com o meio envolvente, optámos por uma abordagem radical.

Fomos ao encontro deles. Espalhámos as obras pela cidade, que interpelam não apenas quem já conhece o trabalho dos dois artistas que celebramos nesta iniciativa, mas também que surpreendem muitas outras pessoas, que nos seus afazeres ou em passos perdidos pela cidade se deparam com peças de arte estrategicamente localizadas.


Esta abordagem faz, por outro lado, jus ao espírito 'rebelde' dos autores que homenageamos, Sérgio Luiz (1921-1943) e Güy Manuel (1923-1943), precocemente desaparecidos, e cuja obra se tem mantido maioritariamente no resguardo dos arquivos e memórias familiares.

Nesta iniciativa, foi apresentada uma seleção de trabalhos de Sérgio Luiz e Güy Manuel, alguns publicados em revistas juvenis de banda desenhada, mas muitos inéditos, numa exposição que se distribuiu entre o Museu de Leiria e o Arquivo Distrital de Leiria.

Importa ainda destacar o trabalho que o leiriense José Oliveira tem desenvolvido há largos anos na divulgação da obra destes dois artistas, muito a ele se devendo o reconhecimento que o seu trabalho finalmente obteve.

O que pretendemos é que estas obras com que os leirienses se cruzam no dia a dia funcionem como um isco para a atração a uma rede cultural com que pretendemos estabelecer uma nova relação da comunidade com a oferta cultural do concelho.

Este é também o espírito da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, o de envolver a cultura no nosso quotidiano, não apenas enquanto memória das gerações que nos precederam, mas também enquanto elemento estruturante de uma identidade que pretendemos construir e afirmar no presente.

Raul Castro
Presidente da Câmara Municipal de Leiria




Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page