sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO 22º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA 2011

Depois de um período sem postarmos nada aqui no Kuentro, devido à paginação e montagem do BDjornal #28, regressamos com a programação oficial do FIBDA - Amadora BD 2010 

Os comentários críticos ficam para depois...


Cartaz com desenhos de Filipe Andrade

22º AMADORA BD
A Festa do Humor em Portugal

Entre os dias 21 de Outubro e 6 de Novembro os quadradinhos regressam ao Fórum Luís de Camões e o 22º AmadoraBD transforma a cidade no ponto de encontro internacional da banda desenhada em Portugal.

Tendo O Humor como tema central, o Festival de 2011, apresenta um conjunto diversificado de exposições de autores nacionais e estrangeiros representativos das várias tendências e correntes da BD, dos clássicos aos contemporâneos, do mainstream à vanguarda.

Destaca-se nesta edição a exposição central evocativa do Centenário da criação da Sociedade dos Humoristas, em 1911, evento que recorda a afirmação da banda desenhada portuguesa, a par da evolução da BD mundial desde os primórdios à actualidade.

Para comemorar os sessenta anos dos Peanuts, uma das séries que revolucionou a história da BD, criada por Charles Monroe Schulz, e protagonizada pelos seus eternos heróis Charlie Brown e Snoopy, o Festival associou-se à Peanuts Worlwide, à CPLG, e ao Museu Charles Schulz, para participar na angariação mundial de fundos para o desenvolvimento de projectos da UNICEF.

Para além deste percurso pela história da BD é de salientar a emergência de uma nova geração de autores nacionais, designadamente, Filipe Melo, vencedor, em 2010, do Prémio para o Melhor Argumento, com o álbum Dog Mendonça e Pizzaboy, e uma mostra de Filipe Andrade, autor português em destaque e responsável pela ilustração original para a imagem do Festival.

Para além do Fórum Luís de Camões existem um conjunto de outros espaços na cidade que acolhem mostras de BD, cartoon e ilustração.

A presença de autores, a feira do livro, a apresentação e lançamento de novos álbuns, a atribuição dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, os debates, as sessões de cinema e de autógrafos, fazem do Amadora BD uma grande Festa para todas as idades e onde os mais novos não foram esquecidos.

Nas manhãs de sábado e domingo podem ouvir histórias de encantar, participar em oficinas de cinema de animação ou aprender origami, é só escolher.

De 21 de Outubro a 6 de Novembro, há Festa na Amadora e nós contamos com a sua colaboração na divulgação deste evento.

DATA

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2011 decorre entre 21 de Outubro e 6 de Novembro.

INAUGURAÇÃO

dia 21 de Out

18.30 horas - Recepção na Galeria Municipal Artur Bual - Inauguração da exposição Fernando Relvas
21.30 horas - Inauguração do núcleo central do Festival no Fórum Luís de Camões

dia 22 de Out

17.30 h - Museu Municipal de Arqueologia - Inauguração da exposição Um Dia há Quatro Mil Anos, Um Menino como Eu
18.30 h - Casa Roque Gameiro - Inauguração da exposição de Ilustração de Yara Kono
19.00h - Recreios da Amadora - Inauguração da exposição AmadoraCartoon
19.30h - Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos - Inauguração da exposição José Pires, 50 anos de BD
20.00 h - CNBDI
Visita à exposição História com Humor

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento do Festival no Fórum Luís de Camões, é o seguinte:

de 22 de Out a 6 de Nov dom. a 5ª feira e feriado - das 10h às 20h
6ª feira e sáb. - das 10h às 23h

ACESSO AO FESTIVAL

Na edição de 2011 o acesso às exposições no núcleo central terá as seguintes modalidades:

Acesso Gratuito
Escolas da cidade da Amadora e organizações de solidariedade social

Profissionais - comunicação social, editores, investigadores e autores têm cartão de livre acesso (requer confirmação/inscrição no comissariado do AmadoraBD)

Menores de 12 anos se acompanhado(s) por adulto

Visitantes mascarados de personagens de BD, (requer identificação/inscrição) à entrada do recinto.
Casa Roque Gameiro, Galeria Municipal Artur Bual, Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, Recreios da Amadora, Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Museu Municipal de Arqueologia e Escola Superior de Teatro e Cinema.

Público em geral
Bilhete no valor de 3,00 euros

Escolas exteriores à Amadora
Bilhete no valor de 5,00 euros

Passe Amigos da BD
Bilhete de entrada permanente no valor de 10,00 euros

Estudantes, portadores de cartão jovem
Pensionistas
Seniores (+65)
Munícipes da Amadora
Funcionários na Amadora**
Bilhete no valor de 2,00 euros

**Grupos em número mínimo de três pessoas pertencentes a empresas, lojas e instituições sedeadas na Amadora com apresentação de BI e cartão ou credencial da entidade a que pertencem.

___________________________________

ENTREGA DE PRÉMIOS

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se no dia 29 de Outubro, pelas 18.30 horas, nos Recreios da Amadora. Na ocasião, serão entregues os prémios referentes aos Concursos de Ilustração, BD e Cartoon e Prémios Nacionais de Banda Desenhada que premeiam autores e editoras.

ESPECTÁCULOS MUSICAIS

No que se refere a espectáculos musicais, informa-se que o recinto do Festival no dia da inauguração será palco de um concerto com LINK, numa combinação de ritmos quentes com o Groove da música soul.
Estão a ser preparados mais alguns espectáculos.

ANIMAÇÃO

À semelhança das edições anteriores, o Amadora BD programou um conjunto de actividades: diversos ateliers, hora do conto e outras actividades, diferenciadas consoante as idades.

Numa parceria com a Casa da Animação no Porto e no âmbito da Festa da Animação será, ainda, exibida uma selecção de filmes no auditório do Festival.

A Festa da Caricatura que contará com a presença de autores nacionais – Natalino Malchiades, Bandeira e Luís Afonso - e estrangeiros - Effat do Egipto e Elena Ospina da Colômbia - é, decerto, uma oportunidade de levar para casa a sua caricatura.

Para os mais novos, o Amadora BD preparou um conjunto de actividades, a realizar nos sábados e domingos de manhã: Pinturas Faciais, Modelagem de Balões, e as Oficinas de Origami, Música Digital, Cinema de Animação e o Atelier Dançar uma História.

O Amadora BD será palco, este ano, da final do Concurso Nacional de Cosplay, no dia 6 de Novembro, à tarde.

___________________________________

PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES

O tema central do Festival deste ano é O Humor.
Para esta edição, apresenta-se as seguintes exposições:

FORUM LUÍS DE CAMÕES – Núcleo Central

- Exposição Central

O Humor na Banda Desenhada

O Centenário do Humorismo

- Comemorar o Centenário do Humorismo em Portugal e a importância de que se revestiu para a banda desenhada nacional.

- A importância da Sociedade de Humoristas Portugueses criada em 1911, o seu texto base e a actualidade e pertinência das questões colocadas. A explicitação do termo Humorismo e os motivos que conduziram à criação desta associação servem dois propósitos concretos:
a) Homenagear os artistas que defenderam a ruptura revolucionária com a caricatura oitocentista, e se declararam favor do humorismo do novo século.
A criação de uma associação e o impacto na sociedade traduz-se também nas suas concretizações, exemplo disso são os Salões dos Humoristas que se realizaram em 1912 e 1913.
b) Reflectir sobre a questão do associativismo, e das várias tentativas fracassadas de criação de sociedades em 1911, em 1916, em 1938, até à actualidade com a apresentação de trabalhos de artistas no activo sobre o esta questão no seio dos artistas gráficos.

O Humor na BD Internacional

Conhecer de que forma o Humor esteve presente na evolução histórica e geográfica da narrativa gráfica desde 1800 à actualidade.

Um processo com recriações sucessivas e sobrepostas e onde as diferentes épocas recuperam estéticas e estruturas criativas, reinventando-se constantemente. É nas séries e nos heróis que o humor de cada sociedade melhor se reflecte e se transmite de acordo com o pensamento e as fórmulas que cada época lhe atribuiu.

Nesta mostra os heróis, na sua cronologia, expressam a própria história da BD: são os representantes das preocupações de cada década e são o objecto onde os leitores encontram o seu reflexo.

- Os Peanuts ao Longo de 60 Anos

- S.O.S. – AIRCRAFT
- Rui Lacas
Prémio Melhor Álbum Português – “Asteroid Fighters – 1º Vol.”

Mostrar o processo criativo através das várias fases do trabalho.

- Filipe Andrade
Prémio Melhor Desenho Álbum Português – “BRK - Tomo 1”

Núcleos da Exposição:

1. BRK:
Através dos conteúdos expositivos e da cenografia, pretende-se mostrar ao público o processo criativo dos autores (Filipe Andrade – desenho e Filipe Pina – argumento) através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).
Este é o núcleo principal da exposição, pois o propósito da mostra é o Prémio que o livro venceu.

2. Marvel:
O objectivo deste núcleo é mostrar o percurso do autor com a editora norte-americana Marvel, desde que apresentou uma candidatura espontânea até aos dias de hoje, em que aí trabalha como desenhador profissional.

3. Diversos:
Neste núcleo apresenta-se a diversidade do trabalho do autor, individualmente ou em parceria, tanto na vertente mais académica como na profissional.

- Filipe Melo
Prémio Melhor Argumento Álbum Português – “As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy”

A exposição inclui 2 núcleos: 1º Vol – Prémio 2010 e o 2º Vol – a ser lançado no Festival
A mostra pretende:
- Mostrar ao público o processo criativo dos autores (Argumento: Filipe Melo;
Desenho: Juan Cavia; Cor: Santiago Villa) através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).
- Dar destaque ao argumento/ história (tendo em conta que o livro foi Prémio Melhor Argumento)
- Motivar o público, sobretudo o público jovem, a ser autor de BD

- Nelson Martins
Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira – “Tout sur les Celibataires”

Exposição retrospectiva do autor, com especial enfoque no álbum premiado

Núcleos da Exposição:

1. “Tout Sur Les Célibataires”
Através dos conteúdos expositivos e da cenografia, pretende-se mostrar ao público o processo criativo do autores através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).

2. “As Aventuras do Capitão: O Regresso de Tritão o Terrível”
Projecto de final de curso da Faculdade de Belas-Artes – 1996

3. “Lig & Mandu – Os Crápulas da Montanha”
Projecto de livro inédito

4. Animações e Tiras Humorísticas para Internet
“Os Especialistas”- Série de tiras humorísticas no Sapo
Segurança na Internet - Tiras semanais didácticas sobre segurança na internet

- Richard Câmara
Prémio Melhor Ilustração para Livro Infantil – “O Homem que ia contra as Portas”

- Ano Editorial
Livros Nomeados para Prémios Nacionais de BD 2011

Under Siege
Jogo de Playstation editado com uma BD
Filipe Andrade e Filipe Pina

- Concursos de BD
Tema: O Humor é uma Coisa Séria

Concurso de BD Escalão A
Concurso de BD Escalão A +
Concurso de BD Escalão B
Concurso Municipal Infantil

___________________________________



Além do Fórum Luís de Camões, as exposições do Amadora BD são descentralizadas por outros espaços da Amadora:


GALERIA MUNICIPAL ARTUR BUAL
- Exposição de Fernando Relvas


CASA ROQUE GAMEIRO
Ilustração de Yara Kono – Prémio Nacional de Ilustração 2010 - DGLB


RECREIOS DA AMADORA
AmadoraCartoon
Bandeira, Natalino Melchiades, Luís Afonso (Portugal), Efaat (Egipto), Elena Ospia (Colômbia)


CNBDI
- História com Humor, a História de Portugal na obra de Artur Correia e António Gomes de Almeida


MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA
- Um Dia há Quatro Mil Anos, Um Menino como Eu, João Martins


BIBLIOTECA MUNICIPAL FERNANDO PITEIRA SANTOS
- José Pires, 50 Anos de BD


ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA
- É de Noite que Faço as Perguntas, David Soares, André Coelho, Daniel Silvestre Silva, João Maio Pinto, Jorge Coelho, Richard Câmara.

___________________________________

HORÁRIOS DAS EXPOSIÇÕES:

Núcleo Central
Forum Luís de Camões
R. Luís Vaz de Camões
Brandoa
2ª, 3ª, 4ª, 5ª feira, domingo e feriado – das 10h às 20h
6ª feira e sábado – das 10h às 23h

Casa Roque Gameiro
Largo 1º de Dezembro
Venteira
21 436 90 58 (telefone)
2ª feira a sábado – das 10h às 12.30h e das 14h às 17.30h
encerra aos domingos e feriado

Galeria Municipal Artur Bual
Av. MFA – edifício dos Paços do Concelho
Mina
21 436 90 59 (telefone)
3ª a 6ª feira – das 10h às 12.30h e das 14h às 18h
sábado, domingo e feriado – das 15h às 18h
Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem
Av. do Brasil 52 A
Falagueira
21 436 90 57 (telefone)
2ª a 6ª feira – das 9.30h às 12.30h e das 14.30h às 18h
sábado e domingo – das 14h às 19h

Recreios da Amadora
Av. Santos Matos
Venteira
21 436 90 55 (telefone)
3ª feira a domingo – das 14h às 17.30h
encerra à 2ª feira

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães 6
Reboleira
21 436 90 54 (telefone)
3ª a 6ª feira – das 10h às 19h
2ª feira e sábado – das 10h às 18h
encerra ao domingo

Escola Superior de Teatro e Cinema
Av. Marquês de Pombal 22 B
Mina
21 498 94 00 (telefone)

______________________________________________________

AUTORES ESTRANGEIROS
PRESENTES
NO AMADORA BD 2011

1º Fim-de-Semana (22 e 23 de Outubro)

Alex Baladi (Suiça)
Valéry Der-Sarkissian (França)
Jeannie Schulz (EUA)

2º Fim-de-Semana (29 e 30 de Outubro)

Gogue (Galiza/Espanha)
Xaquin Marin (Galiza/Espanha)
Luiz Gê (Brasil)
Peggy Adam (França)
Spacca (Brasil)
Effat Ismail (Egipto)

3º Fim-de-Semana (5 e 6 de Novembro)

Roberta Gregory (EUA)
John Lent (EUA)
Juan Cavia (Argentina)
Santiago Villa (Argentina)
Shannon Weeler (EUA)
Eric Maltaite (Bélgica)

___________________________________


2 comentários:

  1. Fraquinho este programa....sempre aquele base a Amadora: sempre a leste do paraíso.

    ResponderEliminar
  2. Fraquinho? Pois é aproveitar, que para o ano já não haverá. Não é público, mas é facto: uma exigências da Troika foi acabar com o festival da Amadora

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page