domingo, 1 de janeiro de 2012

EXPOSIÇÃO BD NA PLANÍCIE – INAUGURA AMANHÃ, 2 DE JANEIRO DE 2012 – BEDETECA DE BEJA - CASA DA CULTURA DE BEJA

Comecemos o ano de 2012 com uma Exposição na Bedeteca de Beja




BEDETECA DE BEJA

EXPOSIÇÃO - BD NA PLANÍCIE

CASA DA CULTURA DE BEJA

Data: 2 a 7 Janeiro 2012

EXPOSIÇÃO DE BANDA DESENHADA

Com Beatriz Caetano, Ágata Lobo, Carlos Apolo Martins, Carlos Páscoa, Inês Freitas, João Laia, João Lam, Leonor Elias, Lobato, Luís Guerreiro, Manuel Monteiro, Maria Barriga, Maria João Careto, Miriam Dinis, Nuno Figueira, Paula Estorninho, Paulo Monteiro, Pedro Ganchinho, Susa Monteiro, Véte, Vítor Cabral, Zé Francisco, Zé Maria e Zé Pedro.

Local: Rés-do-chão e 1º andar.

Organização: CMB (Bedeteca de Beja) / Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada.

3ª-6ª: 14h00-17h30 / 19h30-23h00; Sab: 14h00-20h00
Entrada: Entrada Livre

 Carlos Páscoa, no Venham +5 nº 8 (Maio de 2011)

Inês Freitas, no Venham +5 nº 8 (Maio de 2011)

Maria João Careto em Há Sempre um Eléctrico que Espera por Mim, com argumento de André Oliveira, Maio de 2011

_______________________________________________

Casa da Cultura – Bedeteca

A Bedeteca de Beja é um equipamento municipal essencialmente vocacionado para a divulgação da banda desenhada (embora contemple áreas com as quais a banda desenhada estabelece grande afinidade, como a ilustração, o cartoon e o cinema de animação).

A sua programação assenta em quatro vectores essenciais

- Colocar ao dispor do público um conjunto significativo de obras que permitam a fruição e o conhecimento global da produção artística existente neste âmbito, englobando todas as tendências, movimentos e gostos estéticos.

- Contribuir para a informação e actualização desse mesmo público através da realização de diversas iniciativas.

- Promover não apenas a leitura, mas também o estudo acerca desta temática junto das escolas e dos investigadores em geral.

- Estimular a criação artística e promover a prática destas artes junto de potenciais autores através da disponibilização de um conjunto variado de ofertas e, ao mesmo tempo, enquadrar a produção dos autores já existentes contribuindo para dar resposta às suas expectativas.

Acervo

A Bedeteca de Beja é constituída por várias centenas de álbuns de banda desenhada, revistas e fanzines e está organizada por áreas temáticas (Adaptações, Aventura, Biografias e Histórias do Quotidiano, Erotismo, Fantástico, História, Humor, Mangá, Novas Tendências, Policial e Espionagem, Super Heróis e Western). A pesquisa pode ser efectuada directamente pelo público, ou através de índice informatizado, que permite a consulta por autor, título, género, herói, editora, etc. Possui também algum acervo nas áreas do cinema de animação, da ilustração e do cartoon.

Núcleo de Documentação e Pesquisa

A Bedeteca dispõe de documentação variada nesta área, constituída por pastas temáticas sobre vários assuntos: eventos em Portugal e no estrangeiro, autores, recortes de imprensa, etc. Possui ainda bibliografia específica sobre a história da banda desenhada, biografias, dicionários, etc...

Acesso à Internet

É também possível aceder livremente à Internet através dos dois terminais de acesso livre existentes no local.

Núcleo de Trabalho

A Bedeteca tem também à disposição dos autores de banda desenhada e dos ilustradores um pequeno Núcleo de Trabalho constituído por dois estiradores e uma caixa de luz. Este equipamento encontra-se no próprio espaço de consulta de livros e revistas, tornando possível aos autores o manuseamento das publicações existentes na Bedeteca para recolher informação visual ou para estudar a resolução de determinados problemas gráficos fazendo estudos no local.

Arquivo de Originais

A Bedeteca possui ainda de um arquivo de originais, maioritariamente composto por obras de autores do Sul do país, no âmbito da banda desenhada, da ilustração e do cartoon. Estas obras, além de constituírem um património importante, estarão sempre disponíveis para estudo, mas também para a realização de exposições temporárias promovidas pela Bedeteca ou em parceria com outras instituições, inclusivamente em regime de itinerância.

Galeria de Exposições Temporárias

A Bedeteca dispõe também de uma área vocacionada para a realização de exposições de média dimensão com autores portugueses e estrangeiros. Algumas das exposições têm animação própria e incluem visita guiada, normalmente dirigida às escolas mediante marcação prévia.

Auditório

O auditório da Casa da Cultura é um espaço de grande dimensão vocacionado para a realização de espectáculos na área da música e do teatro, mas também para a realização de colóquios, debates, lançamento de livros, ou outras iniciativas similares, estando sempre disponível para acolher propostas neste sentido. É também um espaço polivalente que se transfigura para acolher a realização de exposições ou eventos de grande dimensão.

Edições

A vertente editorial da Bedeteca pretende cumprir essencialmente dois objectivos: por um lado manter o público informado e actualizado acerca das dinâmicas que se vão gerando no seu seio; e por outro, corresponder às expectativas dos autores, divulgando o seu trabalho em suporte adequado.

A Bedeteca tem à disposição dos leitores três publicações através das quais pretende cumprir esta função:

- O Splaft! Caderno Informativo da Bedeteca de Beja, onde consta a programação referente à Bedeteca, entre outros assuntos (festivais no país e no estrangeiro, edições, exposições, etc.).
- O fanzine Venham + 5, onde se publicam, entre outros, alguns dos trabalhos realizados no âmbito do Toupeira - Atelier de Banda Desenhada.
- E a Colecção Toupeira (virada essencialmente para a publicação de jovens autores).
A Bedeteca edita também os fanzines Submarino e Estaminé, no âmbito dos Ateliers de Verão, prestando também o mais variado tipo de apoio à edição de outros fanzines e publicações similares.

Loja

A Bedeteca dispõe igualmente de uma loja onde podem ser adquiridas as edições promovidas pela instituição (cadernos, catálogos, livros, fanzines, postais, etc.).


_______________________________________________


2 comentários:

  1. julgo haver algum engano. esta exposição inaugurou em Novembro, altura desde a qual se encontra patente nesses espaço!

    ResponderEliminar
  2. É provável que possa haver engano, uma vez que nas notícias que recebi, de facto, uma dá como início da exposição em 19/11/2011 e outras a 2/1/2012. Mas de qualquer modo termina em 7/1/2012, portanto ainda vamos a tempo.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page