sábado, 3 de outubro de 2015

MORREU HOJE JOSÉ VILHENA (7-7-1927 – 3-10-2015)


JOSÉ VILHENA 
MORREU HOJE 
7 de Julho de 1927 - 3 de Outubro de 2015

Escritor, cartoonista e pintor, José Vilhena foi o grande sátiro da condição portuguesa, em ditadura e em liberdade, sem poupar nos alvos e com gosto declarado pelo erotismo. Morreu este sábado, aos 88 anos.

Nascido em Figueira de Castelo Rodrigo, a 7 de Julho de 1927, José Vilhena foi Cartoonista, humorista, escritor e pintor. Quatro condições interligadas na vida e obra de um homem que, desde a década de 1950, se dedicou a satirizar, sem poupar ninguém, dos poderosos ao povo oprimido, a realidade política e social do país em que nasceu. Antes do golpe de Estado de 25 Abril de 1974, viveu com a censura à perna de forma quase ininterrupta, ou não tivesse assinado quase seis dezenas de livros, todos censurados, todos vendidos ao seu público fiel por baixo da mesa nas tabacarias.

O velório de José Vilhena realiza-se no domingo a partir das 18 horas na Basílica da Estrela, em lisboa, estando o funeral previsto para as 11 horas para o cemitério do Alto de S. João, onde se realiza a cerimónia de cremação, pelas 12 horas, disse um familiar à Lusa.

Natural de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes, no Porto, vindo a instalar-se em Lisboa, onde na década de 1950 assinou cartunes para os jornais "Diário de Lisboa", "Cara Alegre" e "O Mundo Ri", (de que foi um dos fundadores).

"José Vilhena foi o autor incontornável de três ou quatro décadas do humor em Portugal. A sua obra, na tradição de Gil Vicente, Bocage ou Bordalo Pinheiro, é uma crónica dos tempos. Umas vezes pela crítica de costumes, outras vezes no olhar sobre a política, outras sobre a Igreja e quase sempre sobre a mulher", afirma em comunicado enviado à Lusa, o seu sobrinho Luís Vilhena.






____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page