sábado, 21 de agosto de 2010

BDpress #165: LUANDA CARTOON NA IMPRENSA ANGOLANA

Enquanto ainda não temos fotos do VII Festival Internacional de BD e Animação de Luanda’2010, ficamos com textos dos media angolanos e algumas fotos da edição de 2009, que podem ser vistas AQUI, em “Um pouco de História”, que mostra fotos de todas as edições do evento.


Angop (Angolapress), 21 Agosto, 2010

TRINTA E CINCO ARTISTAS PARTICIPAM EM FESTIVAL DE BANDA DESENHADA

Luanda – Trinta e cinco artistas, entre nacionais e estrangeiros, participam, desde sexta-feira até o dia 27 deste mês, em Luanda, na sétima edição anual do festival de banda desenha e animação, que evidência várias estórias angolanas em quadrinhos.

O evento que conjuga textos e imagens com o objectivo de narrar história e visões de diferentes cartoonistas e expõe sessenta obras entre caricaturas, banda desenha, ilustrações e cartoons.

Em declarações à Angop, Lindomar de Sousa, conceptor do projecto, salientou que o objectivo do festival é promover arte no país, descobrir novos talentos e criar um intercâmbio entre os actores convidados.

"Participando do evento trinta angolanos e cinco estrangeiros de Portugal, Brasil e Tchade", disse.

Segundo Miguel da Franca, vencedor do concurso Ensa-Arte 2010, o evento recebeu mais expositores e públicos, o que evidência que a classe consegui atingir o seu propósito.

"Admiro a atitude, espero que continuem porque este tipo de arte é bom para o país", salientou, acrescentado que a banda desenhada não tem uma idade limite.

Para Lito Silva, cartoonista, a realização do espectáculo é uma das materializações da paixão dos jovens e é glorificador, porquanto as pessoas devem levar avante as suas ambições, embora que a produção artística desta habilidade seja difícil.

“As pessoas estão sempre a fazer opções essenciais e não importantes, sendo assim este incidente pões a arte como um ferramenta desnecessária”, afirmou.

Nesta edição do Luanda Cartoon haverá vários atractivos como venda e sessão de autógrafos de revistas de Banda Desenha (BD), exposição de cartoon, exibição de desenhos animados e debates sobre o surgimento e dinâmica da BD em Angola e no mundo.

As revistas Cabetula (de Olímpio e Lindomar), Parada dos Candengues (de Lito Silva), Don Fofo (de Abraão Eba e Jadd Santos) e os fanzines Exemplo de um Pai (de Altino) e Os Descendentes (Dos Eclips) são as que estarão a disposição dos amantes da BD.

Durante o evento estará em analise temas como “O estado da BD na Europa”, “O surgimento e contribuição da BD para o desenvolvimento do designer gráfico em Angola”, “ Desenho, modelagem, fotografia, pintura, luz e cor”, “ Novas tecnologias e sua inserção na BD e Learning, BD como Marcas”, “ Introdução ao photoshop, tratamento de imagem, pintura e truques” e o “Desenho, Pixel, digitalização, visualização, introdução a ilustrator”.

__________________________________________________

Rádio Nacional de Angola, 21-08-2010

LUANDA CARTOON NO INSTITUTO CAMÕES

A sétima edição do festival Luanda Cartoon, que começa este sábado e se prolonga até ao dia 27 deste mês, no Instituto Camões, em Luanda, tem cariz internacional devido à participação de obras de cartoonistas do Brasil, Portugal e Tchad, além de Angola.

De acordo com o Jornal de Angola, quinta (18), segundo o autor do projecto, Lindomar de Sousa, a presença dos criadores estrangeiros é a prova do crédito ganho pela Luanda Cartoon, desde o seu surgimento em 2005.

“Luanda Cartoon Internacional significa o reconhecimento da qualidade dos artistas angolanos, levando a que os criadores estrangeiros se associem ao festival”, apontou.

Os cartoonistas que participaram na edição de 2009 receberam convites para estarem presentes nos festivais internacionais de BD da Amadora (Portugal), Porto Cartoon, também em Portugal, assim como no da Ani-Mundi, realizado este ano no Brasil, adiantou o organizador da iniciativa.

Nesta edição deste ano haverá vários pontos de interesse, como a venda e sessão de autógrafos de revistas de Banda Desenha (BD), exposição de cartoon, exibição de filmes de animação e debates sobre o surgimento e dinâmica da BD em Angola e no mundo.

As revistas Cabetula (de Olímpio e Lindomar), Parada dos Candengues (de Lito Silva), Don Fofo (de Abraão Eba e Jadd Santos) e os Fanzines Exemplo de um Pai (de Altino) e Os Descendentes (Dos Eclips) vão estar à disposição dos amantes de BD.

Durante o evento estarão em analise temas como “O estado da BD na Europa”, “O surgimento e contribuição da BD para o desenvolvimento do designer gráfico em Angola”, “Desenho, modelagem, fotografia, pintura, luz e cor”, “ Novas tecnologias e sua inserção na BD e Learning, BD como Marcas”, “ Introdução ao photoshop, tratamento de imagem, pintura e truques” e o “Desenho, Pixel, digitalização, visualização, introdução ao ilustrator”.

Os artistas angolanos Horácio Dá Mesquita, Tché Gourgel, Justino Pinto de Andrade, Teodoro Fernandes e a mestre em marketing Tatiana Mourinho, assim como o português João Mascarenhas e o brasileiro Marcelo D’Salete fazem parte da lista de oradores dos temas atrás referidos.

_________________________________________________________

FOTOS DO LUANDA CARTOON 2009:




___________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page