quinta-feira, 26 de agosto de 2010

JÁ HÁ ALGUMAS FOTOS DO VII LUANDA CARTOON’2010, PUBLICADAS POR LINDOMAR DE SOUSA LINDOX NO FACEBOOK + UM DOCUMENTO DO GOVERNO BRASILEIRO A PROPÓSITO DO… LUANDA CARTOON


Lindomar de Sousa Lindox lê (com alguma dificuldade) a lista de convidados...

Foto também publicada no blogue do "Menino Triste" (ver na coluna aqui à direita).

João Mascarenhas, Olímpio de Sousa Sousa e Lindomar de Sousa Lindox

João Mascarenhas e Olimpio de Sousa Sousa

João Mascarenhas, Olímpio de Sousa Sousa, Justino Pinto de Andrade e Lindomar deSousa Lindox

DOCUMENTO DO GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
para ver se o governo da República Portuguesa aprende alguma coisa (do que duvido):

Síntese do Projeto

Evento: O 7º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon 2010 é o principal evento de histórias em quadrinhos de Angola. O Luanda Cartoon surgiu de uma iniciativa de jovens que realizaram nos finais da década 90 várias exposições de banda desenhada nas galerias de Luanda. Depois de alguns anos, decidiram organizar-se e fazer os seus encontros. O festival passou a ser anual a partir de 2006, pois era inicialmente trimestral. As três primeiras edições aconteceram em 2005 (1ª edição de 17 a 25 de Março; 2ª edição de 1 a 8 de Julho e 3ª edição em Dezembro), tendo criado condições para melhorar a qualidade do evento e atingir maior dimensão e recursos. A parceria entre o Instituto Camões e o Estúdio Olindomar teve início em 2004. Sobre a média dos quadrinhos, devido a sua forte influência sobre os jovens, ele é um forte componente educativo para as novas gerações. Além disso, por ser um país de língua portuguesa, é importante para nós, brasileiros, fortalecer os laços com as nações de mesmo idioma. Para além de aproximarem os artistas e especialistas aos amadores dessa arte, o evento é uma forma prática de estimular, desenvolver e promover a banda desenhada e os profissionais do ramo. Sinopse: Participarei de eventos, da exposição de quadrinhos e de mesas sobre quadrinhos no Brasil. Contrapartida: WORKSHOP de 08 (oito) horas/aula sobre a prática de criação de histórias em quadrinhos. Nosso interesse será propiciar uma experiência capaz de gerar idéias e conteúdos para se pensar em histórias em quadrinhos no mundo contemporâneo. Assim, inicialmente, proporemos uma discussão a respeito de temas e problemas do nosso cotidiano em sociedade. Esse debate inicial será, posteriormente, material importante para alicerçar as bases para construção de histórias e de experiências gráficas. Em linhas gerais, o direcionamento adotado no workshop seguirá o cronograma abaixo: 1. Apresentação da média histórias em quadrinhos - Breve história das histórias em quadrinhos - Apresentação de publicações e géneros - Apresentação das técnicas de roteiro - Apresentação de técnicas gráficas, materiais 2. Definir preocupações do grupo - definir tema para realizar HQs 3. Produção de esboço da história - métodos para a construção de HQs - roteiro, desenho - como desenvolver a história - execução de 1 página 4. Crítica dos resultados - desenvolvimento do roteiro e tema - a da execução gráfica - caminhos escolhidos, possibilidades * As informações acima foram fornecidas pelo candidato.

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – Governo da República Federativa do Brasil.

_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page