sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BDpress #202: Pedro Cleto no Jornal de Notícias, 5 de Dezembro de 2010 – sobre o DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA


Jornal de Notícias, 5 de Dezembro De 2010

DICIONÁRIO AOS QUADRADINHOS

P. Cleto e Pina

Sabe a origem de termos como gibi, fumetti, tebeo ou mosquito? Sabe que são todos sinónimos e foram ou são utilizados para designar a banda desenhada em diversos países? E tem ideia de há quantos anos esta expressão – banda desenhada – é usada em Portugal? E quando terá sido publicado o primeiro álbum de BD? Ou imagina que a primeira bedeteca (biblioteca especializada em banda desenhada) portuguesa, foi criada no Porto?
Estas e outras dúvidas e/ou curiosidades podem agora ser esclarecidas ou descobertas no “Dicionário Universal da Banda Desenhada – Pequeno Léxico Disléxico”, um livro com duas centenas de páginas que acaba de ser lançado pela Pedranocharco.

O seu autor é Leonardo de Sá, formado em Arquitectura pela École d’Architecture de Grenoble, em França, e um dos maiores especialistas europeus em histórias aos quadradinhos, responsável por diversas obras e exposições, em Portugal e no estrangeiro. Parcialmente pré-publicado no BDjornal, uma publicação semestral dedicada à BD, este “glossário enciclopédico”, nas palavras do seu autor, “comporta várias centenas de termos internacionais comentados e, quando relevante, colocados no seu contexto histórico”. Por isso, se esta não é uma obra sobre autores ou heróis, muitos deles acabam por ser citados, como momentos marcantes da História das histórias aos quadradinhos. Ou “em quadradinhos”, “variante usada também no Norte do país”.

E se, como se lê no prefácio do jornalista Carlos Pessoa, “esta não é, obviamente, uma obra destinada a leitura corrida”, a verdade é que a forma descontraída e até bastante bem-humorada – sem que isso signifique menos rigorosa – como está escrita, transforma qualquer consulta pontual num bem mais longo exercício de leitura, pela forma prática como estão interligadas as 378 entradas, de “A4” até “zine”, nele incluídas.

Dicionário Universal da Banda Desenhada – Pequeno Léxico Disléxico
Leonardo De Sá
Pedranocharco (Portugal, Outubro de 2010)
160 x 230 mm, 202 páginas, pb, brochada com badanas
_________________________________________________


APROVEITAMOS PARA INFORMAR 
Que o DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA PEQUENO LÉXICO DISLÉXICO

Se encontra à venda nas livrarias indicadas no link aqui no topo da coluna da direita, também em todas as lojas FNAC e ainda:

Livraria Almedina Arrábida Shopping
Praceta Henrique Moreira, 244
Arrábida Shopping, Loja 290
 VILA NOVA DE GAIA

Livraria Almedina Atrium Saldanha
Atrium Saldanha - 2º Piso, Loja 71
LISBOA

Livraria Almedina Centro de Arte Moderna
Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, Rua Dr. Nicolau
Bettencourt, Nº 8
LISBOA


Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra
Estádio Cidade de Coimbra | Rua D. Manuel I, nºs 22 e 23
COIMBRA

Livraria Galileu
Av. Valbom nº 24 A
CASCAIS

Além de poder ser encomendado pelo email bdjornal@gmail.com

____________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page