quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

BDpress #204: PORTUGUÊS DESENHA BIOGRAFIA DE ANGELINA JOLIE – Pedro Cleto no Jornal de Notícias (hoje, 29 Dez 2010)


Jornal de Notícias, 29 Dezembro 2010

2011 AOS QUADRADINHOS

PRÓXIMO ANO PROMETE DIMENSÃO E VISIBILIDADE INÉDITAS PARA BANDA DESENHADA DE AUTORES LUSOS

F. Cleto e Pina

Têm sido recorrentes notícias sobre bandas desenhadas de autores nacionais publicadas no estrangeiro, que suplantam e abafam as que dizem respeito às edições cá. 2011 promete ser diferente: alguns desses projectos terão dimensão e visibilidade nunca atingidas.

Cronologicamente, a primeira - e, possivelmente, a mais mediática de todas as bandas desenhadas com assinatura lusa a editar em 2011 - será "Female Force: Angelina Jolie", a biografia da actriz desenhada por Nuno Nobre. Estará disponível nas livrarias especializadas em Janeiro e é mais uma edição da norte-americana Bluewater Productions.



A 2 de Fevereiro, será lançado o primeiro número de "Onslaught Unleashed", mini-série de quatro números que Filipe Andrade está a desenhar para a Marvel a partir de um argumento de Sean McKeever. Narra o regresso do vilão Onslaught e como isso irá afectar o professor Xavier, líder dos X-Men, e Magneto, o seu maior inimigo. As capas serão de dois "monstros" dos comics: Humberto Ramos e Rob Liefeld.


Consolidação autoral

Ainda na Marvel, igualmente em Fevereiro, Nuno Plati Alves desenha o seu primeiro comic completo, "Marvel Girl #1", no qual Josh Fialkov narra como a mutante Jean Grey aprendeu a controlar os seus poderes, e João Lemos volta a Wolverine, desenhando uma história de Sarah Cross, inserida na colectânea "Wolverine: The Adamantium Diaries #1000".

Marvel Girl #1 - Nuno Plati

Quanto ao terceiro projecto citado, verá a luz em Maio e destaca-se por estar incluído na antologia que assinala os 25 anos da editora norte-americana Dark Horse, juntamente com criadores como Frank Miller, Mike Mignola ou Dave Gibbons. Trata-se de uma BD com o primeiro encontro de Dog Mendonça e Pizzaboy, os heróis fantásticos criados pelo pianista português Filipe Melo e pelo desenhador argentino Juan Canvia. Esta mesma dupla deverá regressar em Março, com "Apocalipse", para enfrentar o fim dos tempos, como descrito na Bíblia.


Outros dois projectos que marcaram recentemente a BD feita em Português - "BRK", um thriller urbano com contornos políticos, de Filipe Pina e do atrás citado Filipe Andrade, e "Asteroids Fighters", uma space-opera de Rui Lacas (distinguido no Amadora BD 2010) -, verão os segundos tomos editados no próximo ano.

Ainda em Portugal, possivelmente após o Verão, a Kingpin Books lançará três novos livros. O primeiro é um policial escrito por Fernando Dordio e desenhado por Osvaldo Medina, que recupera, anos mais tarde, as personagens de "C.A.O.S.". Quanto a "O baile", é uma história de Nuno Duarte (das Produções Fictícias e de "A Fórmula da Felicidade") passada em 1967 e protagonizada por um inspector da PIDE encarregado de abafar rumores de aparições sobrenaturais numa pequena aldeia piscatória e que podem ensombrar a visita do Papa Paulo VI ao país, estando o desenho a cargo de Joana Afonso. Finalmente, "O Pequeno Deus Cego" é uma narrativa alegórica de David Soares, negra, violenta e poética, desenhada por Pedro Serpa.

CAIXA:
Publicação vai manter dinamismo

Neste ano, foram editadas em Portugal quase 40 edições de BD de autores portugueses, a que se podem juntar mais uma dúzia de histórias publicadas no estrangeiro, maioritariamente no mercado norte-americano. Daquele número, parte muito significativa diz respeito a pequenas editoras independentes e a edições apoiadas por câmaras municipais - com as histórias das suas terras e das suas gentes - ou de carácter institucional, raramente programadas com grande antecedência. Isto serve para dizer que os projectos referidos no texto principal, a que se juntarão edições institucionais, os projectos "O filme da minha vida" e [a revista] "Zona" (quatro livros cada um neste ano) ou da Bedeteca de Beja, são garantia de que 2011 será pelo menos tão produtivo quanto o ano que agora finda.

Nota do editor do Kuentro: já agora, faltou a Pedro Cleto juntar a esta lista os dois BDjornais previstos para 2011 (#27 - Maio e #28 - Outubro) e mais alguma coisa da Pedranocharco, que está ainda no domínio dos deuses…


_____________________________________________________

As imagens são da responsabilidade do Kunetro.
_____________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page