FANZINE BDLP #1
- BANDA DESENHADA PORTUGUESA -
LANÇADO NO AMADORA BD'2011
Foi lançado durante o Amadora BD deste ano um fanzine – o BDLP (Banda Desenhada de Língua Portuguesa) que pretende reunir, com periodicidade anual, autores de todos os países de língua portuguesa. O projecto nasceu durante o Luanda Cartoon de 2010 e foi concretizado este ano em co-produção do Grupo Extractus, de Portugal e o Olindomar Estúdios de Luanda. João Mascarenhas (português, nascido em Luanda e autor do célebre “Menino Triste”) e Lindomar de Sousa (angolano, um dos autores de “Cabetula” e um dos proprietários do Olindomar Estúdio) fizeram a apresentação informal.
De referir que o BDLP #1 esgotou no último fim-de-semana do Amadora BD’2011 e já vai na 2ª edição. O fanzine, cujo preço é € 5,00, pode ser pedido ao João Mascarenhas pelo amail: extractus@netcabo.pt
NOTA DE ABERTURA
A Banda Desenhada é uma das artes que acompanha o ser humano desde a mais tenra idade. Essa presença mantém-se durante toda a juventude e, naqueles que são privilegiados, durante toda uma vida. A paixão pela Banda Desenhada é algo que cruza continentes e oceanos. É exactamente essa paixão que reúne doze autores de três países lusófonos neste primeiro número do fanzine BDLP (Banda Desenhada de Língua Portuguesa). A ideia para a criação do BDLP nasceu em 2010, durante o Festival Luanda Cartoon, e a intenção é fazer um fanzine anual que englobe autores dos países lusófonos. Neste #1 colaboram Bocolo Daniel, Hermenegildo Pimentel, Júlio Pinto, Nelo Tumbula e Tiago Abrantes de Angola; Marcelo d'Salete do Brasil; Álvaro, GEvan, Joana Afonso, João Mascarenhas, José Dias e Rita Vilela de Portugal, sendo José Dias leitor da Universidade de Varsóvia (Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos) e do Instituto Camões naquela cidade.
Foi criado um blogue para servir de contacto mais imediato com os leitores do fanzine, e cujo endereço é http://bdlp.blogs.sapo.pt, já que é sabido existirem cerca de 34 milhões de internautas da língua portuguesa em todo o Mundo.
Nos próximos números do BDLP pretende-se ter as colaborações de autores de mais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Português é uma das seis línguas mais faladas no Mundo. Isso poderá fazer com que as Bandas Desenhadas em Português sejam também elas umas das seis mais lidas do planeta.
extractus@netcabo.pt
2011
no Amadora BD'2011
Algumas páginas deste BDLP #1:
Joana Afonso
Marcelo D'Salete
Júlio Pinto (Angola) - com argumento de Rita Vilela (Portugal)
Álvaro
Bocolo Daniel & Hermenegildo Pimentel (Angola) com argumento de Rita Vilela (Portugal)
Nelo Tumbula (Angola)
João Mascarenhas
GEvan
Contracapa e capa do BDLP #1
______________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário