domingo, 13 de novembro de 2011

TERTÚLIA BD DE LISBOA – ANO XXVI – 328º ENCONTRO – 01 Novembro 2011

Não me foi possível estar presente neste Encontro da Tertúlia BD de Lisboa, com muita pena minha, uma vez que, dada a presença durante oito horas no stand Pedranocharco, no Amadora BD, é sempre difícil conjugar as coisas para depois fazer a viagem para Caldas da Rainha – sobretudo devido ao cansaço a que o trabalho no stand obriga, para mais com um nível inusitado (nos feriados do FIBDA) de visitantes nesse dia.

A minha presença nos Encontros da Tertúlia foi sempre mais ou menos regular desde 1995, mas a mudança de residência para Caldas obrigou a cortes nos gastos (combustivel e portagens) inevitáveis, obrigando a presenças mais comedidas. Pode ser que as coisas tomem um caminho mais em conformidade com o meu desejo de estar presente em todos os Encontros, como gostaria. Sempre disse e escrevi, que a Tertúlia BD de Lisboa é a única possibilidade de os fãs da banda desenhada se encontrarem mensalmente, para além dos Festivais, Salões e outros eventos que ocorrem durante o ano. Daí a importância que atribuo à Tertúlia. E quando ouço Geraldes Lino dizer que, mais tarde ou mais cedo, vai acabar com ela, fico sempre a pensar numa eventual alternativa, embora não me ocorra nada de semelhante.

Assim, graças a esta porta de comunicação que é a internet, tenha sido possível reconstituir, não só fotograficamente, aquilo que foi o 328º Encontro da tertúlia BD de Lisboa, de 1 de Novembro de 2011, marcado pelas presenças de convivas “anormais” nestes Encontros, como os autores de Dog Mendonça e Pizzaboy, Luis Gê, ou mesmo de Nelson Dona e outras personagens que raramente lá vão e com quem gostaria de me ter encontrado na Tertúlia.

Aqui fica o material recolhido na net, apenas com o senão de não ter conseguido identificar o(a) autor(a) de uma série de fotos. Os textos foram recolhidos no blogue de Geraldes Lino (Divulgando Banda Desenhada), assim como as pranchas de Luiz Gê e a prancha do Comic Jam.

Foto de Hugo Teixeira

Luiz Gê, um nome de referência nas "Histórias em Quadrinhos" do Brasil, honrou a Tertúlia BD de Lisboa com a sua presença.

É certo que foi uma situação imprevista, de última hora. Nelson Dona, o Director do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, telefonou-me, na tarde do próprio dia da realização da tertúlia (1 de Novembro, primeira 3ª feira do mês, como sempre), perguntando-me se seria possível ele e Luiz Gê irem jantar à tertúlia.

Claro que anuí de imediato, e ainda preenchi o Diploma de Honra para entregar ao autor brasileiro em nome da TBDL.
____________________________________________________

LUIZ GÊ - Breve síntese biobibliográfica

Luiz Geraldo Ferrari Martins, que assina Luiz Gê, nasceu em 2 de Julho de 1951 (o portal Lambiek indica 1953), em São Paulo, Brasil.

Começou por ser um dos editores da revista Balão (1972-1975), assim iniciando a sua actividade na Banda Desenhada (ou nasHistórias em Quadrinhos, como dizem no Brasil, expressão talvez originada na antiga portuguesa Histórias aos Quadradinhos ouHistórias em Quadradinhos, esta variante mais usada no Norte), foi editor de arte da revista Status, e foi também editor da revista Circo(1986-1987). Em tiras diárias criou a série "Presidente Reis" (1985-1986), e realizou o livro Quadrinhos em Fúria, uma compilação de grande parte das suas bandas desenhadas.

Luiz Gê foi o primeiro artista brasileiro a assimilar o estilo europeu de autores de nomeada, como Crepax e Moebius, e, após essas influências, criar o seu próprio estilo, "a elevar - no Brasil - a HQ à categoria de Arte" (como diz Goida na sua Enciclopédia dos Quadrinhos). E é de Ziraldo, nome importante da Arte Sequencial brasileira, a seguinte frase: "Luiz Gê é o nosso Astor Piazzola", dita aquando do lançamento do álbum Quadrinhos em Fúria, em 1984.

Luiz Gê, arquitecto e professor de Quadrinhos na Faculdade de Arquitectura e Urbanismo em São Paulo, foi distinguido com o prémio "Melhor Desenhista e Produção Gráfica de 1991", da HQ MIX, e com o "Prémio Angelo Agostini" como "Mestre do Quadrinho Nacional", em 2005, concedido pelo SENAC - Centro Universitário.

"Forma, com Laerte, Angeli e Glauco, o melhor que os quadrinhos nacionais produziram na década de 80", afirmou Hirou Cardoso Goidanich - "Goida", brasileiro nascido em Porto Alegre, importante estudioso e enciclopedista.

De facto, consultando outras fontes, verifica-se unanimidade em considerar Luiz Gê um dos nomes principais da BD brasileira, dos anos 1970 e 1980.

Posteriormente, em 2009, surgiu o seu álbum intitulado Guarani (de que se anexa uma prancha no topo do "post"), adaptado da obra homónima de José Alencar (1829-1877), regresso à BD de Luiz Gê, de que estava afastado desde o início da década de 1990.






Tertulianos presentes:

1. Abílio Pereira
2. Adelina Menaia
3. Álvaro
4. Ana Saúde
5. Ana Taipas
6. Ana Túlia
7. Ana Vidazinha
8. António Isidro
9. Bruno Ma
10. Cristina Amaral
11. Cláudia Pinto
12. Diogo Carvalho
13. Figueiredo, João
14. Filipe Melo
15. Gabriel Martins "Loot"
16. Geraldes Lino
17. Guilherme Mendes
18. Helder Jotta
19. Hugo Teixeira
20. João Alves
21. João Amaral
22. João Antunes
23. João Pereira
24. Jorge Alves
25. Juan Cavia
26. Lameiras, João
27. Lúcia Ferreyra
28. Lucila Masera
29. Luiz Gê - Homenageado
30. Maria Augusta Alves
31. Maria José Pereira
32. Mascarenhas, João
33. Miguel Ferreira
34. Milhano
35. Moreno
36. M. Souto
37. Nelson Dona
38. Nuno Amado "Bongop"
39. Nuno Duarte "Outro Nuno"
40. Nuno Neves
41. Pedro Bouça
42. Rechena
43. Rui Domingues
44. Rui Rôlo
45. Sá-Chaves, João Paulo
46. Santiago Villa
47. Simões dos Santos
48. Vítor Hugo Nascimento


Fotos sacadas na página do Facebook "Tertúlia BD de Lisboa":





 Juan Cavia, Santiago Villa e Filipe Melo fartaram-se de dar autógrafos, continuando a sessão do Amadora BD dessa tarde...









Luiz Gê falando como Convidado Especial...

Fotos de Hugo Teixeira:









_______________________________________________________

COMIC JAM

Sob a ameaça de espingardas e pistolas apontadas à cabeça, Luiz Gê, nome de grande relevo na Banda Desenhada brasileira, resmunga: "... obrigado a dar início a uma B.D..."

Assim se inicia mais um "cadáver esquisito" (ou "comic jam", versão anglófona), um divertimento gráfico que, mensalmente, se realiza na Tertúlia BD de Lisboa.

Nesta prancha de seis vinhetas colaboraram seis dos vários autores de BD presentes no encontro da TBDL do dia 1 deste mês de Novembro.


Eis os seus nomes:

1. Luiz Gê - Homenageado da TBDL no encontro de 1 de Novembro (para quem não conheça Luiz Gê, fica a saber que o auto-retrato está muito parecido)
2. Hugo Teixeira - Presente para o lançamento do álbum realizado pela dupla Hugo Teixeira (desenho), Vidazinha (argumento), "Mahou. Na Origem da Magia".
3. Juan Cavia - Presente para o 2º lançamento (o primeiro tinha sido no Festival BD da Amadora) do álbum "Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II - Apocalipse
4. Santiago Villa - Idem, idem, aspas, aspas, em relação ao que escrevi acerca de Juan Cavia, com a diferença que Villa foi o autor da colorização. Mas, como se vê por esta vinheta, também desenha, e com facilidade.
5. Álvaro - nada mais há a dizer do bloguista do blogue "Moda Foca", um "tertuliano" sempre presente.
6. Nuno Duarte "Outro Nuno" - o autor do Mocifão, que também se tornou um frequente tertuliano.
(O título "O dia em que Luiz Gê foi..." é de minha autoria, como habitualmente...)

____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page