quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Encontro na Biblioteca Nacional de Portugal na Sexta-feira, 18 de Outubro pelas 18 horas



ENCONTRO NA 
BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL 
NA SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO 
PELAS 18 HORAS

60 ANOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL EM CROMOS


MOSTRA | 3 -31 outubro | Sala de Referência | Entrada livre

ENCONTRO | 18 outubro | 18h00 | BNP | Entrada livre

Mostra comemorativa dos 60 anos da primeira edição da História de Portugal em cromos (outubro de 1953), uma coleção de 203 cromos vendidos em envelopes-surpresa, que teve edições sucessivas até 1973. Esta mostra inclui os originais da capa da caderneta e de alguns cromos, várias edições das próprias cadernetas e os respetivos envelopes-surpresa, e ainda diversos impressos e publicações que reproduziram ilustrações da coleção.

O seu ilustrador é Carlos Alberto Santos, hoje um reputado pintor especializado em temas históricos, estando representado em coleções privadas e museus em Portugal e no estrangeiro. Nascido em 1933, começou o seu percurso artístico muito jovem como desenhador. Em 1953, após três anos de trabalho, completou a História de Portugal para a Agência Portuguesa de Revistas. A publicação constituiu o maior êxito da conhecida editora no campo do cromo e tem hoje um estatuto mítico nas memórias dos que a colecionaram durante os 20 anos em que foi vendida.

A mostra é organizada por João Manuel Mimoso, colecionador de cadernetas de cromos, e Leonardo De Sá, perito em banda desenhada e ilustração, e será acompanhada de um catálogo em formato e-book.

Ainda neste âmbito, realiza-se, no dia 18 de outubro, um pequeno encontro em que se homenageará o desenhador e ilustrador Carlos Alberto Santos, que contará com a presença do próprio. Leonardo De Sá fará uma intervenção sobre o percurso artístico do ilustrador e João Manuel Mimoso abordará o seu trabalho quer na História de Portugal em cromos, quer noutras coleções de cromos (publicadas e não publicadas) que ilustrou, a que se seguirá uma breve visita guiada à exposição.

Os mesmos especialistas têm em preparação uma exposição alargada sobre O Cromo em Portugal, para novembro de 2014, igualmente na BNP.

Carlos Alberto Santos no seu estirador de trabalho, na Agência Portuguesa de Revistas, em dezembro de 1957

______________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page