domingo, 13 de outubro de 2013

GAZETA DA BD (15) NA GAZETA DAS CALDAS – RICARDO CABRAL – O DESENHADOR VIAJANTE... E NÃO SÓ


GAZETA DA BD (15) 
NA GAZETA DAS CALDAS

Gazeta das Caldas, 11 de Outubro de 2013

RICARDO CABRAL
O DESENHADOR VIAJANTE... E NÃO SÓ

Jorge Machado-Dias

Ricardo Cabral foi premiado no Amadora BD de 2012, pelo seu livro Pontas Soltas – Cidades, como “melhor desenho” do ano editorial. Daí ter sido escolhido para realizar o cartaz do Festival de BD da Amadora deste ano – que poderemos ver no próximo texto desta rubrica – e será motivo para uma exposição dedicada à sua obra, na edição do Festival que se inicia no dia 25 deste mês.


O percurso de Ricardo Cabral inicia-se quase de imediato a ter terminado o seu curso de Pintura na Escola (Faculdade) de Belas Artes de Lisboa, com o álbum Everest (2007), onde narra a odisseia dos alpinistas João Garcia e do belga Pascal Debrouwer – tendo este vindo a morrer na escalada do famoso pico dos Himalaias. A circunstância de Ricardo e João Garcia serem “vizinhos” nos Olivais, talvez tenha sido o motivo que originou este seu primeiro álbum em banda desenhada. 

Depois disso Ricardo Cabral tornou-se, como o define um dos seus mais atentos críticos, num desenhador viajante. Daí que, o impulso de viajar, descobrir outras terras e outras gentes, o tenha levado, sempre com o seu sketchbook à mão, a registar momentos que mais tarde transformaria em magníficos “diários gráficos”.

Assim nasceriam Israel Sketchbook (2009) e Newborn – Dez dias no Kosovo (2010). Depois, uma série de histórias curtas em que o método de recolha de imagens e de trabalho é o mesmo, com o autor a fazer o desenho inicial no local, complementado com fotografias, que permite captar pormenores, como as cores, que o esboço inicial não regista e que servem de base ao posterior trabalho de cor digital. Daí nasceria Pontas Soltas – Cidades (2011).

O trabalho nesta série de viagens, sobretudo a paragem em Barcelona, levaria a que um dos seus desenhos – do porto de Barcelona – fosse escolhido pela célebre e selectiva Moleskin para capa de um dos seus famosos cadernos. Assim, podemos dizer que Ricardo Cabral, entre a banda desenhada e os cadernos de viagens, não esquecendo também a sua participação no livro Portimão – Como de faz uma Cidade, ou no City Stories Lodz – Poland, tem sabido construir uma obra singular e de grande qualidade.

No entanto este trabalho de observação directa das cidades e das pessoas que as habitam, haveria de dar lugar a observações (e histórias) mais intimistas. Não podemos deixar de referir a série de “quadros” do The Lisbon Studio (de que Ricardo faz parte) Magazine nº 1, de 2010, em que pequenos monstros coloridos invadem, à noite, as instalações do estúdio. Estes “monstrinhos” começarão a invadir as suas bandas desenhadas, ou os livros ilustrados para crianças, que referimos mais abaixo.

Temos que destacar, no conjunto de algumas obras dispersas do autor por diversas publicações, o magnífico desenho de Lisboa, que foi capa do BDjornal #24 (com a respectiva história “Hi No Tori” no interior), de Outubro de 2008. Trata-se de um desenho que capta a cidade em perspectiva esférica (também conhecida por “grande angular” ou “olho-de-peixe”), que resulta numa abrangente visão de um ponto que nos parecer ser do cimo do elevador do Carmo.

Em 2012 foram editados dois livros para crianças ilustrados por Ricardo Cabral, Uma Baleia no Quarto, escrito por João Miguel Tavares e Expressões com História, escrito por Alice Vieira.

Já agora, o livro Pontas Soltas – Cidades, recebeu o prémio HQMIX (São Paulo), em Agosto passado, um dos mais conceituados prémios de Banda Desenhada do Brasil, na categoria “Destaque País de Língua Portuguesa”.

Podemos seguir o historial da carreira de Ricardo Cabral no seu blogue: http://ricardopereiracabral.blogspot.pt/

Contribuição de Ricardo Cabral para o WebTrip Comic, um comic europeu em colaboração com autores de BD de toda a Europa, que se pode ver em http://www.webtrip-comics.com/fr

Vista de Lisboa em “olho-de-peixe” que serviu de capa ao BDjornal #24


_______________________________________________________________

1 comentário:

  1. Caro Machado-Dias
    Sei que não é fácil fazer uma biografia exaustiva de Ricardo Cabral, apesar de a bibliografia dele ainda estar a crescer.
    E não duvido de que conheces as colaborações dele que vou citar, mas decerto que não te ocorreram.
    Como se trata de participações dele em dois fanzines meus, não consigo deixar de te pedir para acrescentares os seguintes elementos .

    Jazzbanda - nº 1 - Maio de 2005
    "The God Tracking Station" . uma bd com 10 pranchas, a preto e branco, um registo pouco vulgar na BD de Ricardo Cabral

    Efeméride - nº 3 - Junho de 2008
    Título da obra colectiva: Super-Homem no Século XXI
    "Cansado" - banda desenhada de 1 prancha, formato A3, a cores

    Felicito-te mais uma vez pelo teu excelente blogue.

    Grande abraço,
    GL

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page