domingo, 9 de março de 2014

AMANHÃ (10 de Março) – LANÇAMENTO DO LIVRO “JOÃO DE DEUS – A MAGIA DAS LETRAS”, de José Ruy, ASSINALANDO O 184º ANIVERSÁRIO DE JOÃO DE DEUS


LANÇAMENTO DO LIVRO 
JOÃO DE DEUS – A MAGIA DAS LETRAS
de José Ruy

ASSINALANDO O 184º ANIVERSÁRIO DE JOÃO DE DEUS
MUSEU JOÃO DE DEUS – 10 DE MARÇO 2014

João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de Março de 1830 — Lisboa, 11 de Janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda hoje utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.


A obra de banda desenhada João de Deus – A Magia das Letras, de José Ruy, é apresentada amanhã, 10 de Março, no âmbito da comemoração do 184.º aniversário de João de Deus. A apresentação, a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, decorre pelas 16:30 horas, no Museu João de Deus, em Lisboa. 

Este é um duplo lançamento, das versões em português e em mirandês, João de Deus – La Magie de Las Letras, com tradução de Amadeu Ferreira e a colaboração de António Cangueiro.

Uma das curiosidades do livro, segundo José Ruy: “O desenho que ele [João de Deus], no meu livro, faz da menina protagonista no meu argumento, é autêntico, e junto-o também. É a partir dele que desenvolvo o enredo e a trama que leva ao desfecho, a entrega desse desenho no Museu João de Deus, no final da história.”

A "menina" de João de Deus

A prancha em que o poeta desenha a "menina"...


Desenhos de João de Deus, que nos foram enviados por José Ruy:



_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page