domingo, 13 de agosto de 2017

DESENHAR EM CIMA DA CONSERVA LIVRO DE TIRAS


DESENHAR EM CIMA DA CONSERVA
LIVRO DE TIRAS 

Nuno Saraiva
Susana Carvalhinhos
Lord Mantraste
João Maio Pinto
Pedro Brito
Pierre Pratt
Cristina Sampaio
Dileydi Florez
Pedro Lourenço
Alberto Faria 
André Carrilho

A Abysmo, de João Paulo Cotrim enviou-me este livrinho editado com a chancela Arranha Céus e apoiado pela Conserveira de Lisboa, Município de Setúbal e Festa da Ilustração de Setúbal - É Preciso Fazer um Desenho? Agradecendo desde já a J.P.Cotrim e à Abysmo, aqui fica o texto de introdução de Tiago Ferreira e algumas imagens.

BOAS IDEIAS
Tiago Cabral Ferreira

O que fazer quando se tem 5x1 metros de preto onde dar vida? Este foi o desafio que se nos deparou. A Conserveira de Lisboa tem tido nos últimos anos uma relação muito próxima com o mundo das artes e, naturalmente, surgiu a ideia de pintar, desenhar, ilustrar esse espaço. A ilustração tem sido, um pouco, um parente pobre nas artes plásticas, embora em Portugal haja artistas fantásticos e reconhecidos internacionalmente. Ao reconhecer esse trabalho de excelência a primeira decisão estava tomada.

Propor a alguns destes senhores ilustrar a nossa fachada todos os meses durante um ano.

Foi com esta pequena ideia no bolso que nos reunimos com a Arranha-céus para nos ajudar neste projecto. Combinámos uma reunião, pela tarde, num pequeno restaurante lisboeta e à medida que a conversa e algumas cervejas fluíam o projecto foi ganhando corpo. Porque não editar um livro com as ilustrações? Boa. Onze ilustrações não chegam para um livro. Porque não propomos fazerem uma pequena banda desenhada para acompanhar a ilustração? Boa. Porque não fazer um cadáver esquisito com as bandas desenhadas? Boa. Com os painéis podíamos fazer uma exposição? Boa. Por volta da hora de jantar estava criado o projecto Desenhar por cima da conserva. Depois foi um ano ao ritmo bom e mensal de um desenho ao vivo, no Mercado da Ribeira. Uma festa que passou depois por Setúbal, pelo Museu do Trabalho, no âmbito da Festa da Ilustração, com todos os trabalhos expostos pela primeira vez. Boa. Agora fez-se livro para abrir ainda mais os apetites. Boa.


O livrinho contém as biografias dos autores.

________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page