terça-feira, 16 de abril de 2019

INCÊNDIO DA CATEDRAL DE NOTRE DAME EM PARIS EM CARTOONS




INCÊNDIO DA CATEDRAL 
DE NOTRE DAME EM PARIS 
EM CARTOONS 
ALGUNS PROTAGONIZADOS 
PELO CÉLEBRE CORCUNDA... 

UM POUCO DE HISTÓRIA 

Foi há 674 anos, em 1345, que a construção da catedral de Notre Dame foi dada como completa, tendo durado 182 anos.

Tudo começou em 1163, quando Luís VII ocupava o trono da França. O nome da catedral, “Notre Dame”, significa Nossa Senhora, uma vez que o edifício é dedicado à Virgem Maria, mãe de Cristo. Localizado na Ile de La Cité, na capital francesa, e rodeado pelo rio Sena, o próprio local onde o edifício foi construído já era anteriormente associado ao culto religioso: foi aqui que os celtas terão realizado algumas cerimónias e, mais tarde, os romanos ergueram um templo de devoção ao deus Júpiter.

Ainda antes de a catedral de Notre Dame ser construída, já existia neste espaço uma das primeiras igrejas do Cristianismo francês, a Basílica de Saint-Etienne. Depois da demolição desta igreja, a construção da catedral foi apoiada por Luís VII e várias classes sociais francesas contribuíram monetariamente para a sua edificação. Os primeiros arquitectos da catedral foram Pierre de Montreuil e Jean de Chelles, mas ao longo dos anos a catedral foi sendo modificada de acordo com as épocas.

O objetivo da construção desta catedral, mandada edificar pelo Bispo Maurice de Sully, era aproveitar as novas técnicas de construção para erguer um templo de grandes dimensões, que demonstrasse o poder francês. A primeira pedra foi lançada na presença do Papa Alexandre III, que, como explica o Vaticano, visitou Paris entre 24 de março e 25 de abril de 1163. A estrutura foi terminada em 1182, após duas décadas de construção, tendo o altar principal da igreja sido consagrado em 19 de maio desse ano por Henri de Château-Marçay, enviado pelo Papa Lúcio III para o efeito.

OS CARTOONS QUE FORAM CIRCULANDO 
PELO TWITER DURANTE ESTA NOITE ATÉ AGORA


















Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page