quarta-feira, 10 de abril de 2019

VI MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL NA ANADIA Com os autores Bruno Brindisi e Roberto De Angelis



VI MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL NA ANADIA 

Com os autores Bruno Brindisi e Roberto De Angelis



Depois dos enormes sucessos ocorridos com as Mostras dos anos anteriores, sempre com o Museu do Vinho Bairrada como palco privilegiado, a direcção do Clube Tex Portugal vem, uma vez mais, apresentar a todos os fãs e coleccionadores da personagem Tex, assim como aos amantes da banda desenhada e ao público em geral, mais uma Mostra do Clube Tex Portugal.

Assim, nos próximos dias 27 e 28 de Abril, realizar-se-à a 6ª Mostra, a qual contará novamente com a presença de dois conceituados desenhadores italianos. Desta vez Bruno Brindisi e Roberto De Angelis, dois talentos que recentemente começaram a trabalhar na nova série do jovem Tex Willer, marcarão presença no evento bairradino, o qual, à semelhança dos anos anteriores, apresentará duas mostras pessoais dos próprios autores, através da exposição de várias pranchas das suas histórias realizadas para Tex.

De referir que cada um dos autores italianos, como forma de agradecimento por este convite português, desenhou uma magnífica ilustração exclusivamente para o evento de Anadia, numa tradição já habitual e que ocorre sempre que um autor de Tex nos visita, registando, deste modo, a sua passagem por Portugal.

A mostra regressa assim a Anadia, fixando-se definitivamente na capital da Bairrada, devido ao interesse e apoio da autarquia, disponibilizando novamente o Museu do Vinho para a realização de mais esta Exposição Texiana.

Roberto de Angelis

Napolitano de nascimento (16 dezembro 1959), salerlitano de adoção, Roberto De Angelis inicia a sua carreira em 1983, quando se junta a um grupo de jovens autores que vão criar o fanzine Trumoon. Nas suas páginas será publicado L’Uomo di Lisa, o que lhe vai valer um contrato com o estúdio de Dino Leonetti que comissiona algumas histórias para as Edizioni Cioè. Na segunda metade dos anos 1980, De Angelis, Brindisi, Coppola e Siniscalchi dividem um apartamento, onde vão criar o Trumoon Studio. Em 1987, De Angelis encontra Ade Capone, com quem realizará Kor One, quase um prelúdio de Nathan Never. Ao mesmo tempo, colabora com o Studio Leonetti e realiza histórias para Tilt e Boy Comics. Entretanto, as Edizioni ACME procuram novos talentos e o Trumoon Studio é contratado em bloco. São tempos de fervor criativo que vão acabar por levar De Angelis a ser admitido na Sergio Bonelli Editore, onde vai trabalhar em Nathan Never e revelar-se como um dos desenhadores de ponta da série de Serra, Medda e Vigna, cabendo-lhe a honra de ser o autor do número promocional (zero) e dos primeiros Speciale Nathan Never, Almanacco della Fatascienza e Nathan Never Gigante, assim como se torna capista da série a partir do #60 até ao #249. Na SBE desenha também Legs Weaver, Caravan e uma história para o Dylan Dog Color Fest. Estreia-se em Tex em 2004, desenhando o álbum gigante Ombre nella notte, um registo em tudo diferente de Nathan Never, e que acabará por ficar atravessado na garganta do autor, que o considera mesmo um fracasso, nunca escondendo o desejo de poder redimir-se. A ocasião surge em 2015, durante o Festival de Lucca, quando se encontra com Mauro Boselli e lhe pede para desenhar uma história curta de Tex, o que acabará por se concretizar em 2016, quando vai receber um argumento de 248 páginas para a nova coleção Tex Willer, centrada na juventude do herói.


__________________________________________________________

Bruno Brindisi

Oriundo de uma família de artistas, Bruno Brindisi nasceu em Salerno em 1964, comuna italiana onde ainda reside. Autodidata, com apenas dezanove anos fundou em 1983 a chamada Scuola Salernitana com Roberto De Angelis e Luigi Siniscalchi, com quem publicou a revista amadora Trumoon. A sua carreira profissional começa em 1986, desenhando histórias eróticas para a Blue Press e a Ediperiodici e, mais tarde, para as Edizioni Cioé e Edizioni ACME. Em 1990, com apenas vinte cinco anos, entra na Sergio Bonelli Editore, desenhando alguns episódios de Nick Raider, até entrar na equipa de Dylan Dog, série onde se vai estrear com a aventura Il Male, escrita por Tiziano Sclavi. Em 2002 começa a trabalhar em Tex, desenhando o Texone I predatori del deserto, termina na série mensal Muddy Creek, uma aventura que Vincenzo Monti deixara incompleta devido ao seu falecimento, e inaugura o Color Tex com a história E vienne il giorno. Em 2012, desenha Il segreto di Diabolik, por ocasião dos cinquenta anos desta série. Ainda na Bonelli desenha La rivolta dei Sepoy, um episódio de Le Storie escrito por Giuseppe De Nardo, e o primeiro número de Brad Barron, mini série de Tito Faraci. Ao mesmo tempo, trabalha para o mercado francófono com a Humanoides Associés na série Novikov. Em 2015, foi galardoado com o prémio Romics d’Oro, mas antes, entre 1993 e 2012, já tinha vencido inúmeros prémios e reconhecimentos pelo seu trabalho, nomeadamente o Comicon 2003, onde foi classificado como “… um jovem de qualidades técnicas e artísticas de elevado nível. Pela sua capacidade de descrever e evocar pesadelos e sonhos, paisagens reais e fantásticas, colocando o seu estilo ao serviço da aventura e da diversão”.





Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page