8 - MAPA GERAL DE TODOS OS ENCONTROS DA TERTÚLIA BD DE LISBOA

DESDE 3 DE JUNHO DE 1985 ATÉ À ACTUALIDADE

Este Mapa Geral de Todos os Encontros da Tertúlia BD de Lisboa, de 1985 até à actualidade nasceu devido às arrumações que comecei a fazer no atelier. Encontrei duas caixas de arquivo com grande quantidade de material da Tertúlia, reunido ao longo dos anos, com Programas, Folhas Volantes, Tertúlia BDzines, etc... Comecei a listar tudo no computador e surgiu-me a ideia de fazer este Mapa. Com a ajuda de uma calendarização dos Encontros, que Leonardo De Sá me forneceu, juntamente com as listagens de Homenageados e Convidados Especiais, que Geraldes Lino tem actualizado regularmente, consegui reconstruir o historial da TBDL desde o seu inicio. Realizei ainda uma listagem de todos os TBDzines e Folhas Volantes , com descrição dos conteúdos de cada item.

A primeira coluna deste mapa assinala as fotos que tenho em arquivo digital – a verde – a gradação da cor depende da quantidade fotos arquivadas, sendo o verde mais escuro os casos em que tenho quantidade considerável de fotos. Só comecei a fazer fotos em suporte digital a partir de 2003, mas devo ter fotos de datas anteriores em suporte de papel. 
A cor azul nesta mesma coluna assinala as fotos de Álvaro nos Encontros em que não estive presente. 
As linhas assinaladas a cor-de-rosa assinalam a falta de informação sobre o Encontro, inclusive a data. Espero informação de Geraldes Lino para completar as informações desses Encontros.
Junto algumas imagens e fotos significativas, para "dar cor" à listagem.

Claro que além de faltarem os dados assinalados que, uma vez na minha posse serão acrescentados, o mapa será actualizado à medida que forem realizados os novos Encontros.

Evolução do Programa dos Encontros da TBDL, em formato A5

Evolução do Tertúlia BDinforzine #1 (79º Encontro, 7Janeiro1992), em formato A4 - que passou a designar-se Tertúlia BDzine, a partir do #6, no 132º Encontro, de 4Junho1996
Folha Volante #1 - 151º Encontro, 6Janeiro1998

Com o objectivo de financiar o jantar do Homenageado(a) e do Convidado(a) Especial, estabeleceu-se que os tertulianos ofereceriam livros de BD, revistas, cartazes, prints e mesmo originais, ou outros objectos relacionados com a banda desenhada, que seriam sorteados entre todos os participantes de cada Encontro, mediante rifas vendidas no final do jantar. Depois de organizado o processo de atribuição das rifas por cada objecto, é relizada a distribuição aos contemplados. Esta foto mostra Geraldes Lino a exibir um cartaz que foi atribuido a determinado(a) tertuliano(a).

Folhas Volantes #100 e #101 - 234º Encontro, 6Julho2004 - a certa altura as FV passaram a sair aos pares com duas tonalidades de verde, uma com recortes de imprensa sobre BD e outra com BDs publicadas na imprensa

258º Encontro - 29Abril2006 - I Tertúlia de Lisboa em Beja - durante o 2º Festival Internacional de BD de Beja


Comicjam - 288º Encontro - 5Agosto2008 - Homenagem a Zé Oliveira

313º Encontro – 3Agosto2010 – Palestra do Convidado Especial João Sequeira
"Desenhos em toalha-de-mesa" a mais frequente actividade dos tertúlianos durante os Encontros. A certa altura Geraldes Lino passou a reunir estes desenhos, possuindo assinalável colecção. No 26º Amadora BD (2015), a exposição "30 anos da Tertúlia BD de Lisboa" foi realizada com base nessa colecção.


Desenho de Nuno Duarte

Exposição 30 Anos da Tertúlia BD de Lisboa, no XXVI Amadora BD de 2015

388º Encontro, 4Outubro2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page