segunda-feira, 23 de maio de 2011

LANÇAMENTOS NO VII FIBDBEJA'2011 (I): REVISTA ZONA GRÁFICA #2

Começam a surgir referências aos lançamentos que vão ocorrer durante o primeiro fim-de-semana
do VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. 
Começamos pela revista ZONA GRÁFICA 2. 

Informamos desde já os eventuais interessados, que o BDjornal #27 (também a ser lançado no VII FIBDB) contém entrevistas com Fil e André Oliveira sobre o Projecto Zona!!!

Aqui fica o material recebido:

Capa de Pedro Carvalho

A Zona Gráfica 2 surge um ano após o lançamento da sua antecessora: a Zona Gráfica que foi lançada em dois volumes, um a cores e outro a preto e branco, no ano passado.

Este novo número será apresentado no Festival de BD de Beja, evento que está ligado ao “pontapé de saída” do projecto Zona em 2009, com a chegada da Zona Zero.

São, desta vez, 68 páginas a preto e branco sem um tema específico mas com várias técnicas e abordagens gráficas. A capa é de Pedro Carvalho, assim como a entrevista desta edição, e além de autores já habituais conta ainda com outros que fazem a sua estreia, muitos deles brasileiros.

FICHA TÉCNICA

Zona Gráfica 2: 27 x 19 cm;
capa a cores, com badanas;
68 pág. impressas P&B;
Maio 2011; PVP: 9€.
www.zonabd.blogspot.com
zona.bd@gmail.com

O projecto Zona foi fundado em 2009 e tem como objectivo principal o desenvolvimento e divulgação de banda desenhada e ilustração em Portugal. O projecto encontra-se no entanto aberto a participações de outras expressões artísticas, tais como fotografia ou prosa, por exemplo.

Este projecto tem contado com um amplo leque de colaborações de autores Portugueses e também com participações internacionais oriundas do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Espanha. Um dos objectivos principais é dar a conhecer novos autores, disponibilizando uma plataforma que permita dar maior visibilidade ao seu trabalho.

A Zona é actualmente editada por André Oliveira, Fil e Miguel Peres, através da Associação Tentáculo, uma associação cultural com o objectivo de apoiar este e outros projectos, oficializando assim um caso de sucesso de colaboração entre autores.


ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO

Inaugurada em Julho de 2010, a Associação Tentáculo, de cariz artístico e cultural, tem vindo a albergar e motivar o plano de jovens criadores de banda desenhada e ilustração na criação de novos suportes e desafios de exposição comercial. Impulsionado pelo Projecto Zona, uma revista de banda desenhada e ilustração participante em variadas exposições nacionais, reuniu uma bolsa de artistas nacionais e internacionais que têm vindo a fundamentar um avanço criativo e de colaboração entre amigos e desconhecidos movidos pela mesma missão: criar até cair.

associacaotentaculo@gmail.com


___________________________________________________________

1 comentário:

  1. Obrigado pela divulgação no blog e no BD Jornal! Vemo-nos em Beja. Abraço.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page