VINHO DA NIEPOORT COM BD NOS RÓTULOS APRESENTADO NO FESTIVAL MAB
E ONDE SE RECORDA UM TEXTO
DE RUI FALCÃO (NO BDpress #106)
SOBRE A MESMA MATÉRIA
Já em Janeiro de 2010 apresentávamos no Kuentro – (ver em http://kuentro.blogspot.pt/2010/01/recortes-de-imprensa-106-vinhos-rotulos.html) num BDpress #106 – VINHOS: RÓTULOS NAS GARRAFAS DESENHADOS POR CARTOONISTAS... CONTRA A CRISE – uma ideia da apresentação de cartoons em rótulos de vinho tinto da região do Porto, que remontava, pensámos na altura, a 2005, com cartoons de Luís Afonso.
Uma visita ao site da Niepoort e dos seus vinhos “Fabulosos” contou-nos que a história já vem de 2002...
______________________________________________________
Leiam este pequeno texto do site da Niepoort (http://www.niepoort-vinhos.com/pt/fabulous/):
“FABULOSOS” TINTO E BRANCO
Após termos criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual demos o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano”, ”Fabelhaft”… são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados Diálogo Branco 2010 e Fabelhaft Branco.
______________________________________________________
Mas Rui Falcão, o articulista do texto referido no início deste post, recortado do suplemento Fugas, do jornal Público, rematava perguntando: Será possível fazer algo semelhante com o Vinho do Porto?
Parece que ainda não foi desta que a coisa atingiu o Vinho do Porto, embora durante o MAB tenha sido servido um Vinho do Porto de Honra (também da Niepoort) com rótulo criado por Regina Pessoa, mas apenas o vulgar Tinto, ao que nos parece. Se nessa altura se divulgava o vinho de 2005, 2006 e 2007, designado Diálogo Douro, com os tais cartoons de Luís Afonso, que recordamos mais abaixo, a empresa, a Niepoort, apresentou a mesma ideia este ano durante o Festival MAB, com vinhos de 2010, agora designados Drink Me Douro, embora com BDs de autores não portugueses.
Rótulo do Porto Niepoort Ruby Dum, criado por Regina Pessoa
(foto pescada no blogue Leituras de BD)
O que fica, para além da ideia da BD e Cartoon em rótulos de garrafas de vinho é que a crise não é só de agora, como podemos verificar pelo excelente texto, como sempre, de Rui Falcão, para o qual recomendo a releitura, uma vez que também explica esta estratégia, ao que parece internacional, de desenhos nos rótulos das garrafas.
___________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário