sábado, 2 de setembro de 2017

REPORTAGEM DO 399º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – 5 SET 2017

REPORTAGEM DO 
399º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
5 SET 2017

CONVIDADO ESPECIAL
FÁBIO VERAS

Geraldes Lino by Fábio Veras



Fábio Veras

Nasceu a 1997, em Lisboa. Desenha desde que se lembra. No ensino primário, costumava rabiscar os seus personagens preferidos com os seus colegas. O seu particular gosto no desenho verifica-se quando os seus amigos da escola deixam de desenhar com tanta frequência, enquanto este se mantém um desenhista assíduo.

Levara, muitas vezes, raspanetes dos professores por desenhar nos cadernos e nas mesas.

Foi a partir do 6º ano de escolaridade que a banda desenhada seria o seu propósito na vida, apesar de antes já se ter familiarizado com as revistas tanto da Marvel e DC, como das revistas franco-belgas, Asterix, Tintin, Lucky Luke e Marsopilami, da revista Spirou, são algumas delas.

As suas influências são aos montes mas alguns artistas terão tido mais presença no seu percurso até agora, como Dave Mckean, Mike Mignola, Jeffrey Jones, Victor Ambrus, Artem Krepkij, Dino Battaglia, Sergio Toppi, Nicolas Nemiri, Moebius, e muitos outros.

Até o ano de 2015, não muito se teria passado se não, o percurso normal de um estudante obcecado pelos seus sonhos, até que finalmente começa a frequentar a licenciatura no curso de Desenho na faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Nesse mesmo ano, prossegue com alguns dos seus projetos até então bem guardados na gaveta, entre eles, uma BD em plataforma online.

Entre os restantes trabalhos, conta-se a participação no concurso nacional de banda desenhada do AmadoraBD, no qual foi o 1º colocado; a participação com uma BD de prancha única para a CoopAzine no âmbito da mostra Internacional de fanzines de Paio Pires; a contribuição com uma história inédita de 4 pranchas, intitulada “Eu mato Super-Heróis” no blogue de divulgação e crítica “DivulgandoBD” e mais recentemente a elaboração de uma BD para a edição nº5 da revista H-alt assim como a capa da edição especial deste ano.

Os projectos para o futuro já são muitos. Por agora ainda não serão divulgados mas prometem-se várias novidades nos próximos anos.

Contactos e webpages:
https://www.instagram.com/fabioveraz/
fabio97veras@gmail.com
___________________________________________________________

COMIC JAM 

Autores participantes no comic jam:
1 - Fábio Veras
2 - Ana Saúde
3 - André Carvalho
4 - Laura Sofia Lampreia
5 - Vicky Kurmayeva
6 - Filipe Duarte

FOTOS
(de Álvaro)
























  




_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page