quarta-feira, 8 de maio de 2019

INDEH UMA HISTÓRIA DAS GUERRAS APACHE - UM LIVRO FABULOSO


INDEH
UMA HISTÓRIA DAS GUERRAS APACHE
De Ethan Hawke (argumento) e Greg Ruth (ilustração)
Edição G.Floy 

Mais uma surpresa editorial na área da banda desenhada, este romance gráfico Indeh, de Ethan Hawke e Greg Ruth! Desta vez numa edição da G.Floy. Não só pelo luxuoso volume de 240 páginas, com o formato de 222 x 283 x 24 mm, encadernado com capa dura, mas também e sobretudo, pela qualidade da impressão, difícil de conseguir devido às várias tonalidades dos cinzas e pretos do desenho portentoso de Greg Ruth, com um traço vivo e contrastante nos primeiros planos, esfumando-se nos planos seguintes, mas sem nunca perder os pormenores. O desenho parece-me realizado com lápis de carvão, complementado em alguns casos com tinta negra. Excelente!!! O preço, 22,00 €!

Deixo aqui um comentário de José Ruy sobre a técnica de desenho de Greg Ruth:

"Concordo que este trabalho de desenho é excelente, como o meu amigo afirma. Mas parece-me ser realizado com caneta Flow-Master. No último desenho publicado neste post, a cabeça do cavalo e as roupagens são conseguidas com «traços» em estrias, que são muito próximos a esta caneta. Tem um depósito interior, recarregável, com uma tinta líquida à base de Xilol e com uns bicos de feltro, de várias medidas. É de origem inglesa e apareceu em Portugal nos anos 60 do século XX. Durante cerca de duas décadas fiz muitos desenhos com essa caneta, mas os aparos foram-se gastando e desapareceram do mercado. Ainda a tenho, e alguma tinta. Havia em negro e sépia.
Junto dois exemplos dos meus desenhos, e repare como parecem ter sido feitos a carvão ou lápis Pit.
Os fundos em meia tinta, podem realmente ser feitos com esfuminho e lápis carvão."


UM PREFÁCIO APACHE 

A cultura Apache é muito complexa. É uma mistura profunda de crenças, cerimónias, percepção, estratégias de sobrevivência e hábitos sociais que beneficiam a tribo ininterruptamente.

Durante várias décadas, a cultura popular americana tentou falar por nós (Apaches) através de filmes, livros e televisão. Muitas vezes, essas histórias acabaram por ser apenas estereótipos, tragédia, comiseração, selvajaria ou exploração. Neste livro, investigado e criado por Ethan Hawke e Greg Ruth, a história da luta pela independência dos Apache Chiricahua é contada de novo, mas do raro ponto de vista dos Apaches, tornando este livro único na sua criação e propósito.

Da morte da família de Gerónimo à captura de Cochise durante uma trégua ou à decapitação de Mangas Coloradas por desporto e "ciência", Indeh não esconde nada dando ao leitor um relato honesto da História desesperada e sangrenta vivida pelos Apaches, de 1860 até a rendição de Gerónimo.

Indeh ganha vida nas pinceladas fluidas que capturam a imediatez do sofrimento dos Apaches, pintando um retrato vívido de um povo cuja vida foi virada do avesso e que foi forçado a ser corajoso, determinado, e a viver em guerra, em com isso deixar de ser muito humano.

O que motiva as pessoas a lutar contra a nação mais poderosa e tecnicamente avançada do mundo? As pessoas assume que foi a violência selvagem apenas pela violência como muitos filmes de Hollyood interpretaram. A cultura popular quer fazer-o acreditar que a nossa mobilidade inata nos impeliu para os caminho da violência.

Na realidade, sempre que uma qualquer cultura no mundo vê o seu estilo de vida ameaçado, luta ferozmente para o preservar.

As tribos e bandos Apache não eram diferentes. O povo Apache não era composto por ladrões inconscientes ou nómadas delirantes, como a antropologia quer que acreditem, mas era sim um povo levado ao limite da violência vezes sem conta devido a cobiça, ao engano e ao frio e flagrante racismo da época. Indeh traz-nos um olhar compreensivo às difíceis circunstâncias que o povo Apache enfrentou numa era tumultuosa. O que o Ethan e o Greg fizeram aqui foi apresentar-nos isto a todos de uma forma nova e única, com a esperança de nos dar um entendimento mais vasto desses tempos, assim como dos nossos, hoje.

A xenofobia hoje em dia está pior que nunca. Espero que esta história verdadeira das Guerras Apache sirva não apenas para educar e trazer compreensão sobre culturas diferentes e direitos humanos, mas também que forneça um maior sentido da responsabilidade histórica que devemos todos assumir nas decisões que tomamos, agora e de futuro.

Douglas Miles
www.apacheskateboards.com

Douglas Miles Sr. vive e trabalha na San Carlos Apache Nation. O seu pai, David Miles, nasceu na White Mountain Apache Nation, e a sua mãe na San Carlos Apache Nation, no Arizona. Para além de ter criado a Apache Skateboards, a primeira empresa de skates pertencente a um nativo, Douglas tem dado destaque ao ethos dos Apache como pintor, realizador, e orador, partilhando as suas experiências como artista nativo nos Estados Unidos. É também um grande artista plástico, muralista, realizador e orador, e dirige a Equipa Apache de Skateboard. 








___________________________________________________________

«Este fabuloso romance gráfico mostra-nos todo o orgulho e a nobreza de um povo cuja cultura está emprenhada de ritos, crenças, regras sociais e mesmo da astúcia necessária para sobreviver. Longe dos clichés da mitologia Holywoodesca, Indeh coloca-se com empatia no lugar do índio americano, algo que ainda hoje parece ser raro nos Estados Unidos.»

Le Figaro
________________________________________________________________


O ano é 1872, na nação Apache, uma região dividida por décadas de guerra. Goyahkla, um jovem guerreiro, perdeu a sua família e todos os que alguma vez amou. Mas, depois de uma visão, vai pedir ao chefe Apache Cochise que o deixe comandar um ataque contra a vila Mexicana de Azripe. Será esta manifestação feroz de coragem que irá transformar o jovem Goyahkla no famoso herói índio Gerónimo.

Os índios Apache iriam combater os seus inimigos, as forças do Exército Americano, ao longo de décadas, perdendo aqueles que amavam, tentando salvar as terras dos seus antepassados e a sua cultura, até estarem reduzidos a chamarem-se a si próprios "lndeh", ou "aqueles que estão mortos".

INDEH captura a narrativa riquíssima de nações em guerra – contada pelos olhos de Naiches, filho do chefe Apache Cochise, e de Gerónimo, dois homens que procuraram encontrar a paz e o perdão neste conflito, e revela-nos também o tremendo custo espiritual e emocional das Guerras Apache.

Fruto de investigações exaustivas, INDEH permite-nos aperceber de maneira notável as diferenças culturais, o horror da guerra, a busca pela paz, e, em última instância, a vingança, nesta grande saga. 

Os Apaches deixaram uma marca indelével na nossa percepção do Oeste Americano, e INDEH mostra-nos porquê.


ETHAN HAWKE
Actor, realizador e argumentista famoso, bem como romancista, com três livros publicados. Apareceu em mais de quarenta filmes, e foi já nomeado para Óscares, para um Tony Award e um Drama Desk Award.


GREG RUTH
Ilustrador e autor premiado de banda desenhada, que trabalha em comics desde 1993, tendo também ilustrado inúmeros livros infantis.

Formado pelo Instituto Pratt (Charles Pratt, não Hugo) e por um artista premiado, Greg Ruth trabalha com banda desenhada (comics) desde 1993 e publicou trabalhos para o New York Times, a DC Comics, Paradox Press, Fantagraphics Books, Caliber Comics, Dark Horse Comics, The Matrix, Harper Collins, Hyperion, Macmillan e Simon and Schuster. Greg ilustrou inúmeros livros infantis e romances, incluindo Nosso Espírito Duradouro (com o Presidente Barack Obama), Um Guia de Piratas para o Primeiro Grau (com James Preller), Papagaio Vermelho, Papagaio Azul (com Ji Li Jiang) e As Aventuras Secretas de Jack London: The Wild (com Christopher Golden), só para citar alguns. Greg retornou recentemente à banda desenhada com um incrível trabalho de capa no Alabaster: Wolves para a Dark Horse Comics e uma capa de Fables para a Vertigo Comics. E, para descansar, Greg lançou recentemente romances gráficos incríveis como INDEH (com Ethan Hawke) e The Lost Boy: The Woodland Chronicles. As ilustrações e capas de livros de Greg receberam muitos elogios e, recentemente, o Gold Spectrum Award de 2018, na categoria "Publicidade", pelo seu trabalho com a Criterion. 



  

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page