quarta-feira, 1 de maio de 2019

WORLD PRESS CARTOON 2019 CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSOS CALDAS DA RAINHA


WORLD PRESS CARTOON 2019
CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSOS
CALDAS DA RAINHA
_______________________________________

Inaugura a 4 de Maio 
71 novos autores, 900 caricaturas, e “demasiado Donald Trump” na edição de 2019 

O júri analisou "900 caricaturas e desenhos, oriundos de 68 países" e sublinha que há entrada de 71 novos artistas. Donald Trump é um dos mais visados. Vencedores serão conhecidos a 4 de maio.

O World Press Cartoon, o maior certame do género realizado em Portugal, recebeu este ano 900 caricaturas e desenhos de 68 países e tem a concurso 71 novos autores, já revelou o júri do evento.

A “abertura da convocatória [para a entrega de trabalhos] mais cedo” e o facto de o certame ser, pelo segundo ano, “aberto à internet” justificaram, segundo o organizador e presidente do júri, António Antunes, o aumento dos desenhos a concurso na edição 2019 do World Press Cartoon (WPC).

O júri, reunido nas Caldas da Rainha, analisou “900 caricaturas e desenhos, oriundos de 68 países”, entre os quais, sublinhou o cartoonista, “figuram 71 novos autores”.

O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, manteve-se como a figura mais caricaturada nesta edição em que temas como “a Síria, os refugiados e o Brexit” voltaram a marcar presença” e que “reflecte as questões que têm enchido as televisões e os jornais”, contando, entre as novidades, com trabalhos sobre “os coletes amarelos” que protagonizam os protestos em França.

A concurso estão desenhos nas categorias de Editorial, Caricatura e Desenho de Humor – publicados entre os dias 1 e 31 de dezembro de 2018 em jornais e revistas de periodicidade regular e venda ao público, ou em publicações ‘online’ profissionalizadas, de reconhecida natureza jornalística.

Os melhores desenhos e cartoons foram, nesta reunião de trabalho, seleccionados pelo júri que integra, para além do organizador, António Antunes, ainda os cartoonistas Manuel Peres (Portugal), Maria Picassó (Espanha), Óscar Grilo (Argentina) e Cássio Loredano (Brasil). “Um trabalho hercúleo”, disse à agência Lusa Manuel Peres, destacando “o papel do júri” na escolha dos trabalhos que marcam o certame que define como “um acontecimento universal trazido a Portugal” pela organização do evento.

As caricaturas, cartoons e desenhos submetidos a concurso demonstram como “em distintas partes do mundo se vêem os mesmos fenómenos, às vezes até um fenómeno local, mas que passa [na imprensa] em todos os lugares”, sublinhou Maria Picassó.

Para a catalã, a edição deste ano fica marcada por “demasiado Trump” caricaturado num mundo onde “é preciso não esquecer que há muitos mais malvados para trazer à luz”.

Os cartoons vencedores da edição 2019 vão ser conhecidos no dia 4 de maio, numa gala este ano antecipada “para tentar captar os alunos das escolas para a exposição” que ficará, após a entrega dos prémios, patente no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

O World Press Cartoon realiza-se nas Caldas da Rainha desde 2017, ano em que o certame foi relançado após uma paragem em 2016, por falta de apoios financeiros ao evento que entre 2005 e 2015 se realizou em Sintra.

De acordo com o website do World Press Cartoon, “todas as caricaturas publicadas no ‘Cartoon Movement’ são elegíveis ao concurso. Um dos vencedores do ano passado foi, de facto, um desenho publicado no ‘Cartoon Movement'”. 

Veja a nossa fotogaleria para conhecer algumas caricaturas e desenhos em https://worldpresscartoon.com/pt/galeria/

António Jorge Gonçalves

Nardi

Bonil

Maia

Gatis Sluka

Vasileios Papageorgiou

Vasileios Papageorgiou

CCC - Centro Cultural e de Congressos - Caldas da Rainha




Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page