quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

ANDRÓMEDA ou O LONGO CAMINHO PARA CASA

ANDRÓMEDA
ou 
O LONGO CAMINHO PARA CASA 
Argumento e ilustrações 
de ZÉ BURNAY 


“Onírico. Ao mesmo tempo belo e perturbador.”
- Mike Mignola

Jornada do herói que acompanha um estranho nómada perdido numa viagem entre o iniciático e o surreal, Andrómeda é também a crónica de um regresso a um destino simultaneamente desejado e desconhecido, através de uma paisagem pós-apocalíptica ou perdida na antiguidade. Uma obra-prima da banda desenhada portuguesa, que mergulha o leitor no imaginário do seu autor, feito de mitos e lendas, terror, simbolismo e aventura.

Originalmente publicado em formato comic, em dois capítulos, Bugonía (2016) e Uma Casa no Horizonte (2017), e comercializado em festivais e vendas online em língua inglesa, a obra de Zé Burnay, enriquecida com um novo capítulo, A Nossa Mãe, a Montanha, foi editada em inícios de 2019 numa versão inglesa (Andromeda or The Long Way Home), que rapidamente se esgotou. É com orgulho que A Seita apresenta esta magnífica banda desenhada numa edição luxuosa em português, que inclui também o caderno de extras, esboços, etc... originalmente publicado na versão inglesa, e uma série de ilustrações de autores convidados, entre os quais várias inéditas de portugueses. Entre os autores incluídos podemos citar Mike Mignola, fã de longa data da obra de Zé Burnay, mas também ilustrações de Artyom Trakhanov, Matt Smith, Aaron Conley, entre outros, e dos portugueses André Caetano, André Pereira, Jorge Coelho e Mosi. Músico e compositor, Zé Burnay criou também uma banda sonora de música ambiente que acompanha o livro, para proporcionar uma experiência de leitura mais imersiva, que os leitores poderão ouvir aqui: andromedamusic.bandcamp.com/









O que a crítica diz:

“São questões que começam por ser simples, de início, mas, à medida que o comic avança, vão-se tornando maiores, e o livro vai ganhando contornos semelhantes aos de um sonho, por vezes um pesadelo. Burnay tem claramente um universo imenso dentro da sua mente, e quero muito poder explorá-lo à medida que ele o passa a papel.”
Mark Tweedale - www.multiversitycomics.com

Andrómeda é como um pedaço de nougat... o nosso paladar está sempre a ser surpreendido e abalado de cada vez que trincamos um dos seus frutos nutritivos, crocantes, saborosos, com travo a madeira, ricos e untuosos, mas bem duros.”
Pedro Vieira de Moura - yellowfastcrumble.wordpress.com

128 páginas, preto e branco, capa dura, formato 19 x 28,50 cm, (c/sobrecapa)
ISBN 978-989-54574-2-7
PVP: 18€
Link para baixar capa e imagens do interior: https://898tdj.s.cld.pt
Site do autor: http://zeburnay.com

Zé Burnay 

[n.1991] faz banda desenhada desde (praticamente) sempre mas só desde 2010 é que começou a publicar o seu trabalho e a dedicar mais tempo a desenvolver trabalhos na área.
Estudou design gráfico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e actualmente trabalha em Ilustração.
Conta com participações em vários fanzines e antologias de BD portuguesas (entre elas o Mesinha de Cabeceira) e actualmente auto-edita o zine Doom Mountain.
As suas principais inspirações são Mike Mignola, Heavy Metal e o filmes de terror dos anos 30 aos 70.

Actualmente divide o seu tempo entre ilustração freelance, projectos pessoais de banda desenhada e a produção de música ambiente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page