segunda-feira, 26 de julho de 2010

BDpress #149: BANDA DESENHADA EM ANGOLA – RECORTE VIRTUAL

Quando comecei com o BDjornal, em 2005, tentei procurar pistas sobre o que se fazia em Banda Desenhada nos países ditos lusófonos e só encontrei referência a Sérgio Piçarra e o seu Jornal do Mankiko, de Luanda. Entre 2005 e 2009 ainda mantive alguma correspondência com o Sérgio Piçarra e penso que ele me enviou um exemplar do “Jornal do Mankiko”, mas depois soube que ele a dada altura desistiu do projecto Mankiko e passou a dedicar-se apenas à profissão de designer gráfico e… cartoonista residual. Actualmente mantém um site sobre sobre a BD angolana.


Com a abertura da página do BDjornal no Facebook, eis que descubro, por mera sorte, que vai haver o 7º Festival Luanda Cartoon (oficialmente Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon 2010). E soube, porque o João Mascarenhas vai ser o convidado especial desse evento. Conhecia este Festival, do qual se realizaram em 2005 três edições – em Março, Julho e Dezembro – e depois duas edições anuais em 2006 e 2007, mas nunca mais tive notícias sobre ele. Afinal, como verifiquei agora, já se realizaram mais duas edições e a sua realização tem sido possível devido à parceria entre o Instituto Camões de Luanda e o Estúdio Olindomar, de Lindomar Sousa, estabelecida em 2004.


Ora bem, recuperando o velho desígnio de divulgar a Banda Desenhada em língua portuguesa que se faz em todo o mundo, vão começar a haver no Kuentro – o blogue do BDjornal, entradas sobre aquilo que for encontrando por aí. Para já, fica aqui um texto de Lindomar Sousa (em http://bandadesenhadangola.blogspot.com), o responsável pelo Luanda Cartoon, de que se realizará a sétima edição de 20 a 27 de Agosto próximo e sobre o qual falaremos aqui em breve.
_____________________________________________________________

ANGOLA, BANDA DESENHADA, ANIMAÇÃO, E BONS TEMPOS "REEDUCAÇÃO BEDÉFILA"

A Nação BD já não há de ser a mesma, para aqueles que pensam que a BD em Angola acabou estão enganados pois 2009 foi apenas o ano de preparação para o estado de ebulição da Banda desenhada em Angola, esta é uma nova Era e todos os bedéfilos, amigos ou amantes da 9ªarte são bem vindos ao que nós chamamos de "REEDUCAÇÃO BEDÉFILA" podes fazer parte dela, todos os verdadeiros bedéfilos são convidados a contribuir para o crescimento e valorização da nossa arte.

Em 2009 a Banda desenhada angolana teve bastante destaque, por exemplo no Encontro de Criadores da CPLP em Lisboa - Portugal a participação dos bedéfilos angolanos foi apenas um sucesso.

O artista francês BRUNO, autor da BD "O comando colonial" esteve em Angola e teve um encontro bastante animado com artistas angolanos, o Jornal de Angola, o único Jornal diário voltou a publicar BDs na página de lazer.

As feijoadas bedéfilas aconteceram.

O ponto mais alto foi mesmo a 6ª Edição do Festival de Banda desenhada-LUANDA CARTOON , nunca aconteceu algo igual em Angola, o festival foi um sucesso total, reconhecimento e felicitações de várias partes do mundo: Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Itália , França, Alemanha etc...

A imprensa colaborou, vários foram os programas de televisão e rádios que falaram sobre BD, o evento anual COOPEARTE da Galeria Celamar que geralmente divulga Pintura, escultura e outras modalidades artisticas abriu um espaço para BD fazendo uma exposição e lançamento de fanzines.

A festa do Astérix aconteceu em Angola e o álbum foi lançado cá, ao mesmo tempo que na Europa...que luxo...

Os artistas angolanos do LUANDA CARTOON foram convidados a participar do festival de amadora que comemorava a sua 20ª edição e homenageava o mestre Maurício de Sousa criador da Turma da Mônica, lá estivemos e foi muito bom...

O ano 2009 foi mesmo bom, e em 2010 a REEDUCAÇÃO BEDÉFILA já começou, nem eu, nem nenhum dos nossos kotas, sub kotas, putos ou sub putos (ha ha ha ha ha) está interessado em disputar protagonismos, pois aqui ninguém é estrela somos todos FONTES DE INSPIRAÇÃO.

Querem parar isto? Já fizeram convenções e nada, pois para a educação de Bedéfilos aqui tem gente com vocação!!!

Saudações Bedéfilas,
(para os verdadeiros...)

_____________________________________________________________________

Fotos do blogue Bandadesenhadangola:
TV Zimbo visita ESTÚDIO OLINDOMAR-CFBDA (Centro de Formação de Banda desenhada e Animação) - Olímpio explica a Jornalista Regina Reis como funciona o Estúdio.

Galeria Celamar-COOPEARTE - Eclips lançam fanzines.

Revista CARAS Angola, também divulgou o Festival de BD - LuandaCartoon 2009.

Expo BD - COOPEARTE-GALERIA CELAMAR

Kota António Pinto esteve em todas as edições com a sua máquina fotográfica, obrigado pela força, kota continuamos contigo no TANTÃ CULTURAL.
_______________________________________________

Texto sobre a participação de João Mascarenhas e dos outros convidados no Luanda Cartoon 2010:

O famoso personagem "Menino Triste" e o artista João Mascarenhas estarão presentes no 7º Festival Internacional de Banda Desenhada - LUANDA CARTOON- de 20 -27 Agosto de 2010.
João Mascarenhas convidado especial da organização (Estúdio Olindomar e Instituto Camões) vai participar de uma sessão de autógrafos, exposição, palestras, e ciclo de cinema animado.
A exposição central também conta com a presença do personagem Dog Mendonça e Pizzaboy de Filipe Melo também de Portugal.

Do Brasil teremos na exposição central trabalhos de Marcelo D´Salete e Gabriel Rocha, do Tchad mas a residir em França Adjim Danngar marca também presença nesta 7ª edição da maior festa da Banda Desenhada em Angola, além destas participações internacionais teremos cerca de 30 artistas angolanos com lista oficial a publicar brevemente !!!

________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page