quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TERTÚLIA BD DE LISBOA – ANO XXV – 313º ENCONTRO – 3 DE AGOSTO 2010



  

Decorreu na passada terça-feira o 313º Encontro da tertúlia BD de Lisboa, que teve como Convidado Especial João Sequeira. Contrariamente ao que tem acontecido nos anos anteriores, os Encontros deste Verão não têm sido muito concorridos (talvez seja por causa dessa coisa da crise), mas, como sempre, a animação do pessoal é que conta mesmo. E desta vez consegui localizar os desenhadores do Comic Jam – porque quatro deles estavam na minha mesa – como podem ver nas fotos abaixo. Mais acrescento (utilizando a técnica de escrita que ainda se usa nos relatórios de polícia que se fazem por esse país fora), que tendo comprado uma única rifa, me calhou em sorte um print especial d’”O Menino Triste” em japonês, oferta de João “Menino Triste” Mascarenhas – que será, como tenho divulgado neste vosso Kuentro, Convidado Especial do 7º Luanda Cartoon 2010. Ora vamos então aos factos:

Foi distribuído o Programa, como habitualmente. Depois a Biografia do Convidado Especial:



As Folhas Volantes #254 e #255:



O Tertúlia BDzine #153, com a Banda desenhada “Havia um homem zangado com tudo” do Convidado especial, João Sequeira, baseada num excerto da obra de Baptista Bastos, “O Cavalo a Tinta-da-China”:



Prancha d’“O Menino Triste” que ganhei:

João Mascarenhas em O Menino Triste: Ora então gostava de vos apresentar uma página do novo álbum d'O Menino Triste, que como já estão fartos de saber, se chamará PUNK REDUX. Como quero que alguns de vós não saibam ainda o texto do livro, coloco aqui a página na versão Japonesa ;)

As fotos:
Álvaro a desenhar a vinheta no comic jam.


O Convidado Especial, João Sequeira, em grande plano.

Nestas duas fotos, a TV ao fundo da sala, mostra o Benfica-Tottenham (ainda 0-0).

Aqui, na foto em cima, à direita, o chef (benfiquista ferrenho, que até tem um sobrinho na equipa principal do Benfica, embora raramente jogue), a sofrer com o golo do Tottenham.

E desta vez, na ausência do Carlos Moreno e do Simões dos Santos, calhou ao Luís Graça fazer a colecta das rifas - se calhar, foi por isso que o Victor, que comprou 4 senhas, as teve TODAS premiadas, é obra!!!. E o Nuno Duarte + o João Mascarenhas a desenhar as vinhetas respectivas no comic jam.

E aqui fica a prancha do Comic Jam:

Apresentada por Geraldes Lino in Divulgando BD:

Cá está mais um comic jam, ou seja, um cadavre exquis, aliás, um cadáver esquisito de banda desenhada, iniciativa que decorre mês a mês com a participação de seis dos autores/ilustradores de BD entre os muitos sempre presentes na Tertúlia BD de Lisboa.

Desta vez convidei os seguintes:

1ª vinheta   - João Sequeira (Convidado Especial)

2ª....."....... - Álvaro (num registo mais realista do que o habitual...)

3ª....."....... - Nuno Duarte (o desenhador, homónimo do argumentista)

4ª ...."....... - Hugo Teixeira (nem só de mangá vive o homemhugo :-)

5ª ...."....... - J. Mascarenhas (aquele não é o Menino Triste?)

6ª ...."....... - Nelson Martins - depois de ter um álbum a cores editado em França, o Nelson não se recusa a brincar e fá-lo com simplicidade neste comic jam, ou cadavre exquis, aliás cadáver esquisito.

E por último, um plano geral da conversa final, com o Convidado Especial:


______________________________________________________________

2 comentários:

  1. Bem fixe, esta última foto "panorâmica"!

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Machado, venho convidá-lo a si e aos seus leitores a visitarem o nosso projecto bedéfilo (e a passarem por lá de vez em quando!), projecto que por enquanto está a ser testado em “formato blog”.

    O convite estende-se às vossas críticas e sugestões:-)

    http://mr-klunk-e-o-senhor-klaxon.blogspot.com/

    Um abraço

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page