Público online, 20, Agosto, 2011
MORREU JEAN TABARY, CRIADOR
(COM ARGUMENTOS DE GOSCINNY)
DO ANTI-HERÓI MAIS AMBICIOSO DA BD FRANCESA
Por Hugo Torres
Jean Tabary nasceu em Estocolmo, em 15 de Março de 1930 e faleceu em 18 de Agosto de 2011,
em Pont-l'Abbé-d'Arnoult.
Tabary continuou a trabalhar em Iznogoud mesmo após a morte de Goscinny, em 1977 (tal como Albert Uderzo fez com Astérix). Houve uma inflexão nas histórias do vizir, que passaram a ser mais longas, detalhadas e a explorar uma única ideia por álbum, mas tanto Tabary como os seus fãs não deixaram cair Iznogoud, cujo último álbum é de 2004 (La faute de l'ancêtre).
O anti-herói é provavelmente o maior sucesso do desenhador francês, tanto que passou a jogo de computador (1987), série de desenhos animados (1995) e filme em live-action (2005). Mas a história de Tabary (n. Estocolmo, 1930) não começa nem acaba em Iznogoud. Aliás, foi Totoche que tornou o seu trabalho conhecido internacionalmente.
Totoche começou a ser publicado em 1959. É a segunda criação com assinatura de Tabary, que se estreou com Richard et Charlie, em 1955. Iznogoud surgiu em 1962, no mesmo ano em que arrancaram as aventuras de Valentin le vagabond (este também com Goscinny). Corinne et Jeannot, que começou a chegar às bancas em 1966, fecha a lista.
“Ainda é cedo para começarmos a pensar no futuro sem ele, mas é evidente que vamos tentar fazer com que todas as suas criações cheguem de novo ao maior número possível de pessoas, para que se descubra a riqueza de tudo o que fez”, disse à agência EFE a filha do desenhador, Muriel, que gere com os dois irmãos as Editions Tabary.
Jean Tabary será sepultado em Pont-l'Abbé-d'Arnoult, França, onde vivia há mais de 30 anos.
__________________________________________________________
Edições portuguesas de Iznogoud Goscinny (arg) Jean Tabary (des), (Edições Asa):
Sem comentários:
Enviar um comentário