quarta-feira, 25 de julho de 2012

THOR AS IDADES DO TROVÃO – AMANHÃ NOVO LANÇAMENTO COM O JORNAL PÚBLICO NA COLECÇÃO HERÓIS DA MARVEL



THOR AS IDADES DO TROVÃO
AMANHÃ NOVO LANÇAMENTO
COM O JORNAL PÚBLICO
NA COLECÇÃO HERÓIS DA MARVEL

Para ser sincero, devo dizer que o único super-herói dos comics americanos que me entusiasma é Batman! Daí que a descoberta em 2005, por via de um livro editado pela Devir, Loki, com argumento de Robert Rodi e desenhos de Esad Ribic, me deixou espantado e, por que não entusiasmado, com a possibilidade de uma personagem caçada na mitologia, se ter tornado um herói dos comics. Se bem que a criação de heróis com super-poderes tem, toda ela, muito a ver com a mitologia. 


Daí que seja este o único livro desta colecção lançada pelo jornal Público, que vou comprar, além do inevitável Homem Aranha – Integral Frank Miller, este por motivos puramente da História da BD.

Lamentável é a trapalhada com o título: na apresentação da colecção surgiu Thor – As Idades do Trono e não o correcto, mas entretanto agora corrigido, Thor – As Idades do Trovão (Ages of Thunder). 

Capa inicial da colecção do Público (à direita), sacado do blogue "Leituras de BD"
  

THOR NA MITOLIGIA

Na mitologia nórdica – germânica, viking ou escandinava –, que evoluiu a partir da mitologia indo-europeia, Thor (do nórdico antigo: Þórr) é o deus que empunha o martelo Mjolnir, estando associado aos trovões, relâmpagos, tempestades, árvores de carvalho, força, proteção da humanidade e também a cura e fertilidade. A divindade era conhecida pela mitologia germânica como Þunor (em inglês antigo) ou Donar (em alto-alemão antigo), decorrente da palavra da língua protogermânica Þunraz (que significa "trovão").

É o filho de Odin (o deus supremo de Asgard – o Céu) e de Jord (a deusa de Midgard – a Terra). Durante o Ragnarök (a grande batalha que ditará a morte – e posterior renascimento – dos deuses em Asgard), Thor matará e será morto pela gigantesca serpente Jörmungandr.

Sendo que a mitologia nórdica tem as suas raízes na indo-europeia, tal como a grega e quase todas as outras mitologias pré-cristãs dos povos europeus, Thor foi indentificado com Zeus o rei do Olimpo dos gregos (acumulando este também as mesmas funções do Odin nórdico), porque ambos são filhos da Mãe-Terra, comandante das chuvas, dos raios e trovões, são protetores do mundo e dos homens, cujo símbolo era o carvalho, representando o tronco da família. Os animais de ambos os deuses eram o carneiro, o bode e a águia. Thor era sempre apresentado com o seu martelo e Zeus com o seu ceptro de raios. Thor matou a serpente Jormungand e Zeus, o dragão Tifon. O historiador romano Tácito identificou Thor com Hércules, por causa de seu aspecto, força, arma e função de protector do mundo.

Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday, ou "Thor's day" (quinta-feira); o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram à quinta-feira "Torsdag”. E também no idioma alemão em que a quinta-feira se designa "Donnerstag" (donner = trovão; tag = dia). 

Batalha de Thor contra o Jötnar (1872) pintura a óleo de Mårten Eskil

NOS COMICS 

Thor Odinson, personagem da Marvel, baseado na mitologia que esboçámos acima, foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, com a colaboração de Joe Sinnot. A sua primeira aparição deu-se na revista Journey into Mystery #83, publicada nos EUA em 1962. 


Na sua juventude, Thor Odinson tinha um comportamento arrogante e impulsivo e, numa das suas aventuras, cometeu uma grave falta. Perseguindo um pássaro de pedra que causava muita destruição, acabou por invadir o reino dos Gigantes de Gelo, violando o tratado estabelecido por Odin. Para punir o filho e lhe ensinar a virtude que lhe faltava, este disse:

"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, a tua alma é imaculada! Mas és incompleto! Falta-te a humildade! Para a conseguires deverás conhecer a fraqueza e sentir a dor! Para isso, vais deixar o Reino de Asgard, terás de despir a tua aparência divina e viverás no exílio em Midgard! Na Terra, aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, na realidade não for humilde! Por alguns tempos não serás o Deus do Trovão! Despojar-te-ei também da tua memória! Agora, vai! Espera-te uma nova vida!".

Assim nasceu o Doutor Donald Blake (será a sua personalidade secreta, facto comum a muitos dos super-heróis da Marvel), com as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade. Sendo um talentoso médico, porém manco de uma perna, Thor foi assim, pouco a pouco, aprendendo a lição da humildade até que o seu destino se cumpriu.

Na Marvel Comics, Thor é portanto um herói que transita entre Asgard (o céu, ou o reino dos deuses) e Midgard (a terra, ou o reino dos mortais) e mantém a sua imagem divina de deus do trovão. Mas o imaginário de Thor nos comics é influenciado por representações surgidas durante o século XIX, especialmente das óperas alemãs, afastando-se da iconografia medieval. A sua armadura recorda o equipamento romano e o seu capacete com asas é influenciado pelas fantasias do século dezanove: os vikings nunca utilizaram capacetes com cornos ou asas, nem sequer existe qualquer referência a isso sobre Thor nas fontes literárias medievais. 


Depois, Thor Odinson foi mesmo um dos fundadores da equipa dos Vingadores, ao lado do Homem de Ferro, Homem-Formiga, Vespa e Hulk. Na sua última saga, o Ragnarök (ver acima) é finalmente desencadeado por Loki e outros inimigos de Asgard.

Em 2011 estreou o filme Thor, dirigido por Kenneth Branagh, em que o Deus do Trovão é interpretado pelo actor australiano Chris Hemsworth, Odin por Anthony Hopkins, Jane Foster por Natalie Portman e Loki por Tom Hiddleston . A produção foi iniciada um ano antes, na sequência de Homem de Ferro 2, na qual a S.H.I.E.L.D. (organização fictícia do universo Marvel) encontra o Mjolnir numa cratera no Novo México. Hemsworth repetiu o papel no filme Os Vingadores, em 2012. Estando previsto um novo filme intitulado Thor: The Dark World que será a sequência de Thor para 2013.



_______________________________________________________

3 comentários:

  1. Posso ter percebido mal mas só em 2005 é que descobriu uma existia uma personagem de comics chamada Thor, criada em 1962, e publicada, divulgada e comentada ininterruptamente, em dispersos meios de comunicação, desde então e até aos nossos dias, sendo um dos mais populares heróis da Marvel, que é uma das maiores editoras de comics mundial?

    Pode-se não gostar de comics ou ter uma selecção muito restrita, no seu caso só se entusiasma com o Batman, mas conhecer o que existe é fundamental para qualquer editor/critico de BD.

    ResponderEliminar
  2. Percebeu perfeitamente bem, caro André Azevedo! Só descobri a personagem em 2005 e foi porque o José de Freitas me ofereceu o livro que menciono – aliás, durante o período em que José de Freitas dirigiu a Devir Portugal e em que editou carradas de títulos dos comics e, mercê das trocas entre editores, pude conhecer algumas verdadeiras obras primas dos comics americanos que não “super-heróis”. Isto porque, de facto, eu não compro esse tipo de BD (de “super-heróis”) e, quando me informo sobre o que se vai editando, é mesmo o que leio dos diversos críticos, na imprensa e na blogosfera.

    Por outro lado quando, depois de ter lido o tal livro da Devir (LOKI), pesquisei a personagem Thor, e cheguei mesmo à conclusão de que só uma fase muito recente das suas histórias (talvez desde 2000) me teria interessado.

    Devo também esclarecê-lo que apenas sou editor de um pequeno nicho de e sobretudo sobre BD portuguesa e não sou crítico – as minhas críticas são reflexões muito pessoais, não publicáveis na maior parte das vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Machado-Dias,

      Só agora associei o seu nome ao BDJornal!

      E quem tem a “coragem” de publicar uma revista de/sobre BD em Portugal pode bem conhecer o Thor ou qualquer outro personagem quando bem lhe apetecer!

      Aqui ficam os meus cumprimentos e admiração.

      Eliminar

 
Locations of visitors to this page