segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

REPORTAGEM DO 414º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA (04-12-2018)

REPORTAGEM 
DO 414º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 
(04-12-2018)

  
  
  

INICIAÇÃO À ARTE SEQUENCIAL
CURSO DE BD 

COMIC JAM

Os autores participantes:
Pg1
1) Daniel Maia, 
2) Patrícia Costa, 
3) Shania Santos, 
4) Maria João Claré, 
5) Mário André, 
6) António Coelho;

Pg2
1) António Pires, 
2) Álvaro, 
3) Susana Resende, 
4) Daniel Maia



FOTOs
(de Álvaro)































_____________________________________________________________

O curso Iniciação à Arte Sequencial foi a primeira formação completa de introdução à BD realizada no Concelho, surgido do convite da Câmara Municipal do Montijo, com o objectivo de dinamizar a vida cultural no município e oferecer à população uma plataforma para criação em narrativa visual. Perante a grande adesão registada, foi promovido um 2º curso, subsequente, cada um com quinze vagas preenchidas, donde resultou a formação certificada de vinte alunos, os quais utilizaram os módulos de atelier e os encontros seguintes para elaborar bandas desenhadas curtas, as quais serão publicadas numa antologia editada pelo municipio.

Os cursos, organizados por Eduardo Martins e coordenados pela formadora Susana Resende, teve a assistência de Daniel Maia, e contou com a presença dos autores Penim Loureiro e Paulo Monteiro, respectivamente nas aulas finais da 1ª e 2ª formação, onde realizaram breves colóquios sobre os seus percursos autorais e processos criativos, assim como apoiaram na revisão dos trabalhos dos formandos. Os cursos, de 40h cada, e com frequência gratuita, decorreram entre Maio-Julho 2018.
Motivados a participar no Concurso de BD dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, quatro dos formandos puderam realizar novos trabalhos para o evento, sendo todos seleccionados e expostos no 29º AmadoraBD, e que viu consagrada a aluna/autora-estreante Patrícia Costa como vencedora do prémio único do Escalão A+.
Historicamente, o Montijo tem sido uma terra bastante vocacionada para a arte sequencial, tendo o apoio da Câmara Municipal em iniciativas promovidas por entusiastas locais, como o concurso de BD realizado em 1983, organizado por Paulo Aleixo e Carlos Pancadas, que contou com a presença de Eugénio Silva e de Geraldes Lino, e o salão ExpoBD’96, organizado por Daniel Maia, com as participações de Jorge Coelho e João Rodrigues, da livraria BDmania e das editoras Chili com Carne e Polvo. No início do novo milénio, foi criada uma Bedeteca na cidade e, posteriormente, um prémio de BD, o “Jovens Criativos 2008”, ambos entretanto descontinuados, mas que vieram a complementar as várias actividades aqui mantidas, como exposições e apoios à edição de autores locais, entre os quais se contam Daniel Maia, David Campos, (António) João Rodrigues, Jorge ‘RoD’ Rodrigues, Susana Resende e vários outros talentos.

Na sequência do Iniciação à Arte Sequencial, será promovido em 2019 um encontro mensal e uma 3ª formação, bem como outras iniciativas editoriais, como forma de incentivar os novos talentos a iniciarem um percurso autoral na comunidade de BD portuguesa.

Cadavres para Iniciantes #1
Integrado no 1º curso Iniciação à Arte Sequencial, no Montijo, o fanzine Cadavres para Iniciantes #1 é o resultado de um desafio colocado aos formandos, com vista à aplicação dos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento de sinergia criativa entre o grupo, que assim realizou uma banda desenhada colectiva em sistema cadavre exquis. Para muitos dos alunos, esta edição marca a sua estreia editorial na produção de uma BD, sendo o trabalho proposto de modo a cada artista assinar meia página, dando continuação ou reinterpretando a prestação precedente, por um outro colega.

Cadáveres para Iniciantes #1 reúne artes sequenciais por António Coelho, António Pires, Bernardo Aldeias, Capitolina Rabanete, Filipe Duarte, Mário André, Maria João Claré, Patrícia Costa, Rui Serra e Moura, Shania Santos, Tiago Martins, e pela formadora Susana Resende, a quem coube concluir o exercício narrativo. A edição foi realizada pelo Curso de BD do Montijo, em fanzine de formato A5, numa tiragem de 50 exemplares sem propósito comercial.

Cadavres para Iniciantes #1
(Curso de BD do Montijo)
Editor: Eduardo Martins
Direcção: Susana Resende
Autores: AA.VV.
Fanzine A5 | 12p | P/B
1ª Edição: Novembro 2018
Publicação Não-comercial

HUMANUS
Vários Autores

Esta é uma obra comemorativa dos cinco anos da Escorpião Azul como chancela de banda desenhada que publica maioritariamente autores lusos. Nele estão incluídos 37 autores entre desenhadores e argumentistas, desconhecidos e conhecidos que contribuíram com as suas 33 histórias dos mais variados estilos, para dar à luz do dia esta colectânea que homenageia a banda desenhada no seu todo e que quer dar uma visão mais abrangente daquilo que hoje se faz em Portugal.

Este livro conta com a participação dos autores: Rui Lacas, Andre Mateus, Filipe Duarte, Patrik Caetano, Susa Monteiro, Miguel Santos, Paulo Monteiro, Pepedelrey, Ricardo Lopes, Catarina Quintas, Mitsu, Fábio Veras, Álvaro, Derradé, Sharon Mendes, Rafael Sales, Jorge Deodato, Miguel Ángel Martín, Rita Alfaiate, Maf, Carlos Páscoa, Agonia Sampaio, João Vasconcelos, Joana Geraldes, Lança Guerreiro, Inês Garcia, João Monteiro, Catarina Teixeira, Mário Teixeira, Tiago Cruz, João Pinto, João Gordinho, Miguel Falcato e Picalima.

272 pág.|p/b|Brochado|
PVP 21€
ISBN: 978-989-99989-8-8 



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page