segunda-feira, 30 de setembro de 2019

PROGRAMA DO 425º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 01/10/2019


PROGRAMA DO 425º ENCONTRO 

DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
01/10/2019
CONVIDADO ESPECIAL 

CARLOS SILVA 




Convidado Especial: Carlos Silva 

Desde 1989 que Carlos Eduardo Silva gosta de histórias, especialmente daquelas que perguntam “E se...?” . Estudou engenharia biológica, é verdade, mas um coração consegue ter muitas paixões. Acreditem neste que vos escreve estas palavras.

Os primeiros contos publicados foi no suplemento da revista LER. Daí saltou para as zines (também as há no mundo dos contos em prosa) e num instante se viu publicado na revista Bang! (distribuída gratuitamente pela Saída de Emergência na FNAC). Entusiasmado por haver quem quisesse ouvir as suas histórias, participou com um conto sobre um espião alemão e uma máquina da invisibilidade na antologia “Lisboa no Ano 2000”, organizada pelo João Barreiros. Atravessou o atlântico em direcção ao país irmão com contos em português em antolgoias como Insonho, Herdeiros de Dagon e Fantástica Literatura Queer - Volume Amarelo.

Escreveu o romance Anjos, com o qual ganhou o prémio Divergência 2015 onde descreve uma Lisboa futurista e ecológica recheada de segredos e antigos poderes desejosos de a corromper (como nos velhos tempos). Para a editorial Divergência, escreveu também contos para a antologia Winepunk e Cyberpunk. Escreveu argumentos sobre tradições e cultura portuguesa com uma curva abrupta para o terror sobrenatural para o realizador Jerónimo Rocha, cujas partes acabaram por se tornar em spots publicitários para o motelX 2016 e 2018.

Nos últimos anos, tem-se também aventurado na banda-desenhada. Já antes tinha feito umas experiências para concorrer ao Amadora BD, mas pode ficar oficialmente registado que começou pela H-Alt, com a talentosa Mosi e o Filipe Duarte. Por um golpe de sorte e contorcionismo do destino, acabou por se ver convidado a colaborar na escrita da biografia em BD do Bordalo Pinheiro. Foi paixão à primeira vista e Carlos Silva sonha agora possuir toda uma pletora de objectos em loiça. Foi através deste projecto que acabou por conhecer o Penim Loureiro e, sabem como é, conversa puxa conversa e estão agora os dois a preparar um álbum de ficção científica com robôs, viagens no tempo, extremistas religiosos e uma rapariga capaz de dar cabo de uma equipa de intervenção armada. Acabou há dias de publicar um conto na Apocryhus.

E como isto não era suficiente e a noite não serve para dormir, Carlos Eduardo Silva decidiu criar a Imaginauta. Uma editora literária dedicada a promover e a publicar bons livros de ficção especulativa, onde cabe a ficção científica, a fantasia, o terror, o weird, o realismo mágico e muito mais. Já publicou tanto originais, como Crazy Equóides e Lisboa Oculta, como clássicos desaparecidos das livrarias portuguesas como o Contos do Rei de Amarelo e o Amadis de Gaula. Em 2020 está a planear fazer um omnibus com os contos já publicados no universo open source do Comandante Serralves e juntar-lhes alguns novos (em prosa e até em BD), portanto autores estejam atentos.

Desde 2017, através da Imaginauta, Carlos Eduardo Silva, organiza o Festival Literário Contacto. Uma porta de entrada para fãs e ainda-não-fãs para a ficção especulativa. Apesar do grande foco na literatura, no Contacto tanto se encontram jogos de tabuleiro, como palestras, como áreas temáticas, como exposições e BD. Se ainda não foram, libertem já na agenda Abril de 2020.

Contactos e página
correio@imaginauta.netcarloseduardosilva1989@gmail.comwww.imaginauta.net

Shock nº 33

Uma espécie de homenagem contra o Estrompa (cheia de ordinarices).
Os críticos disseram:
- “o fanzine de que toda a gente fala... mal!”
- “o regresso menos aguardado do ano!”
- “o fanzine mais chunga do momento!”
Não te esqueças de mencionar que o fanzine custa 5 euros e é impresso em papel duro demais para limpar o cú! ...Se bem que para limpar o cú qualquer merda serve.

Os autores que colaboram são:

Derradé, Estrompa, José Lopes, Jesualdo, Carlos Alberto, Mário Campos, Varandas, Nina.




Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page