quarta-feira, 30 de outubro de 2019

30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA 2019 MARE CLAUSUM PENIM LOUREIRO E A BANDA DESENHADA EM CERÂMICA


30º FESTIVAL INTERNACIONAL 
DE BANDA DESENHADA DA AMADORA 2019

MARE CLAUSUM
PENIM LOUREIRO 
E A BANDA DESENHADA EM CERÂMICA


A Vista Alegre apresentou no domingo passado, 27 de outubro, na 30ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, a primeira banda desenhada sobre porcelana do mundo: Mare Clausum, da autoria de Penim Loureiro.

É a primeira peça da nova colecção da Vista Alegre “Je Kraak”, que resgata um estilo de decoração milenar da porcelana chinesa, em azul de grande fogo, actualizando-a para o século XXI através da sua ligação a criadores contemporâneos de banda desenhada.

A peça decorativa, os estudos e esquissos originais de Mare Clausum estão em destaque na Amadora BD (Fórum Luís de Camões - Amadora) até 3 de novembro, ao lado de algumas das maiores lendas da “nona arte”.

Penim Loureiro está ligado à concepção de espaços arquitectónicos desde os inícios dos anos oitenta, como colaborador de vários gabinetes de arquitectura, ilustrador, professor universitário e investigador da história e da reabilitação do ambiente construído.

Juntamente com Luísa Cardoso forma um atelier de arquitectura vocacionado para o levantamento das morfologias edificadas, das patologias, proposta das terapias correctivas e reabilitação dos espaços para o uso actual e sustentável. Composto por uma estrutura familiar, Penim Loureiro Arquitectura tem como principal actividade os estudos ou projectos de arquitectura e reabilitação de pequena e média escala.

O cultivo de um particular gosto pela comunicação gráfica, faz com que a actividade deste gabinete não se esgote na arquitectura, tendo, na área da ilustração, o cruzamento de experiências criativas.













Penim Loureiro fez banda desenhada durante o curto período de tempo de 1979 a 84. Não obstante, a exiguidade deste percurso, destacou-se com uma múltipla produção de bandas desenhadas publicadas em fanzines como o Ritmo, Ruptura ou na Amargem, bem como em variados periódicos dos quais constituem exemplo o Sete, Tintin, Jornal da BD, Boletim do CPBD e a revista espanhola Un Fanzine Llamado Camello. Acabaria por abandonar esta actividade para dedicar-se ao ensino de Arquitetura e Desenho.

Após três décadas de interrupção, regressou em 2014 à narrativa gráfica com o álbum de BD semi-biográfico Cidade Suspensa, seguida da participação em Portugal 2055 (2015) e Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal (2016) que ganhou o Troféu Central Comics para o Melhor Desenho.

Pode ver-se aqui: https://penimloureiro.com/publications, algumas histórias de banda desenhada das quais apenas se mostra um pequeno conjunto de páginas seleccionadas e esquiços feitos na sua elaboração.



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page