UNDERTAKER
Tomo 1
O DEVORADOR DE OURO
Desenho: Ralph Meyer
Cor: Caroline Delabie
64 páginas. Cor.
Cartonado. 235 x 310 mm
Setembro de 2019. Ala dos Livros
PVP: 16,65 €
Jonas Crow, cangalheiro, é encarregado de proceder ao enterro de um antigo
milionário que quer ser sepultado no filão que, outrora, originou a sua
fortuna. Os preparativos do funeral, que deviam desenrolar-se de forma tranquila,
acabam por ser perturbados por um pormenor: de forma a poder levá-lo consigo
para a eternidade, Joe Cusco engoliu, antes de morrer, todo o ouro que tinha.
Mas este segredo acaba por ser descoberto, provocando a ira dos mineiros de
Anokí City.
Como é possível deixar enterrar uma tal fortuna quando, para sobreviver, os
mineiros têm de suar sangue e lágrimas dentro dos filões? Como Jonas afirma,
"a morte nunca vem só ... "
Esta série, difundida em 14 países entre os quais se incluí agora Portugal,
obteve desde o início da sua publicação em França, em 2015, numerosos prémios e
distinções. Salientam-se, para este primeiro volume, o Prix Saint Michel
2015 du Meilleur Dessin, o Prix Le Parisien 2015 de la Meilleur BD, o
Prix 2015 des rédacteurs de scenario.com e ainda a distinção A/bum
preferé des lecteurs de BD Gest 2015.
Sobre os autores:
Argumento: Xavier Dorison (1972)
Xavier Dorison nasceu em 1972. Depois de três anos numa escola
profissional, durante os quais lançou um Festival de BD, começou a escrever o
argumento para o primeiro volume de Troisieme Testament (Terceiro
Testamento) série desenhada por Alex Alice e publicada pela Glénat. Foi um
sucesso. Seguiu-se o trabalho com Mathieu Lauffray no primeiro volume da série Prophet
(Les Humanoides Associés, 2000), e depois com Christophe Bec na série Sanctuaire
(Les HumanoTdes Associés, 2001). Xavier Dorison estabeleceu, em muito pouco
tempo, um estatuto firme no mundo da banda desenhada f ranco-belga, um estatuto
confirmado com W.E.S.T. (Dargaud), que escreveu em parceria com Fabien
Nury para um dos maiores nomes actuais do realismo, o desenhador Christian
Rossi.
Mas Dorison não se limitou ao universo da BD. Em 2006, foi lançado o filme Les
Brigades du Tigre, uma adaptação da série de TV com o mesmo nome, que
Dorison voltou a escrever em parceria com Nury. Em 2007, trabalhou uma vez mais
com Mathieu Lauffray em Long John Si/ver, granjeando de novo um enorme
sucesso.
Em 2008, a Dargaud convidou Xavier Dorison para escrever o argumento do
primeiro volume de XIII Mystery, uma sequela da famosa série XIII. O
desenho foi confiado a Ralph Meyer, o que deu início a uma outra colaboração
prolífica. Foi então que o par criou a épica história viking Asgard (Dargaud).
E em 2014, com Thomas Allart, Dorison produziu H.S.E. (Dargaud; Europe
Comics 2017), um enredo de suspense sobre a possível queda em espiral de uma sociedade
ultraliberal.
Trabalhador incansável, Dorison dedica-se simultaneamente a várias séries,
para além de continuar a escrever argumentos para a TV e o cinema. Passando com
facilidade do argumento para as séries já mencionadas, e ainda para Le Chant
du Cygne (2014, Le Lombard), Red Skin (2014, Glénat) e o seu último
e enorme sucesso Undertaker (Dargaud 2015, Europe Comics 2016), Dorison
provou a sua habilidade para trabalhar em diferentes géneros, que vão do western
ao drama histórico, sem nunca perder a força do argumento e a solidez
estrutural que caracteriza o seu trabalho. Não é por isso de admirar que tenha
sido chamado a continuar a série Thorgal (Le Lombard), um dos maiores
ícones da BD franco belga de todos os tempos.
Xavier Dorison, RalphMeyer e Caroline Delabie
Desenho: Ralph Meyer (1971)
Nascido em Paris em 1971, Ralph Meyer era muito novo quando começou a
cultivar a sua aptidão e interesse pelo desenho e por histórias. Quando chegou
a altura de decidir o que fazer da sua vida,
pareceu-lhe natural escolher a banda
desenhada. Enquanto insaciável jovem leitor, apreciava o humor de Gaston
Lagaffe e as aventuras de Blake e Mortimer, bem como os problemas
existenciais dos super-heróis vestidos a rigor e que povoam as edições mensais
de Strange. A sua descoberta do trabalho de Giraud (também Moebius)
durante a sua adolescência, terá mais tarde uma grande influência no seu
próprio trabalho.
Com 20 anos, deixou Paris e mudou-se para a Bélgica para seguir o curso de
ilustração no Instituto Saint-Luc, em Liege. Após três anos e finalizado o
curso, começou a apresentar-se a várias editoras com um número variado de
projectos, mas sem sucesso. Em 1996, decidiu apresentar o seu trabalho ao
escritor Philippe Tome. Este deu a Meyer, para trabalhar, um argumento
particularmente sinistro.
Um ano mais tarde, lançam o primeiro volume de «Berceuse
Assassine», uma trilogia (1997, Dargaud; 2016, Europe Comics).
Meyer fundou, entretanto, com alguns outros autores, a "Parfois
j'ai dur" workshop. Foi aí que realizou Des Lendemains sons Nuages,
(Le Lombard; Cinebook,) série que co-ilustrou com Bruno Gazzotti, sob
argumento de Fabien Vehlmann. A seguir, ainda com Vehlmann, iniciou a série de
ficção Científica I.A.N (Dargaud; Cinebook), a qual relata as aventuras
de um ser de inteligência artificial, completado com pele e nervos humanos. Em
2008, com Xavier Dorison lançou o primeiro volume da série X/11-Mystery, uma
colecção da Dargaud pela qual recebeu, em Bruxelas, o Prémio St. Michel.
O ano de 2010 pareceu representar para Meyer uma reviravolta gráfica, ao
efectuar Page Noire, com argumento de Denis Lapiere e Frank Giroud. Em
2012, ele e Xavier Dorison voltaram a trabalhar juntos nas paisagens nórdicas
do díptico Asgard, seguindo-se posteriormente a terceira colaboração na
série Undertaker, a qual continua a conhecer junto dos leitores de
vários países um crescente sucesso.
Cor: Caroline Delabie
Curiosa por natureza, Caroline Dela bie começou, desde tenra idade, a
"meter o nariz" na imensa colecção de BD dos pais. É aí que descobre
Gaston Lagaffe, Obélix, o Capitão Haddock e Thorgal. Estes, ensinam-na a ler.
E em breve muitos outros moradores da biblioteca se juntam a eles,
acompanhando Caroline durante a infância. Na adolescência, conhece Jojo (que
depressa se tornou o seu melhor amigo), Violette, Brousaille, Gil Jourdan,
Julien Boisvert, Pélisse ...
Aquando do seu último ano de Arquitectura de Interiores, na Escola de Saint
Luc, em Liege, e graças a Jean-Claude Hubert, um amigo ilustrador, Caroline
conhece Ralph Meyer.
Ralph apresentou-lhe Joe e Martha Telenko, os personagens de Berceuse
Assassine. Passa na sua companhia alguns serões agradáveis mas prefere, de
longe, a companhia de Ralph. E decidem partilhar a maior parte dos seus serões,
a ler. Terminados os estudos, Caroline dedicou-se à profissão de Arquitecta
Decoradora independente, embora a sua curiosidade tenha sido espicaçada pela
coloração de BD, já que esse trabalho parece ligar o mundo das cores, que a
cativa desde que estudos, à sua paixão pela BD. Ralph aceita ensinar-lhe os
seus segredos.
Iniciou os seus estudos, à sua paixão pela BD. Ralph aceita ensinar-lhe os seus
segredos. Assim, e durante vários anos, Caroline Delabie assume, em
paralelo, a profissão de Arquitecta Decoradora e de Colorista (I.A.N., XIII
Mystery, Seuls, Asgard, Page Noire, Undertaker). Até que, por fim, decide
tornar-se apenas colorista. Todavia, em 2014, esta curiosa insaciável completa
a formação, em seu entender muito curta, de Guia da Natureza.
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