sexta-feira, 18 de outubro de 2019

MAIS DOIS AUTORES PARA O 30º AMADORA BD 2019 OS FINLANDESES TOMMI MUSTURI e BENJAMIN BERGMAN

Benjamim Bergman e Tommi Musturi

MAIS DOIS AUTORES 
PARA O 30º AMADORA BD 2019
OS FINLANDESES 
TOMMI MUSTURI
e
BENJAMIN BERGMAN

TOMMI MUSTURI
Por Pedro Moura
Pode ler-se aqui o texto de Pedro Moura sobre Musturi: http://lerbd.blogspot.com/2013/08/beating-tommi-musturi-huuda-huudala.html

Tommi Musturi nasceu em 1975, é um dos autores mais excitantes num país onde onde surgem dezenas de autores excitantes! Começou por editar, nos anos 90, singles de Noise Rock e zines de BD sob a chancela Boing Being, em que se destaca a antologia Glömp cujo último número explorou narrativas em três dimensões – número experimental, luxuoso e basilar que teve direito a uma exposição que passou pela Bedeteca de Lisboa em 2009.

Apesar de viver em Tampere é um dos elementos mais activos do atelier Kuti Kuti (de Helsinquia) que edita o muy psicadélico jornal de BD Kuti – um caso único no mundo, diga-se de passagem. No caso português participou nas antologias Quadrado (3ª série, Bedeteca de Lisboa), Mesinha de Cabeceira Popular #200 e no MASSIVE – ambas da Chili Com Carne – como ainda com um artigo para o jornal A Batalha.

Tommi Musturi é um dos autores mais importantes na Finlândia. Tendo visitado duas vezes Portugal por duas vezes: no Salão Lisboa 2005 e na Feira Laica 2009 na Bedeteca de Lisboa, onde esteve patente a exposição da antologia GlömpX, em que participou como autor, comissariou e editou. Foi também publicado nas revistas Quadrado e Mesinha de Cabeceira, tendo mesmo angariado um certo “culto” à sua volta.

A Antologia da Mente é uma colecção de histórias curtas de Tommi Musturi que inclui 37 trabalhos realizados entre 1997 e 2017. É um mergulho profundo na diversidade e formas diferentes da narrativa gráfica, pois Musturi usa estilos visuais e formas de contar histórias para nos fazer chegar mensagens e ideias complexas. AdM inclui um artigo de seis páginas escrito pelo autor sobre o Estilo enquanto ferramenta artística.

Em Simplesmente Samuel, uma narrativa visual silenciosa, uma homenagem à vida e à existência humana. Samuel é uma figura fantasmagórica que caminha por um mundo colorido praticamente invisível para o que está ao seu redor, como um verdadeiro herói da nossa vida quotidiana e mundana. As vinhetas sem palavras lidam com o individualismo e o conceito de liberdade. O universo rico em cores e formas funciona como uma parte da narrativa ecléctica que continua a surpreender o leitor página a página. Simplesmente Samuel é um romance gráfico peculiar, que induz o leitor a ver e experimentar a arte impressa a um outro nível.

Foram ainda publicados os seus livros To a stranger (Opuntia Books; 2010), Beating (MMMNNNRRRG; 2013) e O.O.M. (MMMNNNRRRG e Mundo Fantasma; 2017) dedicados à sua obra gráfica. Já nos visitou várias vezes entre elas na Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009), Festival de BD de Beja (2014) e ZineFest.Pt (2017).
_____________________________________________________________


 BENJAMIN BERGMAN quando era criança deve ter absorvido demasiado desenhos animados e bonecada em PVC, daí ser um autor do famoso atelier Kutikuti, de Helsínquia. 

Já nos visitou em 2009 numa Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009) e até sobreviveu até hoje um mural seu na entrada da biblioteca, feita colectivamente com Tommi Musturi, Jarno Latva-Nikkola e Tiina Lehikoinen.

O Maximum Troll-On foi editado pela MMMNNNRRG em 2018.

Troll On é uma BD de dois elfos e um cavalo metidos em várias aventuras que devem mais aos Freak Brothers ou aos Blue Brothers que ao Senhor dos Anais ou a Guerra dos Cornos ou lá o que é.

As BDs são mudas mas canta-nos as aventuras destas personagens fantásticas entre ácidos e Sword & Sorcery, cogumelos mágicos e ZZ Top, MDMA e Conan, o Bárbaro. Comparando com muita freakalhada da produção contemporânea como o Matthew Thurber ou Joe Daly, que parecem sempre pálidas imitações de Gary Pather, venham antes para este livro.

  


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page