quarta-feira, 16 de outubro de 2019

A SEITA da bd - NOVA EDITORA DE BD EM PORTUGAL

A SEITA da bd 
NOVA EDITORA DE BD EM PORTUGAL
UMA NOTIFICAÇÃO DE JOSÉ DE FREITAS
(já com alguns dias...) 

Queremos apresentar um novo projecto, A Seita, uma nova editora de Banda Desenhada em Portugal, nascida da intenção e devoção de um grupo de amantes da BD, alguns nomes já conhecidos, outros que se estreiam profissionalmente.

Nascemos como uma cooperativa, cuja missão é trazer o que de melhor a nona arte tem para oferecer. Prometemos caçar catálogos do mundo inteiro, sem limites ou preconceitos, e encontrar o que irá enriquecer as estantes por esse país fora.

Fazem parte desta “Seita” olhos novos no mundo da edição, mas também alguns que já andam nestas andanças há algum tempo. A Comic Heart abrilhanta-nos com a sua presença, tal como a sempre inovadora Bicho Carpinteiro e a maravilhosa colecção Aleph, ex-selo da G. Floy, que também nos lega muita da sua experiência, como nossa editora "quase irmã".

Não queremos estar circunscritos a fronteiras ou linguagens, e tentaremos trazer BD de toda a inspiração, desde Franco-Belga, a Comics, Mangá, Fumetti. E, claro, sempre com a sublinhada intenção de acalentar e incentivar o que é produzido em Portugal por autores portugueses.

Além desta missão, temos também um sonho. Queremos que a BD seja lida por todas as idades, por todos os géneros, por todos os perfis, porque a BD é, acima de tudo, uma arte onde se contam histórias. Como o Cinema, como a Prosa, como a Poesia.

Iremos começar a corrida em passo acelerado. Enviamos com este email a nota de lançamento do nosso primeiro título, no selo Aleph, um novo Dylan Dog, "Trevas Profundas", escrito pelo cineasta Dario Argento, Este livro já se encontra em bancas há alguns dias e chegará em breve a livrarias várias, Fnac, etc...

Para além disso...

A Seita irá congregar algumas das iniciativas editoriais da G.Floy/Comic Heart que envolvem autores portugueses, e já anunciámos o próximo álbum, "A Assembleia das Mulheres", de Zé Nuno Fraga, que
adapta a comédia grega antiga de Aristófanes, e que terá uma exposição (e lançamento) na Amadora BD. E outro álbum português ainda por anunciar...

Também com lançamento agendado para a Amadora está o segundo volume da Aleph, "Dampyr: O Suicídio de Aleister Crowley", uma divertida aventura passada no nosso país com a participação especial de Fernando Pessoa! O desenhador do livro estará presente no festival, e terá uma exposição do seu trabalho lá patente.

E, claro, ainda teremos muitas novidades, sendo que lançaremos em inícios de 2020 um projecto de grande vulto da BD Franco-Belga, que anunciaremos brevemente.

Visitem a nossa página em https://www.facebook.com/aseitadabd/ para todas as novidades.


Assembleia das Mulheres uma das onze peças sobreviventes do prolífico autor de comédia antiga grega Aristófanes (447 a.C. - 385 a.C.), agora adaptada em banda desenhada pelo autor Zé Nuno Fraga.

Presente na colecção Comic Heart, a nossa chancela de autores Portugueses, irá também marcar presença no festival AMADORA BD não só através do seu lançamento, como através de uma exposição onde poderão comprovar o traço hábil deste genial autor!

Uma sátira inteligente à "guerra dos sexos", que põe em cena uma hipotética ditadura das mulheres, que logo declaram um regime comunista e utópico, não só na divisão dos bens mas... do sexo (!!), e que permitiu a Aristófanes tornar-se num dos mais temidos críticos e comentadores da realidade política em Atenas na época.

 

Em próximo post: matéria sobre o Dylan Dog encontrarão um link para baixar imagens da capa e do interior do livro.




Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page