domingo, 27 de março de 2011

BDpress #246: FESTIVAL DE “ARTE SEQUENCIAL” NA MADEIRA TERMINOU HOJE


Centro das Artes - Casa das Mudas, na Calheta

Jornal da Madeira / Cultura / 2011-03-26

FESTIVAL “ARTE SEQUENCIAL” NA CASA DAS MUDAS

Élia Freitas

O vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva presidiu, ontem, à inauguração de quatro exposições, no Centro das Artes - Casa das Mudas, na Calheta, no âmbito do 1.º Festival de Arte Sequencial, que decorre até amanhã, dia 27, naquele espaço. São elas A Arte de “V For Vendetta”, por David Lloyd; "De BRK a Marvel Comics", por Filipe Andrade; "José Mendes Cabeçadas Júnior: Um espírito indomável", por Roberto Gomes e "Made in Madeira", por vários autores. Nesta visita, o governante fez-se acompanhar pelo secretário regional da Educação e Cultura, Francisco Fernandes e demais entidades. No fim da visita, e em declarações prestadas ao JORNAL da MADEIRA, o “vice” do Governo mostrou-se satisfeito com o que viu: “Eu estou particularmente impressionado, pela positiva, pela quantidade de gente que vim a saber, que é aqui da Madeira e que faz banda desenhada a nível internacional, inclusive, conheci um madeirense que desenha para a Marvel e eu tendo em casa fãs aficcionados da banda desenhada, em particular, da Marvel, fico muito satisfeito por saber que já há gente abalançada nesta arte e fora de Portugal”.

Cunha e Silva salientou, também, o facto do artista internacional, David Lloyd ter exposto o seu trabalho na Madeira: “É um marco importante para o Centro das Artes -Casa das Mudas, mostrando a diversificação nas apostas que faz aqui e a grande motivação que este centro está ganhando, com muitas actividades e nota-se com a quantidade de gente que está aqui, o que prova bem que a descentralização cultural começa a ser efectiva e foi uma aposta conseguida”, sublinhou.

Roberto Macedo Alves, responsável pela organização do festival explicou que este festival procura mostrar que “a Arte Sequencial vai muito além do Tio Patinhas e da Literatura Infantil” tendo reiterado que “podem se fazer trabalhos muito sérios e profundos”. É o caso do trabalho de David Lloyd, do livro “V For Vendetta”, um dos primeiros livros de banda desenhada que entrou na lista de best-sellers de livros de prosa, que acabou por ser adaptado ao cinema com bastante sucesso.

Quanto à exposição “Made in Madeira mostra trabalhos de autores madeirenses que já publicaram no estrangeiro. As outras duas exposições são de autores nacionais. Filipe Andrade desenha para a Marbel Comics, uma editora americana de super-heróis, responsável por figuras como Homem de Ferro, o Capitão América e o X-Men. Roberto Gomes mostra os trabalhos do último livro que fez, a biografia de uma figura histórica de Loulé criado com o recurso ao computador.

Até amanhã (dia 27), estão previstas diversas actividades, com destaque para a projecção de vários filmes, uma mini-maratona de BD e sessões de autógrafos com os três autores.


Para ver o vídeo, clicar em cima da imagem

Na imagem, Roberto Macedo Alves, proprietário da loja Sétima Dimensão, no Funchal 
e organizador deste Festival.
__________________________________________________

3 comentários:

  1. Mão será, Roberto Macedo Alves? O "Osvaldo Macedo de Sousa" é outro... Abraço

    ResponderEliminar
  2. Conheço quatro "Macedos". Às vezes atropelam-se-me na escrita. Está corrigido.

    ResponderEliminar
  3. Isto é muito à frente... Festival de Arte Sequencial, não é para qualquer um :-)

    Semântica à parte, parabéns para a Madeira e em especial para o Organizador do festival, que pelo que pude ver na net, me parece uma iniciativa com pés para andar.
    Como li noutro sitio, se continuar assim no futuro, bem que justifica uma "escapadinha" à "Pérola do Atlântico".
    Fico a aguardar as próximas edições com alguma expectativa e muita curiosidade.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page