terça-feira, 8 de março de 2011

BDpress #236: AMANHÃ, “OS INCONTORNÁVEIS DA BD” COM O JORNAL PÚBLICO

Público, 4 de Março 2011

Três aventuras inéditas no segundo álbum da colecção Os Incontornáveis da BD

Carlos Pessoa

O JARDIM DOS TEÓLOGOS

A religião atravessa esta série "profana" impregnada por uma atenção ao real e ao quotidiano, que coabitam harmoniosamente com a reflexão sobre a condição humana num contexto de sacralidade

Álbum 2

O GATO DO RABINO
Arg. e des. de Joann Sfar
Inclui:
O Bar-Mitzvá
O Malka dos Leões
O Êxodo

Quarta-feira, 9 de Março
Por + € 7,40

Para se tornar judeu, é necessário temer a Deus, aceitar a sua protecção e amá-lo, diz o rabino do rabino que é dono do gato. E acrescenta que o judeu deve ver em todas as coisas a presença de Deus; que pensar em Deus basta para tornar solares os dias mais cinzentos; que o amor de Deus deve ser quase carnal. Depois, explicita que é um amor intelectual mas que nos devemos sentir sempre como se estivéssemos nos braços desse mestre invencível, misericordioso e justo. Resposta sibilina do gato: é exactamente isso que sinto pela minha dona...

Deixemos cair um véu compassivo sobre a "fúria teológica" que se apoderou do rabino do rabino depois de ouvir esta resposta, para esclarecer que este é um dos muitos e divertidos diálogos que atravessam as histórias de O Gato do Rabino (argumento e desenho de Joann Sfar), uma das mais inteligentes e populares séries da actualidade.

A religião, e em particular o judaísmo, atravessa esta série "profana" impregnada por uma atenção ao real e ao quotidiano – a visão de Paris pelos olhos de um homem que nunca saiu de Argel, por exemplo, traz reminiscências do êxodo tormentoso dos pieds noirs, os retornados brancos franceses, após a independência da Argélia, em 1962 - que coabita harmoniosamente com a reflexão sobre a condição humana num contexto de sacralidade.

O território escolhido por Sfar era de alto risco, com elevada probabilidade de ver lãs e detractores a esgrimirem argumentos relevando mais das fracturas introduzidas pela questão palestiniana e a política israelita, por exemplo, do que da essência da própria obra.

O autor admitiu numa entrevista que pretendeu apenas estabelecer uma "relação divertida, distanciada e suave com a religião" . Disse também que não quis reivindicar nada do universo judaico, mas apenas utilizar a sua muito pessoal "bagagem afectiva e cultural".

Conseguiu-o, pois o rabino da história é, antes de todos os papéis sociais em que se vê investido, um homem que interpela a divindade e tem dúvidas - "uma atitude muito religiosa, qualquer que seja a religião", sublinha Sfar-, mas não tem a menor intenção de transgredir as leis.

Contas feitas, O Gato do Rabino ê uma obra que aborda a questão da transcendência e das suas manifestações religiosas com inteligência, equilíbrio e humor fino.


Os álbuns

Da ficção cientifica à espionagem, do crime à fantasia heróica, da trama orientalista à incursão histórica, da aventura contemporânea à reflexão sobre o sagrado, a colecção O Incontornáveis da BD apresenta grandes aventuras, assinadas por autores de primeira grandeza.

São 12 álbuns duplos, com uma selecção de histórias na sua " esmagadora maioria nunca publicadas em Portugal. Esta semana, o 2º álbum da série O Gato do Rabino inclui três
histórias inéditas escritas e desenhadas por Joann Sfar.

PRÓXIMOS ÁLBUNS

16 de Março:
3 – XIII MISTERY
R. Mayer – X. Dorison
e P. Berthet – Corbeyran
– O Mangusto
– Irina

23 de Março:
4 – ADÈLE BLANC-SEC
Tardi
– O Sábio Louco
– O Demónio dos Gelos

30 de Março:
5 – O BUDA AZUL
Cosey
– Tomo 1
– Tomo 2

6 de Abril:
6 – I.R.S.
Vrancken – Desberg
– A Investigação
– A Estratégia Hagen

13 de Abril:
7 – MURENA
Dufaux – Delaby
– A Melhor das Mães
– Os que vão Morrer…

20 de Abril:
8 – MAX FRIDMAN
V. Giardino
– Rapsódia Húngara

27 de Abril:
9 – EM BUSCA DO PÁSSARO DO TEMPO
Le Tendre – Loisel e Lidwine – Aouamri
– O Amigo Javin
– O livro dos Deuses Antigos

4 de Maio:
10 – LARGO WINCH
Philippe Francq – Jean Van Hamme
– A Fortaleza de Makiling
– A Hora do Tigre

11 de Maio:
11 – O VAGABUNDO DOS LIMBOS
Godard – Ribera
– A Fissirmã de Musky
– O Templo dos Oracles

18 de Maio:
12 – O ASSASSINO
Jacamon – Matz
– A Dívida
– Laços de Sangue
_____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page