sábado, 5 de março de 2011

EXPOSIÇÃO DE BANDA DESENHADA NO HOSPITAL AMADORA-SINTRA


O Círculo Artístico e Cultural Artur Bual tem patente no Hospital Amadora-Sintra um ciclo de exposições: até 13 de Março uma Exposição sobre a vida e obra de Artur Bual, depois, de 14 a 27 de Março, a Exposição de Artistas do Círculo Artur Bual, de 28 de Março a 10 de Abril, Exposição de Banda Desenhada e, de 11 a 24 de Abril, Exposição de Fotografia.

É para a Exposição de Banda Desenhada que queremos chamar especialmente a atenção dos autores de Banda Desenhada, uma vez que estão abertas inscrições. A exposição será feita com cópias de originais (por questões de segurança) e os mesmos poderão ser entregues na Galeria Artur Bual (a Eduardo Nascimento) ás quintas-feiras, das 17.30 às 19.30 h, em mão, ou enviadas por correio, para a morada abaixo indicada, até ao dia 25 de Março.

Galeria Artur Bual
Avenida Movimento Forças Armadas 1 (Edifício da Câmara Municipal da Amadora)
2700-595 AMADORA
Tel.: 214 369 059

O site do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, pode ser visto AQUI e a página do Facebook, AQUI.

Para quem não saiba quem foi Artur Bual, aqui ficam algumas pistas:

Artur Bual (1926-1999)


Biografia:
Nasceu em Lisboa em 1926 e faleceu na Amadora em 11 de Janeiro de 1999. Pintor, Escultor e Ceramista. Realizou diversas exposições em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas colecções: Palácio da Justiça de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museus Nacionais, Câmaras Municipais, Centro de Formação Profissional de Pegões, Governo Regional dos Açores, etc. Executou diversos frescos em 12 Capelas, no Alentejo e Ribatejo.

Prémios:
3° Prémio da Exposição “Um Americano em Paris” - M.G.M. em 1952; Prémio Nacional Amadeo de Souza Cardoso em 1959; 3º Prémio do Sindicato dos Críticos de Arte na I Bienal de Paris em 1959; 1º Prémio do II Salão de Arte Moderna da Junta de Turismo da Costa do Sol em 1964; 2º Prémio do Concurso de Pintura da BP em 1966; Prémio Artes Plásticas das Revistas “Eles e Elas” e “Nova Gente” em 1983 e 1984; Prémio MAC´Carreira em 1997 - Movimento Arte Contemporânea.

Como Ilustrador:
Tomou parte nos Encontros Internacionais de Arte Caldas da Rainha e Vila Nova de Cerveira, organizados pelo Grupo Alvarez. Com Carlos Avilez e Francisco Relógio, colaborou, como director plástico em várias cenografias levadas à cena no Teatro Experimental de Cascais e do Porto.
Foi director gráfico da revista de arte e letras “Contravento”. Executou painéis-mosaico para a estação da CP da Amadora e para o Metropolitano de Lisboa.
Ilustrou os livros “Instinto Supremo” de Ferreira de Castro, “As Alegres Noites de Um Boticário” de Miguel Barbosa e “Rencontre avec culture Portugaise” (Nov./91 - Paris).

Citado em:
- Pintura e Pintores etc. - Fernando Guedes
- Dicionário da Pintura Universal - Estúdios Cor
- Abstract Painting - Harryn, Abrarns, Ins., Publishers, New York
- Art - Larousse
- Koogan Larousse, Selecções
- Dicionário dos Pintores e Escultores Portugueses - Fernando Pamplona
- Arte Moderna e Contemporânea Portuguesa - 1900 a 1979 - Dictionaire Grolier
- Portuguese 20th Century Artist - Londres
- História de Arte Contemporânea por José-Augusto França

Arte de Artur Bual:

Retrato de Aquilino Ribeiro



_________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page