terça-feira, 19 de abril de 2011

SALÃO MOURA BD 2011 – AUTORES GRANADINOS


AUTORES DE GRANADA NO MOURA BD

O Salão Internacional Moura BD está prestes a abrir portas (em simultâneo com a Feira do Livro) e tem, no primeiro fim de semana, um programa apelativo que promete chamar a Moura muita gente ligada à “nona arte”.

Um dos pontos fortes desses dias será, certamente, a geminação entre o Moura BD e as Jornadas Profesionales de Comic de Granada que será oficializada no dia 24, domingo de Páscoa!

Nos dias 22, 23 e 24 de Abril, teremos em Moura cinco autores granadinos, representantes das Jornadas de Comic de Granada.


Nascida em Cartagena (Múrcia), Clara Soriano é residente em Granada desde que chegou, no ano 2000, para estudar Belas Artes na U.G.R. Começou a carreira desenhando e... continua desenhando porque é tudo o que ela gosta - e é pessoa de hábitos.

Há alguns anos, formou com outros colegas de universidade um fanzine com a ilusão de poder auto editar as suas histórias. Este fanzine chamava-se Gutter e, após ele, surgiu também a criação de uma associação de artistas, chamada Estilográfico, da qual faz parte há cinco anos.
Hoje em dia continua a trabalhar activamente no Gutter, que agora já é revista - e que recebeu o prémio de melhor fanzine no Saló del Comic de Barcelona, em 2007.

Como autora de quadrinhos colaborou com outros fanzines e publicações. Também trabalhou no design gráfico e ilustração.

Foi autora do cartaz das 2ªs. Jornadas Profesionales de Comic de Granada.
Actualmente está embarcando em novos projectos e espera poder publicá-los em breve.
Colabora com o site “El Estafador” e “El Batracio Amarillo”.
Tem um site próprio com um nome bem sugetivo: "lascosasclaras".


Carlos Hernández Sánchez (Granada 1972), é conhecido pelas suas colaborações no diário IDEAL, onde publica tiras cómicas desde 1994, a última delas intitulada “Orce-man”, ambientada na pre-historia e lida por vários milhares de leitores em Granada, Almería y Jaén, assim como pelo resto do mundo através do seu blog.

Actualmente reparte o seu trabalho no IDEAL com outros projectos orientados para a ilustração infantil, a novela gráfica e novas tiras cómicas.

Apresenta, por estes dias, no Salón del Comic de Barcelona, a sua última obra, "La Huella de Lorca", uma novela gráfica sobre Federico Garcia Lorca, onde ilustrou um texto de El Torres.


Miguel Angel Alejo é um jornalista especializado em banda desenhada e cinema.

Colaborador, há mais de uma década, nos jornais "Ideal" e "Teleideal", sempre esteve em contacto com o mundo dos quadrinhos, do vídeo e de outros meios de comunicação, cobrindo os eventos mais importantes da cidade e dando projecção aos mais jovens criadores granadinos.

Dirige as Jornadas Profesionales de Comic e ilustración de Granada, que em Maio celebram a sua terceira edição. Para além disso é co-director do Festival de Cine Fantástico y de Terror de Peligros (Granada) e director da revista "El Batracio Amarillo", uma revista de humor com mais de 17 anos de edição.

Também colaborou com artigos e comentários fotográficos, com meios como indyrock.es, Mondosonoro, El Carmen, fandecomix.com, Anuário de quadrinhos em Espanha, Revista Time, Via Láctea Y Pez, entre muitos outros.

Paralelamente ao seu trabalho como jornalista, tem desenvolvido também um extraordinário trabalho criativo.

Escreveu três roteiros para quadrinhos: "Historia de Peligros en Comic", "Peligros Educa" e "Pablo Neruda y sus amigos".

Escreveu três livros sobre quadrinhos ("História de los fanzines de Granada", "História de los fanzines andaluces" e "Viñetas granadinas") e um sobre cinema ("Apuntes de cine japonés").
Além disso, tem feito parte do júri de competições de quadrinhos em Granada, Málaga e Almeria, deu palestras e monitorizou cursos sobre histórias em quadrinhos em várias instituições da província de Granada, Jaén e Toledo.

Também teve tempo para ser júri, dar palestras sobre cinema, vídeo, dirigir cursos cinematográficos e rodar as suas curtas-metragens. Para a Universidade de Granada, dirigiu e deu os cursos de Cinema Japonês e de Cine Comic.

Actualmente, está prestes a lançar um documentário e um livro intitulados "História del Comic granadino contado por sus protagonistas".


Rosa Molina é advogada e fotógrafa granadina. Publicou várias fotografias em vários meios de comunicação e actualmente é a fotógrafa da revista "El Batracio Amarillo", a única revista de humor gratuita.

Dentro do design gráfico e páginas web é responsável por vários sites e concebeu diferentes desenhos de cartazes de curta-metragem granadinas. Actualmente também é co-directora do Festival de Cine Fantástico y de Terror de Peligros (Granada), onde foi responsável especialmente pelo trabalho de desenvolvimento da programação.

Maria Luisa Rodrigo é doutora em Antropologia Social, Diplomada em Estudos Avançados, Licenciada em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade de Granada. Actualmente é professora na Universidade de Sevilha.

A sua formação centrou-se nos Estudos da Mulher face à saúde, ao abuso de drogas e ao tabagismo. Primeiro Prémio Nacional de Educação Superior de Sociologia concedido pelo Ministério da Educação e Ciência e X Prémio de Investigação Feminista Concepción Gimeno de Flaquer pelo Seminário Interdisciplinar sobre Estudos da Mulher da Universidade de Zaragoza.

Esteve envolvida no projecto de investigação "ciclos sócio-culturais e comportamentos de risco dos jovens" e está muito interessada na incorporação das mulheres nas questões culturais e, especialmente, no mundo dos quadrinhos e desenhos animados.

_______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page