quinta-feira, 15 de agosto de 2019

NOVELAS GRÁFICAS V – VOL. 7 com o jornal Público FLEX MENTALLO HERÓI DO MISTÉRIO

NOVELAS GRÁFICAS V – VOL. 7
com o jornal Público
FLEX MENTALLO
HERÓI DO MISTÉRIO
de Grant Morrison e Frank Quitely 
Capa dura – 120 págs. – 10,90€

Chegou hoje aos postos de venda habituais o 7º volume da 5ª edição da coleção Novelas Gráficas, editada pela Levoir em parceria com o jornal Público. Flex Mentallo: Herói do Mistério, de Grant Morrison e Frank Quitely, foi a primeira de muitas colaborações entre os dois autores, com as quais venceriam quatro Prémios Eisner ao longo dos anos. Foi também a primeira obra em que Grant Morrison experimentaria muitas das ideias, temas e métodos narrativos que viriam a ser a sua imagem de marca, de uma banda desenhada ao mesmo tempo pop e erudita, influenciada pela contracultura, o surrealismo e o ocultismo, e uma visão não-linear e muito literária da narrativa sequencial.

Flex Mentallo é uma personagem criada pelo escritor Grant Morrison e pelo ilustrador de banda desenhada Richard Case em 1990, durante a sua execução no Doom Patrol. Flex é, em parte, uma paródia da longa-metragem de Charles Atlas, O Insulto que fez um Homem sair do Mac, nos comics americanos do passado.

Em 1996, Flex Mentallo apareceu numa minissérie de quatro edições, escrita por Morrison e ilustrada por Frank Quitely. A minissérie faz parte daquilo que Morrison designa por uma trilogia de hipersigil temática, juntamente com The Invisibles e The Filth.

Mentallo apareceu na sua primeira adaptação ao vivo na primeira temporada da série de televisão Doom Patrol para o DC Universe, interpretada por Devan Chandler Long.

Texto da contracapa:

Grant Morrison e Frank Quitely são uma dos maiores duplos de criadores de comics de sempre, esponsáveis por êxitos como All-Star Superman ou WE3, já editados pelo Levoir. Flex Mentallo foi a primeira de muitas colaborações suas, com as quais venceriam quatro Prémios Eisner ao longo dos anos. Foi também a primeira obra em que Morrison experimentaria muitas das ideias, temos e métodos narrativos que viriam a ser a sua imagem de marca, de uma banda desenhada ao mesmo tempo pop e erudita, influenciada pela contracultura, o surrealismo e o ocultismo, e uma visão não-linear e muito literária da narrativa sequencial.

Em tempos, ele foi o Herói da Praia ... Mas Flex Mentallo, o Homem de Músculo e Mistério, tem de regressar ao activo para investigar os segredos sinistros de um antigo companheiro, o "Facto", e a misteriosa estrela de rock cuja ligação a Flex pode ser a chove da salvação. Uma história louca, que goza e distorce todos os clichés dos super-heróis, introduzindo ideias dementes e surreais, uma após a outra!

OS AUTORES

Grant Morrison (Glasgow, 31 de janeiro de 1960) é um escritor escocês de histórias em banda desenhada. É conhecido pelo seu experimentalismo e pela utilização das mais diversas referências culturais e contra-culturais nas suas criações. Podemos destacar as suas contribuições para Animal Man, Batman, JLA, Action Comics, All-Star Superman da DC Comics, The Invisibles da Vertigo e 2000 AD da Fleetway. É também é co-criador da série de televisão Happy! do canal Syfy interpretada pelos actores Christopher Meloni e Patton Oswalt.

Grant Morrison por Frank Quitely

Vincent Deighan (nascido em 1968), mais conhecido pelo pseudónimo Frank Quitely, é um artista plástico escocês, conhecido pelo seu trabalho como autor-ilustrador de banda desenhada, em especial através das suas colaborações com Grant Morrison em obras como New X-Men, We3, All-Star Superman e Batman e Robin, assim como pelo trabalho desenvolvido ao lado de Mark Millar em The Authority e Jupiter's Legacy.

Em 2000, Quitely e Grant Morrison colaboraram numa novela gráfica intitulada LJA: Terra-2. No ano seguinte, Quitely assumiu o lugar de Bryan Hitch como ilustrador da revista The Authority, ao lado de Mark Millar, que substituía Warren Ellis como argumentista.

Quitely deixou o cargo na revista para retomar a parceria com Morrison na revista Novos X-Men. Ainda ao lado do escritor, trabalhou em 2004 na minissérie We3, que, no Eisner Award do ano seguinte, seria candidata em três categorias: "Melhor Desenhador e Arte-finalista ou Dupla de Desenhador e Arte-finalista", "Melhor Minissérie" e "Melhor Artista de Capa".

Em dezembro de 2004, Quitely assinou um contrato de exclusividade com a DC Comics por dois anos. Na editora, ilustraria All-Star Superman, que se tornaria uma das mais elogiadas histórias protagonizadas por Superman em toda a história da personagem, sendo candidata às categorias do Eisner Award durante toda a sua publicação, inclusivamente vencendo a categoria de "Melhor Nova Série" em 2006 e "Melhor Série" em 2007 e 2009.

 











Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page