sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BDpress #381: BLAKE E MORTIMER ENCONTRAM O MÍTICO LAWRENCE DA ARÁBIA



BLAKE E MORTIMER ENCONTRAM
O MÍTICO LAWRENCE DA ARÁBIA

Jornal de Notícias, 16 de Novembro 

F. Cleto e Pina 

O Juramento dos Cinco Lordes, 21.º álbum das aventuras de Blake e Mortimer chega hoje às livrarias nacionais numa edição da ASA lançada em simultâneo com a francófona, tendo como grande novidade a interacção dos heróis criados por Edgar P. Jacobs com uma personagem real, o aventureiro Lawrence da Arábia. Uma parte da tiragem da edição portuguesa tem uma capa variante, criada especialmente para o nosso país, para venda exclusiva nas lojas FNAC.

Nono álbum após a morte de Jacobs e quinto assinado por Yves Sente e Andre Juillard, apresenta como curiosidade a ausência de Olrik, o grande adversário da fleumática dupla britânica, e a sua acção situa-se entre A Marca Amarela e O Caso do Colar, marcando o regresso dos heróis a Inglaterra, depois de nas últimas aventuras terem percorrido boa parte do globo. Nele é também desvendada parte da juventude de Francis Blake, como chegou a capitão dos serviços secretos ingleses e o papel decisivo que teve no desaparecimento de Lawrence da Arábia, cuja morte num acidente de mota, em 1935, ficou envolta em mistério.

No mercado francófono, este é um dos lançamentos mais aguardados e será com certeza um dos best-sellers do ano, tendo uma tiragem inicial de 450 mil exemplares, bem como uma segunda edição no formato de tiras. A importância deste lançamento pode ser também aferida pelo facto de ter sido pré-publicado em tiras diárias nos jornais Ouest-France e Le Soir durante o verão e pelas exposições que lhe são agora dedicadas em Paris, Bruxelas e Neuchatel.

O grande mediatismo da edição foi aumentado pelo processo recente que opôs a Media Participations, detentora dos direitos de Blake e Mortimer, à editora Delcourt, que anunciara para 7 de Novembro o lançamento de La Marque Jacobs, uma biografia não autorizada em BD do criador da dupla de heróis. Na origem da queixa esteve a eventual existência de demasiados elementos ligados à obra de Jacobs na capa do livro, da autoria de Rodolphe e Louis Alloing, o que configuraria uma situação de plágio e não de citação. A justiça francesa foi célere na sua decisão, não dando razão aos queixosos, pelo que La Marque Jacobs foi lançada no passado dia 14.

O texto mais completo pode ser lido no blogue As Leituras do Pedro



_________________________________________________________

Informação adicional do blogue BD no Sótão

Blake e Mortimer: O Juramento dos Cinco Lords
Argumento: Yves Sente
Desenho: André Juillard
Cores: Madeleine DeMille
64 pág., cor, cartonado, grande formato
Edições Asa, Novembro 2012
€ 14,95 

Este álbum foi editado com uma capa exclusiva para as lojas FNAC, que é uma variação da capa usada na edição francesa em formato italiano.



___________________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page