INTEGRAL
AS AVENTURAS DE PAIO PERES (5) MISSÃO EM AL-MAHADAN (1)
Assim, aproveitámos mesmo para iniciar, nessa introdução, uma trama paralela que se iria desenvolver nas introduções (ou preâmbulos) dos volumes seguintes: trata-se da questão da desarrumação dos papéis de Frei Apolinário e da desconfiança deste que tal se devia a uma intromissão de Frei Alexandre – o Prior do Convento –, para espiar o que eles estavam a escrever, uma vez que não concordava com o modo como a coisa estava a ser escrita.
Esta trama paralela seria uma alusão ao modo como o Dr. Alexandre Flores, então director da Biblioteca Municipal de Almada e que leu previamente o texto, se opunha ao modo como transcrevemos as falas de Fernanfero e mesmo a inclusão de palavras em português antigo nos diálogos. Mas foi tomada a decisão do texto ficar exactamente como estava pelo Vereador da Cultura e pela Presidente da Câmara (que aliás entraram nesta história, como parceiros do Alcaide de Al-Mahadan, nas personagens Al-Matush – o veredor António Matos – e Mirah Ylliah – a presidente Maria Emília –, e até incluímos o vereador dos Seviços Municipais de Águas e Saneamento, Carlos Carreiras, na pele de Kar-ey-Raz, o responsável pelas águas públicas dos mouros).
Mas, vamos à história.
As Aventuras de Paio Peres
segundo as crónicas de Frei Trasimundo de Antuzede, de como o espião de Afonso Anriques, rei dos Portucalenses, se desenrascou numa espinhosa
MISSÃO EM AL-MAHADAN
J.Machado-Dias (arg.) e Victor Borges (des.)
(1)
(Continua)
___________________________________________________
Para se aproveitar toda a dimensão das páginas e poder
ler-se bem os balões, recomendamos que se clique em cima das mesmas e, quando
esta abrirem no visualizador do blogue, se clique de novo em cima da imagem,
com o botão direito do rato, escolhendo a opção “abrir imagem num novo separador”. Aí pode ser usada
a lupa para ampliar mais as imagens. Mas atenção que o novo separador abre por
trás dos outros – ver a barra no topo do monitor.
___________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário